sexta-feira, 23 de março de 2012

Planejamento Anual, 5º ANO

Planejamento Anual, 5º ANO

Plano de Ensino

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a proposta interdisciplinar da escola ciclada, pretende-se que ao final deste ano letivo os alunos tenham construído uma consciência crítica, uma compreensão participativa e atitudes de solidariedade; desenvolvido o raciocínio lógico sendo capaz de interagir-se ao contexto sócio-político-econômico e cultural.

Linguagens
 OBJETIVOS

 Valer-se da linguagem oral e escrita para melhorar a qualidade de suas relações pessoais. Ser capaz de expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar as dos outros e contrapô-las quando necessário.
 Conhecer e analisar, criticamente, os usos da língua como veículo de valores e preconceitos da classe, credo, gênero ou etnia.
 Compreender os sentidos das mensagens orais e escritas e identificar, através dos elementos relevantes do texto, a intenção do autor.
 Utilizar a linguagem oral com eficácia e saber adequá-la às intenções e situações comunicativas que requeiram conversas num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados ao respeitar valores, normas e atitudes.
 Produzir texto escrito coerente e considerar o leitor, o objeto da mensagem, a escrita alfabética e o gênero previsto para a série.
 Adquirir noções ortográficas a partir da interpretação de pequenos textos.
 Utilizar a linguagem com eficácia e saber assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
 Utilizar diferentes textos e adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam.
 Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas da Língua Portuguesa falada, de acordo com o regionalismo e costumes.
 Compreender textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social e interpretá-los corretamente.
 Valorizar a leitura como fonte de informação e via de acesso aos mundos criados pela literatura. Reconhecer os materiais escritos através da forma que se apresentam e seus objetivos.
 Utilizar as diferentes linguagens (verbal, matemática, plástica e corporal) como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo à diferentes intenções e situações de comunicação;
 Edificar uma relação de auto confiança com a produção artística visual pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso da criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
 Permitir que os alunos tomem consciência do seu corpo e trabalhar o equilíbrio emocional e a auto-estima.

Ao participar de uma aula de Educação Física, o aluno tem a oportunidade de lidar com suas limitações e pontecialidades, com a satisfação proporcionada pela superação de limites ou com a frustração de viver o fracasso. Aprender a cooperar com o grupo, dividir o objetivo comum e respeitar os outros.
Despertar o interesse do aluno para o conhecimento de uma nova língua, priorizando o universo lúdico da criança, colocando-o em contato com as quatro habilidades ( listening, resding, writing, speaking) afim de que tenha oportunidade de interagir, sentindo-se motivado por atividades dinâmicas, diversificadas, contextualizadas e significativas.

 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
 Língua Oral
 Intercâmbio oral
 Interpretação e expressão de vivências através de diferentes formas: gestos, movimentos, desenhos, relatos, debates, conversas, dramatizações
 Regionalismo
 Língua Escrita
 Prática de leitura:
 Individual, coletiva, oral e silenciosa
 Leitura de textos adequados à compreensão e interesse do aluno:
 Literários (contos, fábulas, lendas, poemas, histórias em quadrinhos)
 Diversos (músicas populares, parlendas, quadrinhas, adivinhas, piadas, trava-línguas e provérbios)
 Jornalísticos (títulos, manchetes, notícias, entrevistas, índices, classificados, etc.)
 Utilitários (receitas, bilhetes, listas e embalagens)
 Extra-verbais (pinturas, esculturas, músicas, mímicas e fotografias)
 Propagandísticos (letreiros, cartazes, anúncios, folhetos)
 Reflexão gramatical (Gramática Contextualizada)
 Produção de textos
 Sistema de pontuação (maiúscula, inicial, ponto final, exclamação, interrogação, reticências, parágrafo, dos pontos, travessão e vírgulas).
 Ortografia
 Jogo dramático: leve/pesado-rápido/lento, alto/baixo, direto/sinuoso, tenso/relaxado, forte/fraco;
 Arte visual
 Elementos expressivos:
 Linha, cor quente e fria
 Técnicas artísticas
 História da arte
 Artistas e suas obras: (Volpi, Tarsila, Anita, Portinari, Van Gogh)
 Dança
 Expressão corporal, ritmo, equilíbrio e movimento
 Folclore
 Arte indígena
 Arte afro-brasileira
 Música
 Elementos diversificados da linguagem musical
 Teatro
 Expressões
 Corporal
 Plástica
 Sonora
 Datas comemorativas
 Estudo das cores e prática em desenhos livres e ou determinados;
 Habilidades Corporais
 Noções de atitudes corporais, posturais e gestuais
 Orientação espaço-temporal
 Lateralidade, direção, trajetória e localização
 Circuito
 Atividades rítmicas e expressão corporal
 Jogos
 Recreativos e cooperativos
 De regras
 Pré desportivos (queimadas, etc.)
 Jogos de improvisação teatral;
 Jogos de futebol, queimadas e brincadeiras de roda;
 Greetings: expressões e cumprimentos
 Expensive & cheap
 How much e How many
 Numbers
 O uso do a e do an
 Plural e singular
 Pronomes pessoais
 This e that
 Who e What
 Yes e Not
 Colors and shapes;
 Family;
 Fhrases;
 Conversação

Ciências Naturais e Matemática
 OBJETIVOS
 Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta. Estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
 Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos; desenvolver a autoestima e a perseverança, na busca de soluções.
 Interagir com seus pares de forma cooperativa e trabalhar, coletivamente, na busca de soluções para problemas propostos, e identificar aspectos consensuais, ou não, na discussão de um assunto, respeitar o modo de pensar dos colegas e aprender com eles.
 Identificar a quantidade dos algarismos e a posição ocupada por eles na escrita numérica.
 Organizar agrupamentos para facilitar a contagem e comparação de quantidades.
 Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social e explorar situações-problema que envolvam contagem, ordenações, seriações e códigos numéricos.
 Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais.
 Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado, tanto pelo uso das propriedades das operações quanto pela antecipação e verificação de resultados
 Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço.
 Perceber semelhanças e diferenças entre objetos e identificar formas e tamanhos.
 Construir e representar formas geométricas.
 Reconhecer as medidas de tempo e utilizar diversos instrumentos.
 Compreender a natureza como um todo dinâmico na qual o ser humano é parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
 Valorizar o trabalho em grupo e agir crítica e cooperativamente para a construção coletiva do conhecimento e preservação do meio em que vive.
 Compreender a saúde como bem individual e comum, que deve ser promovido pela ação coletiva.
 Compreender que todo ambiente é composto por seres vivos, água, ar e solo e a importância da preservação para a sobrevivência dos seres em geral.
 Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições de ambiente em que vivem e valorizar a diversidade da vida.
 Identificar as características e hábitos que diferenciam os animais dos vegetais.
 Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida.
 Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis a saúde, em relação à alimentação e à higiene física, mental e ambiental e, também, desenvolver a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita.
 Reconhecer características e propriedades dos materiais que compõem alguns dos objetos do ambiente.

 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
 Números e operações
 Numerais racionais e Fracionários.
 Múltiplos e Divisores de um número natural
 Espaço e forma
 Formas geométricas
 Grandezas e Medidas
 Medidas de comprimento
 Medidas de massa
 Medidas de capacidade
 Medidas de tempo
 Tratamento da informação
 Tabelas e gráficos
 Probabilidade
 Vida e ambiente
 Água
 Propriedades da água (solvente universal, pressão e força de empuxo)
 Poluição
 Solo
 Rochas
 Riquezas minerais
 Erosão
 Conservação do solo
 Poluição
 Ar
 Propriedades do ar
 Pressão atmosférica
 Poluição
 Ecologia
 Cadeias alimentares
 Desequilíbrio ecológico
 Animais e vegetais em extinção
 Ser humano e saúde
 Sistemas: locomotor, sensorial, nervoso e reprodutor
 Educação Alimentar
 Recursos tecnológicos
 Fontes e formas de energia
Ciências Sociais e Humanas
 OBJETIVOS
 Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles.
 Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.
 Identificar aspectos da cultura indígena, africana e européia que influenciaram na formação do povo brasileiro.
 Comparar acontecimentos no tempo, estabelecer relações entre o presente e o passado e conhecer os pontos históricos de São Vicente.
 Valorizar e respeitar as diferentes etnias.
 Reconhecer os símbolos nacionais e respeitá-los condignamente.
 Compreender o espaço, a paisagem, o território, o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.
 Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação efetiva nas questões sócio ambientais.
 Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar o espaço em que está inserido.
 Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
 Perceber semelhanças e diferenças nos modos que os grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, para sua subsistência.
 Reconhecer o espaço territorial brasileiro como resultado da interação homem, natureza, cultura e tempo.
 Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem ao evitar o desperdício e perceber quais cuidados se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
 As missões jesuítas.
 Entradas e bandeiras.
 Formação do povo brasileiro
 A descoberta do ouro.
 Brasil: de colônia a império.
 O Império do café.
 Educação Étnico-Racial
 Cultura indígena, africana, portugueses e brasileiros em geral
 Brasil: de Império a Republica.
 A Era Vargas.
 Da ditadura militar a redemocratização.
 Território brasileiro
 Divisão política e regional
 Limites geográficos
 Aspectos físicos
 Características naturais (clima, vegetação e relevo)
 Culturais (formação do povo brasileiro, religião e folclore)
 Aspectos econômicos (atividades econômicas, transporte e comunicações)
 Aspectos sociais (desigualdades sociais)

Avaliação

Os alunos por fazerem parte de um ensino de aprendizagem ciclado serão avaliados diariamente através da participação ativa nas atividades de sistematização dos conteúdos. Terão uma avaliação continua, onde tudo que for realizado em sala e extraclasse terá validade avaliativa, bem como: expressão oral, trabalhos em grupos, trabalhos de pesquisa escrita e oral, debates preenchimento de fichas, leitura e compreensão de textos, fotos gráficos e mapas; produção de textos, desenhos, representações teatrais e coreografias;


Bibliografia
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: Língua Portuguesa, 5º ano. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo Matemática. 5º ano. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: Geografia. São Paulo: Ática, 2008.

VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: História; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.

NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: Ciências; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.

KELLER, Victória. New Steps Kids: English in real life situations / by Victoria Keller. São Paulo: IBEP, 2004.

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