sábado, 17 de março de 2012
COORDENADORIA: ALFABETIZAR COM SUCESSO
INFORMATIVOS 2012
COORDENADORIA: ALFABETIZAR COM SUCESSO
• Responsabilizar-se pelo repasse das formações continuadas juntamente com as coordenadoras.
• Fazer o relatório das atividades durante o mês notificando as reuniões internas e externas.
• Procurar apoiar as coordenadoras com auxílio de materiais de apoio.
• Juntar coordenadoras para realizar planejamento e estudar o fluxo, tirando as dúvidas sobre o mesmo.
• Após o envio do Consolidado pela Regional é primordial a Coordenadora Geral do Alfabetizar fazer esse repasse para as coordenadoras e a partir do resultado traçar metas.
• Visitar as escolas sempre, (É uma forma de incentivo e cobrança também é bom que os professores vejam que a coordenação é atuante.)
• Realizar reuniões de pais e mestres é primordial para o bom andamento da escola
• Promover Oficinas de Leitura
• A Leitura deve ser o FOCO da escola
• Analisar os resultados mensais para a tomada de decisões.
• Planejar no coletivo de professores a partir das matrizes de habilidades bem como o fluxo escolar.
• Desenvolver junto as coordenadoras o projeto de intervenção.
• Programa Se Liga e Acelera:
• Elaborar mensalmente seu plano de trabalho.
• Reunir semanalmente a coordenação para planejar o trabalho
UMA VISÃO DE PLANEJAMENTO
Certa vez um caçador contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que ao ser tocada enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar; desse modo, o caçador teria facilitado a sua ação.Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caravana convidando dois outros amigos caçadores para a África.
Logo no primeiro dia da caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre e de imediato o caçador pôs-se a tocar a flauta e, curiosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos começou a dançar e foi fuzilado à queima roupa. Horas depois um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, ficou manso e dançou. Os caçadores não hesitaram e o mataram com vários tiros. E foi assim, a flauta sendo tocada,animais ferozes dançando, caçadores matando.
Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente um leão faminto. A flauta soou, mas o leão não dançou, ao contrário, atacou os amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de flauta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava e tocava, o caçador foi devorado. Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles observou com sabedoria :“Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o Surdinho…”.
MORAL DA HISTÓRIA:
Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo um dia pode não dar;
Tenha sempre plano de contingência;
Faça planejamento de suas atividades;
Prepare alternativas para as situações imprevistas.
Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir;
Cuidado com o “leão surdo
COORDENADORIA GERAL DO ALFABETIZAR COM SUCESSO
• Responsabilizar-se pelo repasse das formações continuada juntamente com as coordenadoras.
• Fazer o relatório das atividades durante o mês notificando as reuniões internas e externas.
• Procurar apoiar as coordenadoras com auxílio de materiais de apoio.
• Juntar coordenadoras para realizar planejamento e estudar o fluxo, tirando as dúvidas sobre o mesmo.
• Após o envio do Consolidado pela Regional é primordial fazer esse repasse para as coordenadoras e a partir do resultado traçar metas.
• Visitar as escolas sempre, (É uma forma de incentivo e cobrança .É bom que os professores vejam que a coordenação é atuante.)
• Realizar reuniões de pais e mestres é primordial para o bom andamento da escola .
• Promover Oficinas de Leitura.
• A Leitura deve ser o FOCO da escola.
• Analisar os resultados mensais para a tomada de decisões.
• Planejar no coletivo de professores a partir das Matrizes de Habilidades bem como o fluxo escolar.
• Desenvolver junto às coordenadoras o projeto de intervenção.
• Elaborar seu plano de trabalho.
• Reunir semanalmente a coordenação para planejar o trabalho .
COORDENADORIA GERAL DO PROGRAMA SE LIGA
Elaborar seu plano de trabalho. É importante que a coordenadora tenha sua proposta de trabalho .
Visitar constantemente às salas de aula. Pois é requisito do programa a participação ativa do supervisor.
Envolver a direção da escola no acompanhamento do programa para análise dos dados X soluções.
Planejar e executar semanalmente ou quinzenalmente as reuniões pedagógicas com os professores.
Acompanhar o desenvolvimento das turmas .
Contribuir para o crescimento do professor.
Responsabilizar-se pelo repasse das formações continuada
Realizar reuniões de pais e mestres é primordial para o bom andamento da escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário