sábado, 17 de março de 2012

COORDENADORIA: ALFABETIZAR COM SUCESSO

INFORMATIVOS 2012 COORDENADORIA: ALFABETIZAR COM SUCESSO • Responsabilizar-se pelo repasse das formações continuadas juntamente com as coordenadoras. • Fazer o relatório das atividades durante o mês notificando as reuniões internas e externas. • Procurar apoiar as coordenadoras com auxílio de materiais de apoio. • Juntar coordenadoras para realizar planejamento e estudar o fluxo, tirando as dúvidas sobre o mesmo. • Após o envio do Consolidado pela Regional é primordial a Coordenadora Geral do Alfabetizar fazer esse repasse para as coordenadoras e a partir do resultado traçar metas. • Visitar as escolas sempre, (É uma forma de incentivo e cobrança também é bom que os professores vejam que a coordenação é atuante.) • Realizar reuniões de pais e mestres é primordial para o bom andamento da escola • Promover Oficinas de Leitura • A Leitura deve ser o FOCO da escola • Analisar os resultados mensais para a tomada de decisões. • Planejar no coletivo de professores a partir das matrizes de habilidades bem como o fluxo escolar. • Desenvolver junto as coordenadoras o projeto de intervenção. • Programa Se Liga e Acelera: • Elaborar mensalmente seu plano de trabalho. • Reunir semanalmente a coordenação para planejar o trabalho UMA VISÃO DE PLANEJAMENTO Certa vez um caçador contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que ao ser tocada enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar; desse modo, o caçador teria facilitado a sua ação.Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caravana convidando dois outros amigos caçadores para a África. Logo no primeiro dia da caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre e de imediato o caçador pôs-se a tocar a flauta e, curiosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos começou a dançar e foi fuzilado à queima roupa. Horas depois um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, ficou manso e dançou. Os caçadores não hesitaram e o mataram com vários tiros. E foi assim, a flauta sendo tocada,animais ferozes dançando, caçadores matando. Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente um leão faminto. A flauta soou, mas o leão não dançou, ao contrário, atacou os amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de flauta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava e tocava, o caçador foi devorado. Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles observou com sabedoria :“Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o Surdinho…”. MORAL DA HISTÓRIA:  Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo um dia pode não dar;  Tenha sempre plano de contingência;  Faça planejamento de suas atividades;  Prepare alternativas para as situações imprevistas.  Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir; Cuidado com o “leão surdo COORDENADORIA GERAL DO ALFABETIZAR COM SUCESSO • Responsabilizar-se pelo repasse das formações continuada juntamente com as coordenadoras. • Fazer o relatório das atividades durante o mês notificando as reuniões internas e externas. • Procurar apoiar as coordenadoras com auxílio de materiais de apoio. • Juntar coordenadoras para realizar planejamento e estudar o fluxo, tirando as dúvidas sobre o mesmo. • Após o envio do Consolidado pela Regional é primordial fazer esse repasse para as coordenadoras e a partir do resultado traçar metas. • Visitar as escolas sempre, (É uma forma de incentivo e cobrança .É bom que os professores vejam que a coordenação é atuante.) • Realizar reuniões de pais e mestres é primordial para o bom andamento da escola . • Promover Oficinas de Leitura. • A Leitura deve ser o FOCO da escola. • Analisar os resultados mensais para a tomada de decisões. • Planejar no coletivo de professores a partir das Matrizes de Habilidades bem como o fluxo escolar. • Desenvolver junto às coordenadoras o projeto de intervenção. • Elaborar seu plano de trabalho. • Reunir semanalmente a coordenação para planejar o trabalho . COORDENADORIA GERAL DO PROGRAMA SE LIGA  Elaborar seu plano de trabalho. É importante que a coordenadora tenha sua proposta de trabalho .  Visitar constantemente às salas de aula. Pois é requisito do programa a participação ativa do supervisor.  Envolver a direção da escola no acompanhamento do programa para análise dos dados X soluções.  Planejar e executar semanalmente ou quinzenalmente as reuniões pedagógicas com os professores.  Acompanhar o desenvolvimento das turmas .  Contribuir para o crescimento do professor.  Responsabilizar-se pelo repasse das formações continuada  Realizar reuniões de pais e mestres é primordial para o bom andamento da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário