1. O mundo da escrita:
Aprender a ler e entrar no mundo da escrita, Antes de chegar ao domínio da leitura, a criança faz um verdadeiro percurso.
1. Os escritos do espaço urbano:
São os que encontramos na rua, nos lugares públicos. Por tanto estão sempre contextualizados, Trabalhar com esses escritos é habituar as crianças a servirem -se de indicações fornecidas pelo meio para prepararem para ler.
2. escritos do espaço doméstico:
São a maioria impressas em papel (etiquetas variadas), ou em papelão como caixas de embalagens, plásticos em materias de limpeza, embutidos ou impressos no metal( bebidas em lata, conservas, enlatados, tampas de vidros e moedas)
Identificação de produtos alimentares
Identificação de demais produtos limpeza, higiene...)
3. Descobrir os livros e os Jornais: Ensinar a amar os livros e conviver com eles é uma missão que a escola deve se empenhar, as bibliotecas de escola com livros cuidadosamente escolhidos são grandes aliados.
Os Recursos Familiares: As famílias geralmente tem mais jornais que livros, e as crianças tem mais familiariade com eles.
Os programas de televisão: A televisão contribui para uma gigantesca rede de imprensa destinada a produções que estão por vir, utilizar a televisão a favor da alfabetização é uma forma inteligente de atrair a criança.
4. Troca de Livros ou revistas infantis: Numa sala é muitos alunos que tem em casa livros e revistas infantis, que compram ou recebem em jornais ou ganham de presente.O professor pode pedir que as crianças tragam para trocar no momento de aula.
5. A livraria: A maioria das crianças nunca entrou em uma livraria, e até mesmo ignora a existência de tal comércio: quando muito, viram a seção de livros em grandes supermercados. Propiciar uma visita seria válido ou mesmo um vídeo, gravuras etc .
Nenhum comentário:
Postar um comentário