sábado, 17 de março de 2012

ROJETO POESIA LEILÃO DE JARDIM

PROJETO POESIA LEILÃO DE JARDIM CECÍLIA MEIRELES Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos? Quem me compra este caracol? Quem me compra um raio de sol? Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera? Quem me compra este formigueiro? E este sapo, que é jardineiro? E a cigarra e a sua canção? E o grilinho dentro do chão? (Este é o meu leilão ) Objetivo Geral -Contextualizar e explorar atividades de Educação Ambiental, desenvolvendo oportunidades para o despertar de atitudes conscientes de manutenção e preservação de diferentes espécies, além de promover e incentivar a interação entre pares a apropriação de conhecimentos de modo interdisciplinar e transdisciplinar. Objetivos Específicos -Linguagem oral e escrita -Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando i incentivando tais produções. -Conhecer, reconhecer e identificar diferentes estilos de textos. -Promover a elaboração de hipóteses e registros. -Experimentar e participar da elaboração de textos e listas. I – Sensibilização -Releitura da Obra de Arte -Questionar os alunos quanto às características do local anotando na lousa suas percepções. -Comentar que a ilustração trata-se de uma obra-de-arte e chamar a atenção dos alunos quanto aos detalhes. -Conversar sobre o tema Jardim, questionando-os quanto as suas características e elementos que o compõem, conforme hipótese da classe elaborando uma lista com os elementos mencionados (cartaz) em papel pardo com o nome e ilustração. II – Apresentação -Transcrever a poesia “Leilão de Jardim” em papel pardo. Leitura. _Explicar às crianças as características de um texto poético. -Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz sem ler o título. Questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõe, comparando-os com a lista da hipótese inicial. -Acrescentar ou reconstruir o cartaz inicial com a nova composição dos elementos em lista. -Se já trabalhada a ordem alfabética, pode-se organizá-la com o auxílio dos alunos. III – Desenvolvimento -Leitura da poesia (sem mencionar o título) e estimular os alunos a criarem um título para ela. Anotar as sugestões na lousa. -Apresentar o título e a autora da poesia e explicar e explorar o significado da palavra leilão. -Sugerir que observando a lista ilustrada com os elementos da poesia, os alunos produzam através de desenho e/ou pintura seu próprio jardim. -Após a produção, fixar todas na lousa e incentivar a apreciação de cada uma delas. -Realizar uma leitura da poesia e cobrir os elementos da lista com uma tira de papel pardo solicitando que pesquisem e recortem e/ou desenhem tais elementos para ilustrar a poesia. -Incentivá-los a descobrir rimas e comparar o texto poético a outros. Ex. história em quadrinhos, um texto narrativo de livro infantil e jornalístico, receita e bilhete. Poderá ser confeccionado um cartaz na classe contendo tais tipos de texto para que os alunos possam perceber as diferentes estruturas e estilos. -Após desenvolver atividades interdisciplinares sugere-se uma atividade de escrita espontânea a partir das listas produzidas. -Construção de palavras da lista com alfabeto móvel. -Brincadeira de forca ( na lousa) para descobrir qual a palavra da lista está sendo trabalhada. IV- Áreas Envolvidas -Pesquisa em livros e revistas de ilustrações de um jardim. -Passeio pelo bairro para identificar a presença ou não de jardins nas imediações. -Desenho de observação: O jardim que eu vi. -Pintura de círculo e colagem de palitos para confeccionar o Sol. Contagem dos palitos. -Apresentação de cartaz ou ilustrações de diferentes flores, incentivando a percepção de diferentes cores, formas e nomes. Desenho: As flores. -Explorar quais formas e linhas pode ser utilizado para desenhar flores diferentes, sugerindo que alunos (que se proponham) as desenhem na lousa para observação dos amigos incentivando a linguagem e o discurso oral. -Confecção de flores no azulejo – recorte, colagem e pintura. -Pintura com molde vazado e montagem das flores em palitos. -Pintura de copinho descartável de café – parte interna - e montagem de flores ( recorte). -Mosaico. O Sol com EVA amarelo. -Dobradura utilizando quadrados. As Borboletas com garfinhos de madeira. -Pesquisa: Coleção Natureza: Plantas e Insetos para observação e leitura de curiosidades. -Molde da borboleta com pintura espelhada para fantoches de palito. -Cartaz para observação: As Borboletas -Confecção da Borboleta utilizando diversos materiais a serem selecionados pelos próprios alunos. -Modelagem da libélula com massinha. -Dobradura: A Joaninha (que pode ser realizada com a garrafa PET pequena). _Dobradura com círculos: Passarinho-Releitura da Obra de Romero Brito Butterfly -Pintura da borboleta com legenda numérica e correspondência com cores. Desenho: O caracol com barbante e pintura. -Dobradura com círculos: A formiga. -Confecção de um formigueiro – Observação e experiência. -Sugestão de filmes; Lucas no Formigueiro e Vida de Inseto. -Dobradura: O sapo, com círculos e impressão com as mãos. -Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes que podem servir de referência para atividades de localização de letras ou palavras, completar ou identificar palavras nos textos: Borboletinha, Sapo Cururu, O Sapo Não Lava o Pé, A Formiguinha. Matemática -Identificação, transformação e produção utilizando figuras geométricas. -Transformação de imagens tridimensionais em bidimensionais. -Identificação de legendas e numerais. -Quantificação de objetos e formas para a construção de diversas produções. -Interpretar correspondência entre numerais e cores. Artes -Ampliação do universo cultural dos alunos promovendo o acesso às produções artísticas e obras de arte. -Promover a transformação e elaboração de produções artísticas através do contato com diferentes materiais e técnicas. -Ampliar a capacidade de observação incentivando o desenvolvimento de um “olhar crítico”. _Promover a valorização, incentivo e apreciação às produções individuais e coletivas. Música -Explorar o repertório popular de músicas infantis, ampliando-o. -Contextualizar atividades relacionadas à linguagem oral e escritas. -Elaborar e compartilhar passos para a dança da música -Desenvolvimento da compreensão rítmica e compasso para acompanhar as músicas trabalhadas. -Joaninha Pequenina – Organizar um livrinho com tais músicas e ilustrações. Natureza e Sociedade -Explorar as hipóteses e resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto às características do meio ambiente de algumas espécies (insetos). -Conhecer características físicas e biológicas de animais e plantas (habitat, cuidados, alimentação, etc.). -Identificar e adotar atitudes de preservação. -Atuar como agente multiplicador. -Incentivar e promover o hábito da pesquisa e da troca de conhecimento entre os alunos. V - Finalização Montagem de um painel coletivo com a pintura de um jardim e enriquecê-lo com as atividades de artes desenvolvidas nas aulas. -Audição da música Primavera da Eliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário