sábado, 17 de março de 2012
Planejamento Quinzenal
ESCOLA MUNICIPAL ____________________________________
Planejamento Quinzenal
27/02 a 09 do 03 de 2012.
Professora:
2º Ano
"GRANDE É A POESIA, A BONDADE E AS DANÇAS. MAS O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS."
Fernando Pessoa
Escola Municipal ___________________________
PLANEJAMENTO QUINZENAL
LÍNGUA PORTUGUESA:
EIXO TEMÁTICO: PRÁTICA DE LEITURA
Leitura de textos pelo prazer de ler;
Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema e grafema, valor posicional e função da letra na palavra e posição).
Leitura de textos como fonte de conhecimento e ampliação de vocabulário;
EIXO TEMÁTICO: PRÁTICA DE ORALIDADE
Texto poético: parlenda, quadrinhas, poemas, cantigas.
EIXO TEMÁTICO: LINGUAGEM ESCRITA / PRODUÇÃO DE TEXTOS
Gênero textual: Poemas, cantigas e parlendas e quadrinhas.
Gênero textual: história em quadrinhos. Produção de texto coletivo e individual.
EIXO TEMÁTICO: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever);
Base alfabética. Segmentação; Palavras; Frases e textos.
OBJETIVOS
Familiarizar-se e reproduzir oralmente canções, parlenda,, adivinhas, quadrinhos e poema.
Apropriar-se da base alfabética – ordenação do alfabeto – valor posicional da letra – tipo de letra;
Relacionar a leitura oral com a escrita das palavras;
Fazer uso de novos vocabulários a partir dos textos estudados.
MATEMÁTICA:
EIXO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
Registro de quantidades
Seqüência, contagem e ordenação numérica.
Situações-problema envolvendo a adição.
EIXO TEMÁTICO: GRANDEZAS E MEDIDAS
Medidas de tempo - calendário
OBJETIVOS
Desenvolver procedimento de contagem de um grupo numérico por meio de representação dos símbolos.
Resolver situações-problema envolvendo a adição.
Descobrir as regularidades na seqüência numérica utilizando a leitura e a escrita.
HISTÓRIA:
EIXO TEMÁTICO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
Vida familiar
OBJETIVOS:
Reconhecer a si mesmo como elemento no espaço.
Identificar os diferentes grupos a qual pertencemos na sociedade
GEOGRAFIA
EIXO TEMÁTICO: RELAÇÕES SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO
Paisagem natural e modificada.
OBJETIVOS:
Levar a criança a perceber que uma paisagem está em constante transformação.
CIÊNCIAS
EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
Conhecimento do próprio corpo.
OBJETIVOS:
Utilizar os órgãos dos sentidos como formas de perceber a si mesmo e o mundo que o rodeia.
Segunda - Feira, 27 de Fevereiro de 2012.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Roda de Conversa
• Conversar sobre o que fizeram no final de semana (com quem estavam? aonde foram? etc.).
Componente Curricular
Situação didática
PORTUGUÊS
Trabalhar a tirinha abaixo no retro- projetor explorando os elementos que compõe a paisagem, os personagens
1- QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
2- O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?
3- EM QUE LUGAR ELES ESTÃO?
4- O QUE VOCÊ ACHA DA ATITUDE DO CEBOLINHA?
5- O QUE ACONTECEU COM O CASCÃO QUANDO CAIU NO RIO?
RECREIO
Componente Curricular
Situação didática
MATEMÁTICA
Bingo dos Números
Entregar ao aluno um pedaço de papel sulfite, no qual o aluno registrará seis números de 0 à 10 de sua escolha para compor sua cartela (A delimitação dos números fica a critério da professora). Em seguida, a professora ditará os números ou sorteará e os alunos marcaram na cartela. Vence quem marcar todos os números da cartela. Logo após realizar atividades de escrita dos números no livro de matemática. Tarefa no livro (ver página)
Roda de Leitura
Leitura Pela Professora: _____________________________________________________
TAREFA
RECORTAR FIGURAS/IMAGENS DE PESSOAS DE TODAS AS IDADES PARA TRAZER NA PRÓXIMA AULA.
SAÍDA
Observações do dia: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça - Feira, 28 de Fevereiro de 2012.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Roda de Leitura
Leitura Pela Professora: _____________________________________________________
Componente Curricular
Situação didática
MATEMÁTICA
Leitura Pelo Aluno: Parlenda 1,2 Feijão com arroz (em cartaz). Para leitura diária.
Entregar Xerox do calendário para que o aluno registre os números.
Pedir que pintem o quadrinho do dia de hoje e da semana.
No caderno:
1. QUE DIA É HOJE? ________
2. QUAL O DIA DA SEMANA? ___________________________
3. EM QUE MÊS ESTAMOS? ___________________________
4. QUANTOS DIAS TÊM O MÊS? _______
5. QUANTOS DIAS TÊM A SEMANA? ______
RECREIO
Componente Curricular
Situação didática
CIÊNCIAS
CIRCULE NA CANTIGA ABAIXO OS NOMES DAS PARTES DO CORPO.
Colar a cantiga acima no caderno, conversar com os alunos á respeito das partes do corpo e sua importância e sobre os órgãos dos sentidos.
Dinâmica para testar os órgãos dos sentidos: Levar para a sala limão, sal, açúcar, ursinho de pelúcia, chocalho, lixa de unha, perfume, vendar os olhos de cada aluno e um por vez deverão adivinhar no que estão tocando, experimentando ou ouvindo. Após a dinâmica cantar com os alunos a letra da música da Xuxa e realizar a atividade abaixo.
JOGOS DE MESA
Dominó, Bingo, jogo da memória etc.
Observações do dia:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta - feira, 29 de Fevereiro de 2012.
PLANEJAMENTO
Quinta - Feira, 01 de março de 2012.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Roda de Leitura
Leitura Pela Professora:___________________________________________________
Componente Curricular
PORTUGUÊS
RECREIO
Componente Curricular
Situação didática
HISTÓRIA
Conversar com os alunos sobre a família, sua importância.
Deixar claro que família verdadeira é aquela que se ama se
Respeita que ajuda um ao outro. Fazer a leitura do texto do
Livro de história e fazer o registro no caderno das atividades
Abaixo:
1- Desenhe a sua família e escreva com a ajuda
da professora os seus nomes.
2- Quantas pessoas moram com você?
3- Qual a sua opinião sobre o que é ter uma
Família?
Tarefa:
Observações do dia:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sexta - Feira, 02 de março 2012.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Roda de Leitura
Os alunos disposto em circulo nas carteiras receberão livros de literatura infantil para fazerem a leitura. A professora fará a leitura individual com cada aluno.
Componente Curricular
Situação didática
Língua portuguesa
Os alunos farão o registro no caderno
VAMOS LER A POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES
AS BORBOLETAS
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS E PRETAS
BRINCAM NA LUZ
AS BELAS BORBOLETAS.
BORBOLETAS BRANCAS,
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS,
GOSTAM MUITO DE LUZ.
AS AMARELINHAS,
SÃO TÃO BONITINHAS!
E AS PRETAS, ENTÃO...
QUE ESCURIDÃO!
VINÍCIUS DE MORAES
1) CIRCULE NO TEXTO A PALAVRA:
BORBOLETA
2) QUANTAS VEZES A PALAVRA APARECE NO TEXTO?
3) OBSERVE A PALAVRA BORBOLETA :
A) QUANTAS LETRAS ELA POSSUI?
B) QUAIS AS LETRAS QUE SE REPETEM?
E
4) O TEXTO QUE VOCÊ LEU É:
( ) UMA MÚSICA
( ) UMA POESIA
( ) UMA RECEITA
5) O TEXTO FALA SOBRE:
( ) AS JOANINHAS
( ) AS TARTARUGAS
( ) AS BORBOLETAS
6) PINTE NO TEXTO O TÍTULO
7) COPIE DO TEXTO O NOME DO AUTOR DA POESIA.
_________________________________________________
8) PINTE E DEPOIS ESCREVA AS CORES DAS BORBOLETAS QUE APARECEM NO TEXTO.
Componente Curricular
Situação didática
MATEMÁTICA
Jogo da trilha envolvendo os números.
Componente Curricular
Situação didática
GEOGRAFIA
Trabalhar com os alunos no data show o vídeo da turma da Mônica onde retrata muito bem a paisagem natural e a paisagem construída. Desenhe
Faça uma lista do que encontramos na:
Paisagem natural Paisagem construída
Observações do dia:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda - Feira, 05 de março de 2012.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Roda de Leitura
Leitura Pela Professora: _____________________________________________________
Componente Curricular
Situação didática
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PORTFÓLIO)
RECREIO
Componente Curricular
Situação didática
LINGUA PORTUGUESA
Leitura Pelo Aluno: Cantiga CORRE CUTIA
Realizar leitura coletiva, destacando algumas palavras
como: CASA, CUTIA, CHÃO, CAIU, CORAÇÃO.
Copiar o texto no caderno e ilustrar com desenhos.
Ditado de palavras com a letra C:
1- COCO 4- CAMILA 7- CUBO 9- CABELO
2- CUTIA 5- CUECA 8- CADERNO 10- OCA
3-CABIDE 6-CASA
TAREFA
CRUZA C
SAÍDA
Observações do dia:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça - Feira, 06 de Março de 2011.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Roda de Leitura
Leitura Pela Professora: ___________________________________________________
Componente Curricular
Situação didática
MATEMÁTICA
Trabalhar com os alunos as formas geométricas
Explicar aos alunos que existem as formas geométricas e os sólidos geométricos. Apresentá-las aos alunos concretamente. Depois realizar as atividades abaixo:
Tarefa no livro de matemática: __________________
RECREIO
Componente Curricular
Situação didática
CIÊNCIAS
• Recortar os órgãos dos sentidos e colar ao lado da figura
correspondente ao sentido usado.
• Pintar e colar no caderno.
JOGOS DE MESA
Dominó, Bingo, jogo da memória etc.
SAÍDA
Observações do dia:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta - feira, 07 de Março de 2012.
PLANEJAMENTO
Quinta - Feira, 08 de Março de 2012.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Leitura Pela Professora: hoje como sendo o DIA INTERNACIONAL DA MULHER farei uma leitura direcionada do que foi esse dia.
Componente Curricular
Situação didática
PORTUGUÊS
Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração.
Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram subumanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.
O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.
O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir. Até quando?
*Foto: Oscar Cabral
Atividade: Montar um cartaz retratando os diferentes tipos de mulheres encontrados em nossa sociedade.
Realizar as atividades abaixo no caderno
RECREIO
Componente Curricular
Situação didática
HISTÓRIA
Fazer o registro no caderno:
Loto leitura em sala.
Observações do dia:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sexta - Feira, 09 de Março de 2012.
Atividades e Procedimentos:
Acolhida.
Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante.
Roda de Leitura
Os alunos disposto em circulo receberão livros de literatura infantil para fazerem a leitura. A professora fará a leitura individual com cada aluno.
Componente Curricular
Situação didática
Avaliação diagnóstica de português e matemática
RECREIO
Componente Curricular
Situação didática
Leitura feita pela professora
GEOGRAFIA
LEIA O POEMA E PINTE AS PALAVRAS QUE DESTACAM OS ELEMENTOS CRIADOS PELA NATUREZA E DE VERMELHO AS PALAVRAS QUE DESTACAM OS ELEMENTOS CONSTRUÍDOS PELO HOMEM. EM SEGUIDA REPRESENTE O POEMA ATRAVÉS DE DESENHOS.
PAISAGEM MUITO VIVA
UMA CASA NA MONTANHA,
ROUPAS BRANCAS NO VARAL,
VACAS PASTANDO MANSAS
E GALINHAS NO Quintal.
UMA JANELA ENTÃO SE ABRE
PARA UM LAGO E UM CATA-VENTO
QUE GIRA DEVAGAR
AO SOPRO BRANDO DO VENTO...
AH, ESPERE! FRENTE À PORTA
TEM TAMBÉM UM ELEFANTINHO
ALEGRE, PULANDO CORDA.
SÉRGIO CAPARELLI
Brincadeiras livres no pátio da escola.
Observações do dia:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário