sábado, 17 de março de 2012

AULA DE CONTOS

AULA DE CONTOS Que o aluno poderá aprender com esta aula: Aspectos composicionais dos contos de fadas (como se iniciam, personagens, estrutura usual – início, meio e fim etc.) Reconto/ reescrita Duração das atividades : 5 aulas de 50 minutos. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Compreensão/desenvolvimento da escrita alfabética. • Leitura de contos clássicos e modernos Estratégias e recursos da aula Com as atividades propostas nesta aula, os alunos poderão sistematizar seus conhecimentos sobre os contos de fadas, reconhecendo-os como um gênero textual que possui alguns características próprias. 1 - Professor(a) escolha um conto de fadas que marcou a sua infância. Estude-o e conte-o a seus alunos. Converse, informando porque escolheu este conto, como o conheceu em sua infância, o que ele faz você recordar, pensar, imaginar. Pergunte também quem já o conhecia. Após esta breve introdução, solicite que registrem em uma folha o desenho do conto de fadas que cada criança gosta, colocando também o título. Assim, você poderá conhecer previamente o que eles entendem por conto de fadas. 2 – Organize uma roda de conversa, que visa ampliar a oportunidade do grupo dizer sobre o entendimento que têm por Conto de Fadas. Oriente a conversa, com questões como as indicadas a seguir: A ) O que são conto de fadas? Que histórias, chamamos de conto de fadas? B) Como costumam ser os personagens dos contos de fadas? C) E o que “marca” e/ou define o inicio e o fim destas histórias? D) Como conhecemos os contos de fadas? E) Há quanto tempo vocês acham que estas histórias foram escritas e por quem? Porque são histórias que gostamos tanto de ouvir? Qual a magia dos contos de fadas para vocês? 3 – Nesta atividade vocês irão sistematizar registrar as principais informações. A ) Registre no caderno, por meio de uma produção coletiva de um texto, as itens que não podem faltar em um conto de fadas. - normalmente inicia com “Era uma vez...” - possui seres imaginários, como fadas, bruxas, animais que falam, etc; - normalmente é o bem vencendo o mal;- é uma narrativa B ) Ainda de modo coletivo, com finalidade de registro no caderno, façam uma lista de conto de fadas conhecidos pela turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário