LEITURA PRAZEROSA E DE ENCANTAMENTO
Ao proporcionar momento de fascínio e encantamento ao aluno, o professor terá alunos criativos, reflexivos, leitores críticos e por que não dizer 'escritores'. Com maior interação na sociedade e com mais vontade de obter conhecimento.
Ao se pensar em dinamizar as
Leituras das salas de aulas, e considerando como fundamental se propor aos
alunos atividades de leitura em que os mesmos possam evidenciar a idéia de que
ler não ė só uma necessidade, mas principalmente um prazer, pois,os momentos de
Leitura além
de ajudar o educando a desenvolver sua capacidade de estudo e ampliar os
conhecimentos através de pesquisas deve, também e principalmente proporcionar
prazer.
O momento inicial de leitura deve ser muito especial. É a hora da leitura
prazerosa, compartilhada, que desvenda novos horizontes e desenvolve à
sensibilidade, para que essa magia ocorra, acontecerá diariamente, nos primeiros
momentos de aula, 40 minutos de leitura.
O professor deverá oferecer a seus alunos livros de literatura, revistas em
quadrinhos, textos variados, jornais, panfletos etc, e em seguida adotar
dinâmicas variadas ou atividades para dinamizar a leitura.
Devemos nos conscientizarmos de
que a leitura e a escrita, só se instala na vida das pessoas, na medida em que
os livros e outros materiais de leitura estejam perto de seus olhos e suas
mãos.
Para fluência na leitura, aconteça de forma
significativa, nas turmas, adotaremos os seguintes passos:
1.
Organizar uma
coletânea de textos do mais simples ao mais complexo, para diariamente “tomar
leitura” dos alunos;
2.
Conversar com os alunos sobre o trabalho que vai ser desenvolvido para
que tenham uma boa leitura, enfatizando a crença na capacidade do
aluno(a);
3.
Entregar a cada aluno(a) um texto para ser lido várias vezes em casa,
começando pelo mais simples;
4. Montagem de um recanto (espaço)
com tapetes de emborrachado e almofadas, para criar e contar
histórias, com fantoches e dramatizações, a partir do enredo de livros
discutidos no grupo.
5. Criação de um espaço com tablado para o estimulo a poesia. Lembrando que, a importância de estimular a leitura oral das poesias, está no fato de serem elementos fornecedores da leitura e emoção.
5. Criação de um espaço com tablado para o estimulo a poesia. Lembrando que, a importância de estimular a leitura oral das poesias, está no fato de serem elementos fornecedores da leitura e emoção.
6. Montar em um outro
recanto,um espaço que seja encantador e favorável a escrita, um local onde se
possa escrever, que tenha um dicionário próximo, um quadro branco, cavalete com
pincel e papel , varias figuras sem texto onde o aluno se sinta motivado a
produzir textos.
Disponibilizar neste
espaço revistas em quadrinho com balões em branco para que o aluno tenha vontade
de criar sua própria historia.
Cartelas com
cruzinhas, jogo da forca, papel de carta com envelopes onde o professor promova
um correio elegante e outras;
Ao proporcionar momento de fascínio e encantamento ao aluno, o professor terá alunos criativos, reflexivos, leitores críticos e por que não dizer 'escritores'. Com maior interação na sociedade e com mais vontade de obter conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário