sábado, 17 de março de 2012
PROJETO POESIA NA ESCOLA
PROJETO POESIA NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA
o Projeto Poesia na Escola queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições.
OBJETIVOS
• Geral
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.
• Específicos
- Despertar o prazer pela leitura de poemas.
- Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
- Recitar poesia explorando os recursos existentes.
- Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
- Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público
Infanto-juvenil.
- Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
- Resgatar sentimentos e valores.
METODOLOGIA
1º Momento
- Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.
- Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
- Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.
2º momento
- Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes)
- Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.
3º momento
- Conhecer poemas consagrados da literatura ( pesquisa – internet )
Declamação de poesias.
- Organização de murais com os autores 4º momento
- Produção de um poema coletivo e/ou individual.
- Inscrição para o sarau.
- Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade.
Cronograma
Atividades - JANEIRO E FEVEREIRO
-Apresentação do Projeto Poesia na Escola.
-Listar os autores preferidos da turma.
-Seleção de poemas.
-Roda de leitura.
-Conversando sobre poesia.
-Poetas cearenses.
-Confecção de murais com autores cearenses.
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.
-Sarau.
EQUIPE DE TRABALHO
Nós, professoras cursitas de Língua Portuguesa, estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas.
AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar com a poesia de forma interdisciplinar, desenvolvendo o ritmo, a entonação de voz, expressão corporal, desinibição, o prazer de ouvir e fazer poesia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar na criança o prazer pela poesia.• Propiciar aos alunos contato com diversos tipos de linguagens, textos, autores • Conhecer também os poemas cantados, popularmente chamados de‘cantigas de roda’, resgatando assim as antigas tradições e culturas de cada um.• Ajudar a expressarem sentimentos por meio de interpretações orais da poesia.• Ampliar a leitura e trabalhar a apreciação e criação de poesias.
PROCEDIMENTOS:
• Apresentações de atividade, desde a escolha, registro, preparação, ensaios e apresentação, identificando a importância de poetas e poetisas da literatura mundial, desenvolvendo o hábito da leitura, escrevendo rimas, versos e estrofes de autoria própria e estimulando a desenvoltura e graça em declamar poesias.
• Construção do Baú da Poesia propondo ao aluno experimentar dos versos e sentir a mensagem do outro, através da poesia de escritores à exemplo de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes, bem como outros autores mostrando de maneira prazerosa, a sensação que temos ao ler sua obra e como é fantástico vivenciar por qualquer pessoa. Explorar na roda de conversa, alguns poemas recitando em conjunto, individual ou em dupla. Essa atividade poderá começar com poesias bem conhecidos.
• Através do manuseio de livros garantir que todos reconheçam o nome da obra, do autor e do poema. Utilização de desenhos das obras estudadas trabalhando com tinta, massa de modelar, giz de cera e outros;
• Leitura de poesias no começo e no final da aula;
• Construção de painéis com a poesia trabalhada;
• Ilustração da poesia trabalhada;
• Apresentação dos elementos que aparecem na poesia por meio de gravuras ou objetos;
• Confecção do moral e móbile da poesia.
• Apresentação de poesias através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, varal, desenhos, coral, painéis, murais, etc.
RECURSOS MATERIAS:
cartolinas, canetas hidrocor, revistas velhas, som, microfone, CD’s, DVD’s, data show , sucatas e outros.
AVALIAÇÃO:
A forma de avaliação será desenvolvida em duas vertentes: Pelo grupo de professores, coordenação e direção, nos momentos de planejamento, valorizando a flexibilidade no decorrer dos trabalhos realizados; por meio de observação acerca do envolvimento dos alunos nas atividades propostas; a maneira como cada aluno relaciona-se afetivamente com os demais colegas; a habilidade que eles têm com a linguagem oral nos momentos de interação; a fluência na leitura e escrita.
CRONOGRAMA DO PROJETO
06/07- Retorno do recesso junino
16/07- Planejamento – Projeto “Uma bela poesia para vovó”
20/07- Abertura do projeto (Apresentação da sala de leitura c fantoches)
21 à 24/07 - Uma Bela Poesia Para a Vovó
30/07- Planejamento (seminário e homenagem aos pais)
07 e 08/08- Realização do Seminário “Família & Escola na Construção da Formação Humana”
13/08- Planejamento (semana folclórica)
17 à 21/08- Folclore Uma Poesia Cultural
24 à 28/08 - Cada Dia Uma Bela Poesia
27/08 – Planejamento (Semana da Pátria)
01 à 11/09 – Brasil Uma Exuberante Poesia
10/09 - Planejamento (Semana da Primavera)
14 à 25/09 – Nossa Escola, Uma Poesia Primaveril
01/10 - Planejamento ( Semana de criança)
02/10 – Abertura do Projeto Cada dia uma história de fantasia(Sala de leitura e convidados)
05 à 08/10 - Apresentação das turmas (cada turma apresentando uma história)
09/10 – A festa da criança - No mundo da fantasia
19 à 28/10 – Um encanto a cada dia: Arte e fantasia ( A poesia nas suas várias dimensão)
29/10 – Planejamento ( Projeto Quem canta encanta e Culminância do Projeto da Poesia)
30/10 – Culminância do Projeto: Nossa Poesia de cada dia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BURANELLO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer. Letramento e Alfabetização Linguística.2ª edição. SP. 2008
LEITE, M.I. Desenho infantil: questões e práticas polêmicas. In: KRAMER, S. LEITE, M.I. Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.
BEAUCHAMP,Jeanete. II. PAGEL, Sandra Denise.III NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro.Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília 2006.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário