Plano de Curso (básico) – 6ª série – 7º ano - Ensino Fundamental -
Língua Portuguesa.
Conteúdo Programático: (grade curricular).1º bimestre.
Gramática
- Revisão:
- Determinantes do substantivo
- Flexões especiais do substantivo
- Revisão
- Tempos e modos verbais
- Advérbio
- Revisão
- Pronomes possessivos, demonstrativos e de tratamento
- Pronomes indefinidos, relativos e interrogativos.
- Revisão
- Acentuação das palavras proparoxítonas
- Acentuação das palavras oxítona
- Acentuação das palavras paroxítonas.
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A personagem no texto narrativo.
- Tira HQs ( Revisão)
- Mito ( reescritura)
O tempo no texto narrativo.
- História de Aventuras ( narrativa)
- Notícia.
2º bimestre
Gramática
- Verbo I
- Verbo II
- Verbo III
- Elementos de ligação – preposição.
- Acentuação dos monossílabos tônicos
- Acentuação do i e u nos ditongos abertos e hiatos
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Descrição de personagem e de cenário.
- Apresentação de personagem
- Descrição de personagem
- História de Aventura.
A entrevista
- Entrevista
-Perfil.
3º bimestre
Gramática
- Elementos de ligação – conjunção
- Mudanças de Classe Gramatical
- Da morfologia para a sintaxe
- Sujeito e predicado
-Concordância verbal I
- Emprego do x e do ch
- Emprego do e ou i, e e ou ei .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Estrutura do texto expositivo
- Texto didático
- Artigo expositivo
Componentes básicos da argumentação
- Coluna
- Carta argumentativa.
4º bimestre
Gramática
- Tipos de sujeito
- Concordância verbal II
- Verbos de ligação
- Predicativo
- Transitividade verbal: objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial
- Emprego do o ou u, e do u , l ou o.
- Emprego do j ou g .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A imagem na poesia
- Poema I
- Poema II
Os apelos da publicidade
- Anúncio publicitário I
- Anúncio publicitário II
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na foram oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
Conteúdo Programático
(grade curricular).
1º Bimestre:
Gramática.
- Morfossintaxe
- Orações subordinadas (revisão)
- Conjunção coordenativa
- Orações coodenadas
- Alguns casos de locuções prepositivas
- Alguns casos de conjunções conjuntivas
- Apóstrofo
- Grafia de nomes próprios
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A construção do humor
- Crônica de humor (I)
- Crônica de humor (II)
A construção da verossimilhança
- Conto de mistério
- História de ficção científica
2º Bimestre
Gramática.
- Pontuação nas orações subordinadas e coordenadas
- Colocação pronominal
- Concordância nominal
- Emprego de porque, porquê, por que, por quê.
- O fonema /S/ : se ou sse, isse, ou ice
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Diferentes modos de descrição
- Relato de viagem - observador em movimento
- Relato de viagem – cenário em movimento
Elementos do debate
- Debate (I)
- Debate (II)
3º Bimestre
Gramática.
- Regência verbal
- Regência nominal
- Crase (I)
- Crase (I)
- Emprego de artigos definidos e indefinidos
- Emprego dos pronomes demonstrativos
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Estruturas do texto expositivo
- Texto expositivo
O texto argumentativo
- Artigo de opinião (I)
- Artigo de opinião (II)
4º Bimestre
Gramática.
- Figuras de linguagem (I)
- Figuras de linguagem (II)
- Estrutura das palavras
- processos de formação das palavras
- Ortoépia
- Prosódia
- Emprego do hífen
- Poema visual
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
O espaço e a forma no poema
- Anúncio usando recursos poéticos
Os recursos da linguagem publicitária
- Anúncio publicitário (I)
- Anúncio publicitário (II)
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na forma oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
1º Bimestre:
Gramática.
- Morfossintaxe
- Orações subordinadas (revisão)
- Conjunção coordenativa
- Orações coodenadas
- Alguns casos de locuções prepositivas
- Alguns casos de conjunções conjuntivas
- Apóstrofo
- Grafia de nomes próprios
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A construção do humor
- Crônica de humor (I)
- Crônica de humor (II)
A construção da verossimilhança
- Conto de mistério
- História de ficção científica
2º Bimestre
Gramática.
- Pontuação nas orações subordinadas e coordenadas
- Colocação pronominal
- Concordância nominal
- Emprego de porque, porquê, por que, por quê.
- O fonema /S/ : se ou sse, isse, ou ice
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Diferentes modos de descrição
- Relato de viagem - observador em movimento
- Relato de viagem – cenário em movimento
Elementos do debate
- Debate (I)
- Debate (II)
3º Bimestre
Gramática.
- Regência verbal
- Regência nominal
- Crase (I)
- Crase (I)
- Emprego de artigos definidos e indefinidos
- Emprego dos pronomes demonstrativos
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Estruturas do texto expositivo
- Texto expositivo
O texto argumentativo
- Artigo de opinião (I)
- Artigo de opinião (II)
4º Bimestre
Gramática.
- Figuras de linguagem (I)
- Figuras de linguagem (II)
- Estrutura das palavras
- processos de formação das palavras
- Ortoépia
- Prosódia
- Emprego do hífen
- Poema visual
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
O espaço e a forma no poema
- Anúncio usando recursos poéticos
Os recursos da linguagem publicitária
- Anúncio publicitário (I)
- Anúncio publicitário (II)
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na forma oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
Poderá também gostar
de:
Plano de Curso (simples) – 5ª série – 6º ano - Ensino Fundamental -
Lingua Portuguesa.
Aulas de Português : Conteúdo Programático
(grade curricular). 1º Bimestre:Gramática.
- Língua e linguagem
- Variedades e registro
- Substantivo
- Família de palavras (formação de palavras)
- Sinais de pontuação.
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A ação no texto narrativo.
- Crônica
- Narrativa
A organização do enredo.
- Conto
- Lenda
2º Bimestre
Gramática.
- Flexões do substantivo
- Determinantes do substantivo
- Adjetivo
- Flexões do adjetivo
- Fonema /S/ - regras gerais – s , s, c, ç, x, xc, z, sc, sç. AQUI
- Fonema /Z/ - s , z ou x – regras gerais OSO.
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A Descrição
- Crônica
- Narrativa – Romance de Aventura
O Diálogo
- Diálogo
- Crônica com diálogo.
3º Bimestre
Gramática.
- Artigo
-Numeral
- Pronome I
-Pronome II
- S e Z nas terminações ÊS, EZ e ESA , EZA.
- Separação de sílabas
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
O texto expositivo
- Texto expositivo
- Artigo de opinião
A argumentação
- Artigo de opinião
- Apólogo
4º Bimestre
Gramática.
- Concordância nominal.
- Verbo I
- Verbo II
- Interjeição
- Sílaba tônica
- Verbos terminados em ISAR E IZAR.
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Recursos da linguagem poética.
- Poema
- Poema narrativo.
Imagens que narram: a linguagem dos quadrinhos.
- História em quadrinhos
- tiras de HQs.
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, nas formas oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
Plano de Curso (básico) – 6ª série – 7º ano - Ensino Fundamental -
Língua Portuguesa.
Conteúdo Programático: (grade curricular).1º bimestre.
Gramática
- Revisão:
- Determinantes do substantivo
- Flexões especiais do substantivo
- Revisão
- Tempos e modos verbais
- Advérbio
- Revisão
- Pronomes possessivos, demonstrativos e de tratamento
- Pronomes indefinidos, relativos e interrogativos.
- Revisão
- Acentuação das palavras proparoxítonas
- Acentuação das palavras oxítona
- Acentuação das palavras paroxítonas.
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A personagem no texto narrativo.
- Tira HQs ( Revisão)
- Mito ( reescritura)
O tempo no texto narrativo.
- História de Aventuras ( narrativa)
- Notícia.
2º bimestre
Gramática
- Verbo I
- Verbo II
- Verbo III
- Elementos de ligação – preposição.
- Acentuação dos monossílabos tônicos
- Acentuação do i e u nos ditongos abertos e hiatos
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Descrição de personagem e de cenário.
- Apresentação de personagem
- Descrição de personagem
- História de Aventura.
A entrevista
- Entrevista
-Perfil.
3º bimestre
Gramática
- Elementos de ligação – conjunção
- Mudanças de Classe Gramatical
- Da morfologia para a sintaxe
- Sujeito e predicado
-Concordância verbal I
- Emprego do x e do ch
- Emprego do e ou i, e e ou ei .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Estrutura do texto expositivo
- Texto didático
- Artigo expositivo
Componentes básicos da argumentação
- Coluna
- Carta argumentativa.
4º bimestre
Gramática
- Tipos de sujeito
- Concordância verbal II
- Verbos de ligação
- Predicativo
- Transitividade verbal: objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial
- Emprego do o ou u, e do u , l ou o.
- Emprego do j ou g .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A imagem na poesia
- Poema I
- Poema II
Os apelos da publicidade
- Anúncio publicitário I
- Anúncio publicitário II
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na foram oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário