O Mundo Encantado dos Contos

O Mundo Encantado dos Contos

sábado, 10 de março de 2012

Plano de Curso (básico) – 6ª série – 7º ano -


Plano de Curso (básico) – 6ª série – 7º ano - Ensino Fundamental - Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático: (grade curricular).

1º bimestre.

Gramática

- Revisão:
- Determinantes do substantivo
- Flexões especiais do substantivo
- Revisão
- Tempos e modos verbais
- Advérbio
- Revisão
- Pronomes possessivos, demonstrativos e de tratamento
- Pronomes indefinidos, relativos e interrogativos.

- Revisão
- Acentuação das palavras proparoxítonas
- Acentuação das palavras oxítona
- Acentuação das palavras paroxítonas.

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

A personagem no texto narrativo.

- Tira HQs ( Revisão)
- Mito ( reescritura)

O tempo no texto narrativo.
- História de Aventuras ( narrativa)
- Notícia.

2º bimestre
Gramática
- Verbo I
- Verbo II
- Verbo III
- Elementos de ligação – preposição.
- Acentuação dos monossílabos tônicos
- Acentuação do i e u nos ditongos abertos e hiatos

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

Descrição de personagem e de cenário.
- Apresentação de personagem
- Descrição de personagem
- História de Aventura.

A entrevista
- Entrevista
-Perfil.

3º bimestre
Gramática

- Elementos de ligação – conjunção
- Mudanças de Classe Gramatical
- Da morfologia para a sintaxe
- Sujeito e predicado
-Concordância verbal I

- Emprego do x e do ch
- Emprego do e ou i, e e ou ei .

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

Estrutura do texto expositivo
- Texto didático
- Artigo expositivo

Componentes básicos da argumentação
- Coluna
- Carta argumentativa.

4º bimestre
Gramática
- Tipos de sujeito
- Concordância verbal II
- Verbos de ligação
- Predicativo
- Transitividade verbal: objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial

- Emprego do o ou u, e do u , l ou o.
- Emprego do j ou g .

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

A imagem na poesia
- Poema I
- Poema II

Os apelos da publicidade
- Anúncio publicitário I
- Anúncio publicitário II

Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na foram oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

Conteúdo Programático (grade curricular).

1º Bimestre:
Gramática.
- Morfossintaxe
- Orações subordinadas (revisão)
- Conjunção coordenativa
- Orações coodenadas

- Alguns casos de locuções prepositivas
- Alguns casos de conjunções conjuntivas
- Apóstrofo
- Grafia de nomes próprios

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A construção do humor
- Crônica de humor (I)
- Crônica de humor (II)

A construção da verossimilhança
- Conto de mistério
- História de ficção científica


2º Bimestre
Gramática.
- Pontuação nas orações subordinadas e coordenadas
- Colocação pronominal
- Concordância nominal

- Emprego de porque, porquê, por que, por quê.
- O fonema /S/ : se ou sse, isse, ou ice

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Diferentes modos de descrição
- Relato de viagem - observador em movimento
- Relato de viagem – cenário em movimento

Elementos do debate
- Debate (I)
- Debate (II)

3º Bimestre
Gramática.

- Regência verbal
- Regência nominal
- Crase (I)
- Crase (I)

- Emprego de artigos definidos e indefinidos
- Emprego dos pronomes demonstrativos

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Estruturas do texto expositivo
- Texto expositivo

O texto argumentativo
- Artigo de opinião (I)
- Artigo de opinião (II)

4º Bimestre
Gramática.

- Figuras de linguagem (I)
- Figuras de linguagem (II)
- Estrutura das palavras
- processos de formação das palavras

- Ortoépia
- Prosódia
- Emprego do hífen
- Poema visual

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

O espaço e a forma no poema
- Anúncio usando recursos poéticos

Os recursos da linguagem publicitária
- Anúncio publicitário (I)
- Anúncio publicitário (II)

Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na forma oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
Poderá também gostar de:

Plano de Curso (simples) – 5ª série – 6º ano - Ensino Fundamental - Lingua Portuguesa.

Aulas de Português : Conteúdo Programático (grade curricular). 1º Bimestre:

Gramática.

- Língua e linguagem
- Variedades e registro
- Substantivo
- Família de palavras (formação de palavras)
- Sinais de pontuação.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A ação no texto narrativo.
- Crônica
- Narrativa

A organização do enredo.
- Conto
- Lenda

2º Bimestre

Gramática.

- Flexões do substantivo
- Determinantes do substantivo
- Adjetivo
- Flexões do adjetivo
- Fonema /S/ - regras gerais – s , s, c, ç, x, xc, z, sc, sç. AQUI
- Fonema /Z/ - s , z ou x – regras gerais OSO.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A Descrição
- Crônica
- Narrativa –
Romance de Aventura

O Diálogo
- Diálogo
- Crônica com diálogo.

3º Bimestre

Gramática.

- Artigo
-Numeral
- Pronome I
-Pronome II
- S e Z nas terminações ÊS, EZ e ESA , EZA.
- Separação de sílabas

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

O texto expositivo
- Texto expositivo
- Artigo de opinião

A argumentação
- Artigo de opinião
- Apólogo

4º Bimestre

Gramática.

- Concordância nominal.
- Verbo I
- Verbo II
- Interjeição
- Sílaba tônica
- Verbos terminados em ISAR E IZAR.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Recursos da linguagem poética.
- Poema
- Poema narrativo.

Imagens que narram: a linguagem dos quadrinhos.
- História em quadrinhos
- tiras de HQs.

Objetivos gerais:
Propiciar ao
aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, nas formas oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
-
Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

Plano de Curso (básico) – 6ª série – 7º ano - Ensino Fundamental - Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático: (grade curricular).

1º bimestre.

Gramática

- Revisão:
- Determinantes do substantivo
- Flexões especiais do substantivo
- Revisão
- Tempos e modos verbais
- Advérbio
- Revisão
- Pronomes possessivos, demonstrativos e de tratamento
- Pronomes indefinidos, relativos e interrogativos.

- Revisão
- Acentuação das palavras proparoxítonas
- Acentuação das palavras oxítona
- Acentuação das palavras paroxítonas.

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

A personagem no texto narrativo.

- Tira HQs ( Revisão)
- Mito ( reescritura)

O tempo no texto narrativo.
- História de Aventuras ( narrativa)
- Notícia.

2º bimestre
Gramática
- Verbo I
- Verbo II
- Verbo III
- Elementos de ligação – preposição.
- Acentuação dos monossílabos tônicos
- Acentuação do i e u nos ditongos abertos e hiatos

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

Descrição de personagem e de cenário.
- Apresentação de personagem
- Descrição de personagem
- História de Aventura.

A entrevista
- Entrevista
-Perfil.

3º bimestre
Gramática

- Elementos de ligação – conjunção
- Mudanças de Classe Gramatical
- Da morfologia para a sintaxe
- Sujeito e predicado
-Concordância verbal I

- Emprego do x e do ch
- Emprego do e ou i, e e ou ei .

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

Estrutura do texto expositivo
- Texto didático
- Artigo expositivo

Componentes básicos da argumentação
- Coluna
- Carta argumentativa.

4º bimestre
Gramática
- Tipos de sujeito
- Concordância verbal II
- Verbos de ligação
- Predicativo
- Transitividade verbal: objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial

- Emprego do o ou u, e do u , l ou o.
- Emprego do j ou g .

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

A imagem na poesia
- Poema I
- Poema II

Os apelos da publicidade
- Anúncio publicitário I
- Anúncio publicitário II

Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na foram oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário