segunda-feira, 19 de março de 2012

PLANO DE ENSINO - JARDIM II - INTEGRAL

PLANO DE ENSINO - JARDIM II - INTEGRAL Áreas de conhecimento - Conhecimento Lingüístico: • . Linguagem oral • . Linguagem escrita -Artes: • Expressão plástica • Expressão corporal • Música - Matemática - Conhecimento de Mundo: • . Ciências naturais • . Ciências sociais Objetivos: - Conhecimento Lingüístico: • Saber usar a língua como veículo de comunicação; • Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização; • Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias; • Expandir a capacidade de criação; • Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário; • Reconhecer, ler e escrever o alfabeto; • Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato; • Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa; • Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais; • Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais; • Desenvolver a coordenação motora; • Desenvolver a criatividade; • Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc. - Estratégias: • Roda da conversa; • Utilização de crachá; • Alfabeto móvel; • Confecção de cartazes; • Atividades mimiografadas; • Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas. • Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.); • Leitura compartilhada; • Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc); • Pesquisa, recorte e colagem. Objetivos: - Matemática: • Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências; • Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano; • Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade; • Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc). Estratégias: • Exploração do calendário; • Bingo de números e quantidades; • Uso de material concreto para contagem; • Atividades mimiografadas; • Jogos diversos; • Brincadeiras; • Pesquisas, recorte e colagem. Objetivos: - Artes: • Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva; • Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção; • Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas; • Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo; • Conhecer e ordenar seus movimentos; Estratégias: • Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas; • Ouvir as músicas para apreciação; • Cantar vivenciando os movimentos da música; • Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades. Objetivos: - Conhecimento de Mundo: • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural; • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; • Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana. Estratégias: • Roda da conversa; • Confecção de cartazes; • Atividades mimiografadas; • Atividades que envolvam a observação; • Levantamento dos conhecimentos prévios; • Uso de músicas e filmes sobre o tema; • Pesquisas, recortes e colagens. Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo: 1. Artes: • 1º semestre – Tarsila do Amaral. • 2º semestre – Romero Brito. 2. Eca: • Mês de outubro. 3. Movpaz: • Todo o ano letivo. Fevereiro Tema: Identidade – Família – Valores Justificativa: Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si. Objetivos: específicos: • Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene; • Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la; • Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros. Conteúdo: Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral: • histórias; • Interações através da linguagem; • descrição de cenas em família; • conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres. . Linguagem escrita: • desenho da criança, familiares. • reconhecimento e escrita do nome; • reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas. . Expressão plástica: • massa de modelar; • giz de cera; • quebra-cabeça e colagem do corpo humano; • recorte com a mão e tesoura; • uso correto da cola; • colagem de papel picado. . Expressão corporal e musical: • movimento do corpo com uso de música; • brincadeiras sobre valores; • músicas envolvendo o nome das crianças. Matemática: • número de irmãos; • relações de parentesco; • seriação (tamanho, idade); • classificação (objetos de uso da família); • exploração de conhecimento do corpo; • noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo; • noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano); • simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso); • figura geométrica (quadrado); • cores primárias; • seriação dos familiares: mais velho, mais novo. Conhecimento de Mundo: . Ciências naturais: • ser humano; • conhecimento das etapas da vida; • conhecimento das partes do corpo; • exploração dos órgãos dos sentidos; • necessidades do homem (água, alimento, ar); • higiene do corpo. Ciências naturais: • conhecimento das verduras, legumes, frutas; • como consumi-los; • como são preparados; • características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc). . Ciências sociais: • os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc): • quem produz; • onde vende. • trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras); • as diferentes profissões; • qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos); • ser generoso (Projeto Movpaz). Junho/2009 Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural Justificativa: Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina. Objetivos: específicos; • Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas; • Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa. Conteúdo: Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral: • músicas típicas; • lendas; • origem da quadrilha; • fogos de artifício, balão, bombinha; • instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc); • a origem da festa junina (folclore). . Linguagem escrita: • pesquisa de comidas típicas; • convites; • reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas. . Expressão plástica: • recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu). • quebra cabeça; • construção de dobraduras juninas; • cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc); • confecção de bandeirinhas. . Expressão corporal e musical: • danças juninas; • movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas; • cantar músicas folclóricas com gestos. Matemática: • quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas), doces, etc); • estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado; • sequenciação de formatos de bandeirinhas. . Ciências naturais: • alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc); • como é o sítio; • como é a cidade. . Ciências sociais: • a importância do trabalho agrícola; • a interdependência da zona urbana e rural; • ouvir para compreender (Projeto Movpaz). Julho/2009 Tema: Revisão dos conteúdos anteriores Justificativa: Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social. Objetivos: específicos: • Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc. Conteúdo: Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral: • ampliação do vocabulário; • conversas sobre os trabalhos; • histórias. . Linguagem escrita: • escrita de palavras significativas; • desenhos de histórias; • desenho livre. . Expressão plástica: • recorte/colagem; • trabalho com massinha (livre); • pintura (livre); • cores (mistura de cores já trabalhadas). . Expressão corporal e musical: • brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc; • localizar a direção do som. Matemática: • números (referente aos conteúdos já trabalhados); • jogos. .Conhecimento natural: • alimentos; • higiene. . Conhecimento social: • trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala. Agosto/2009 Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água Justificativa: Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas. Valorizar e respeitar o pai. Objetivos: específicos: • Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano; • Levar os alunos a valorizarem a figura paterna; • Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os; Conteúdo; Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral; • músicas típicas (Piracicaba – Folclore); • histórias; • lendas; • pesquisa e música para o Papai. . Linguagem escrita: • construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba; • desenho (Piracicaba – folclore); • reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas. . Expressão plástica: • dobraduras; • pintura – lembrança para o Papai; • modelagem; • desenho dos pontos turísticos de Piracicaba. . Expressão corporal e musical: • brincadeiras folclóricas; • executar movimentos simples de braços imitando o professor; • músicas populares e comemorativas. Matemática: • localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc; • nossa cidade ontem e hoje. .Conhecimento natural: • Rio Piracicaba – água; • importância da água no meio ambiente; • peixes; • lixo. . Conhecimento social: • Rio Piracicaba – ontem e hoje; • como o homem utilizou o rio no passado e no presente; • importância da água na vida das pessoas; • como preservar o rio; • promover um consumo responsável (Projeto Movpaz). Setembro/2009 Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano Justificativa: Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo. Objetivos: específicos: • Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação. Conteúdo: Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral: • música; • histórias; • pesquisa. . Linguagem escrita: • desenho; • produção de álbuns; • reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas; • colagem de galhos; • confecção de dobraduras; • pintura com esponja. . Expressão corporal e musical: • dramatização das estações do ano; • escutar músicas clássicas. Matemática: • noções de números (trabalho com diferentes, quantidade); • classificação (folhas, sementes); • percepção da forma como atributo dos objetos; • seqüências (trabalhar com sementes); • comparação de quantidades; • seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite). .Conhecimento natural: • clima (em cada estação); • dia e noite; • partes da planta; • plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar). . Conhecimento social: • as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade); • redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz). Outubro/2009 Tema: Criança – animais Justificativa: Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável. Objetivos: específicos: • Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos; • Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras. Conteúdo: Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral. • músicas diversas; • histórias; • conversas interativas; • ampliação de vocabulário. . Linguagem escrita: • desenho (montagem de cartaz); • reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas. . Expressão plástica: • montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc); • construção (brinquedos); • pintura com giz molhado; • dobraduras de animais. . Expressão corporal e musical: • brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc); • representação (teatro, música). Matemática: • seqüências (figuras geométricas, brincadeiras); • seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc). .Conhecimento natural: • a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde); • cuidados com os animais-posse responsável; • características de animais. . Conhecimento social: • a criança (ECA - direitos e deveres); • animais na vida do homem (trabalho, alimentação); • preservação dos animais (animais em extinção); • rejeitar a violência (Projeto Movpaz) Novembro/2009 Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito Justificativa: Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança. . Objetivos: específicos: • Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade; • Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito. Conteúdo: Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral: • histórias; • conversas interativas; • ampliação de vocabulário. . Linguagem escrita: • produção de álbuns; • reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas; • desenho. . Expressão plástica: • pinturas; • montagem (semáforo); • construção com sucata (carrinho, caminhão, etc); • massa de modelar; • Construção de painel sobre diversidade cultural. . Expressão corporal e musical: • brincadeiras; • dramatização (sinais de trânsito); • participação de jogos cantados. Matemática: • correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc); • noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica); • idéia de quantidade; • idéia de juntar e tirar quantidades. .Conhecimento natural: • importância da boa convivência com pessoas diferentes; • a poluição (ônibus, carro, trem, etc). . Conhecimento social: • as ruas, avenidas, pistas (utilização); • reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura; • respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz). Dezembro/2009 Tema: Natal (paz, amor, respeito). Justificativa: Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal. Objetivos: específicos: • Conhecer o verdadeiro significado do Natal. Conteúdo: Conhecimento Lingüístico: . Linguagem oral: • músicas natalinas e hino; • histórias; • conversas. . Linguagem escrita: • desenho (cartão); • produção de livros; • reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas; . Expressão plástica: • confecção de cartões; • pinturas; • montagem de árvore de natal; • dobraduras; • construção de painel com tema Movpaz. . Expressão corporal e musical: • dança; • representação; • brincadeiras. Matemática: • seqüências numéricas (bolas coloridas); • cores (enfeites). .Conhecimento natural; • alimentação (festa natalina); • calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve. . Conhecimento social: • reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc; • costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto. OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido. OBS2: O planejamento é flexível. AVALIAÇÃO Objetivos: A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano. Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se. É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho. Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.

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