O Mundo Encantado dos Contos

O Mundo Encantado dos Contos

sábado, 24 de março de 2012

Carnaval

APRESENTAÇÃO

Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, este projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.

INTRODUÇÃO

O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e sobretudo não apenas transmitir mas reconstruir o conhecimento.A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade.Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.








OBJETIVO GERAL

Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos. Proporcionar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.
METODOLOGIA

O projeto desenvolverá sugestões de metodologias de aulas para atender as seguintes disciplinas:
 Língua Portuguesa;
 Matemática;
 História;
 Geografia;
 Ciências;
 Artes;
 Ed. Física.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL
ENSINO FUNDAMENTAL:
LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE.

 Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer
relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu .
 contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc
 Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. ("Num tempo / Página infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações(...)". Apresente a música aos alunos e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.
 Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração (veja links na Pesquisa Escolar, Portal Positivo) , percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: "De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem - não apenas no carnaval?". (Temas Transversais, Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).

MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.
CIÊNCIAS: DST’s – Efeito de bebidas e drogas.

ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. (veja links na Pesquisa Escolar). Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).
HISTÓRIA
 Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.

HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar o carnaval desde o seu início, relacionando acontecimentos históricos à comemoração. No Conteúdo Multimídia na Pesquisa Escolar, você encontrará algumas características dos festejos desde a época da escravidão, quando o carnaval era chamado de entrudo, e nas décadas de 20, 30, 40 e 50. A apresentação dos alunos para os colegas pode ser caracterizada de acordo com a época. Carnavais em outras partes do mundo também podem ser objeto de estudo.).
BIOLOGIA, QUÍMICA E MATEMÁTICA

 Durante o carnaval, há um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas, o que resulta no aumento de acidentes nas ruas e estradas, além de inúmeros homicídios.
 Debata com seus alunos o que poderia ser feito para diminuir essas tristes estatísticas.
 O professor de Química poderia fazer experiências mostrando os efeitos do álcool no sistema nervoso e no estômago de um adolescente

BIOLOGIA, TEMAS TRANSVERSAIS, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
 O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a Antiguidade, com as descrições das bacantes (ou bacanais), até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas.
 Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, acreditam que é hora de liberar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências (ledo engano!).
 O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, para não citar outras sequelas.
 Se os seus alunos já receberam orientação sexual e conhecem métodos contraceptivos, têm noção dos riscos de relações sem uso de preservativos e sabem o que são DSTs, encarregue-os de elaborar uma campanha para orientar os foliões sobre os riscos do sexo sem responsabilidade. Se possível, com cartazes e folhetos explicativos.
 Caso seus alunos ainda não tenham recebido orientação sexual, este é um momento propício para fazê-lo (antes que eles sejam vítimas da falta de informação).Veja no Conteúdo Multimídia algumas campanhas educativas de prevenção à Aids no Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário