sábado, 17 de março de 2012

PROJETO POESIA NA ESCOLA

PROJETO POESIA NA ESCOLA JUSTIFICATIVA o Projeto Poesia na Escola queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições. OBJETIVOS • Geral Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas. • Específicos - Despertar o prazer pela leitura de poemas. - Despertar o interesse pela literatura, pela poesia. - Recitar poesia explorando os recursos existentes. - Reconhecer os poemas em suas diversas formas. - Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público Infanto-juvenil. - Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos. - Resgatar sentimentos e valores. METODOLOGIA 1º Momento - Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um. - Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma. - Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos. 2º momento - Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes) - Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma. 3º momento - Conhecer poemas consagrados da literatura ( pesquisa – internet ) Declamação de poesias. - Organização de murais com os autores 4º momento - Produção de um poema coletivo e/ou individual. - Inscrição para o sarau. - Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade. Cronograma Atividades - JANEIRO E FEVEREIRO -Apresentação do Projeto Poesia na Escola. -Listar os autores preferidos da turma. -Seleção de poemas. -Roda de leitura. -Conversando sobre poesia. -Poetas cearenses. -Confecção de murais com autores cearenses. -Declamação de poesia. -Produção de poesia. -Sarau. EQUIPE DE TRABALHO Nós, professoras cursitas de Língua Portuguesa, estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas. AVALIAÇÃO A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU OBJETIVO GERAL: Trabalhar com a poesia de forma interdisciplinar, desenvolvendo o ritmo, a entonação de voz, expressão corporal, desinibição, o prazer de ouvir e fazer poesia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Despertar na criança o prazer pela poesia.• Propiciar aos alunos contato com diversos tipos de linguagens, textos, autores • Conhecer também os poemas cantados, popularmente chamados de‘cantigas de roda’, resgatando assim as antigas tradições e culturas de cada um.• Ajudar a expressarem sentimentos por meio de interpretações orais da poesia.• Ampliar a leitura e trabalhar a apreciação e criação de poesias. PROCEDIMENTOS: • Apresentações de atividade, desde a escolha, registro, preparação, ensaios e apresentação, identificando a importância de poetas e poetisas da literatura mundial, desenvolvendo o hábito da leitura, escrevendo rimas, versos e estrofes de autoria própria e estimulando a desenvoltura e graça em declamar poesias. • Construção do Baú da Poesia propondo ao aluno experimentar dos versos e sentir a mensagem do outro, através da poesia de escritores à exemplo de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes, bem como outros autores mostrando de maneira prazerosa, a sensação que temos ao ler sua obra e como é fantástico vivenciar por qualquer pessoa. Explorar na roda de conversa, alguns poemas recitando em conjunto, individual ou em dupla. Essa atividade poderá começar com poesias bem conhecidos. • Através do manuseio de livros garantir que todos reconheçam o nome da obra, do autor e do poema. Utilização de desenhos das obras estudadas trabalhando com tinta, massa de modelar, giz de cera e outros; • Leitura de poesias no começo e no final da aula; • Construção de painéis com a poesia trabalhada; • Ilustração da poesia trabalhada; • Apresentação dos elementos que aparecem na poesia por meio de gravuras ou objetos; • Confecção do moral e móbile da poesia. • Apresentação de poesias através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, varal, desenhos, coral, painéis, murais, etc. RECURSOS MATERIAS: cartolinas, canetas hidrocor, revistas velhas, som, microfone, CD’s, DVD’s, data show , sucatas e outros. AVALIAÇÃO: A forma de avaliação será desenvolvida em duas vertentes: Pelo grupo de professores, coordenação e direção, nos momentos de planejamento, valorizando a flexibilidade no decorrer dos trabalhos realizados; por meio de observação acerca do envolvimento dos alunos nas atividades propostas; a maneira como cada aluno relaciona-se afetivamente com os demais colegas; a habilidade que eles têm com a linguagem oral nos momentos de interação; a fluência na leitura e escrita. CRONOGRAMA DO PROJETO 06/07- Retorno do recesso junino 16/07- Planejamento – Projeto “Uma bela poesia para vovó” 20/07- Abertura do projeto (Apresentação da sala de leitura c fantoches) 21 à 24/07 - Uma Bela Poesia Para a Vovó 30/07- Planejamento (seminário e homenagem aos pais) 07 e 08/08- Realização do Seminário “Família & Escola na Construção da Formação Humana” 13/08- Planejamento (semana folclórica) 17 à 21/08- Folclore Uma Poesia Cultural 24 à 28/08 - Cada Dia Uma Bela Poesia 27/08 – Planejamento (Semana da Pátria) 01 à 11/09 – Brasil Uma Exuberante Poesia 10/09 - Planejamento (Semana da Primavera) 14 à 25/09 – Nossa Escola, Uma Poesia Primaveril 01/10 - Planejamento ( Semana de criança) 02/10 – Abertura do Projeto Cada dia uma história de fantasia(Sala de leitura e convidados) 05 à 08/10 - Apresentação das turmas (cada turma apresentando uma história) 09/10 – A festa da criança - No mundo da fantasia 19 à 28/10 – Um encanto a cada dia: Arte e fantasia ( A poesia nas suas várias dimensão) 29/10 – Planejamento ( Projeto Quem canta encanta e Culminância do Projeto da Poesia) 30/10 – Culminância do Projeto: Nossa Poesia de cada dia REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BURANELLO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer. Letramento e Alfabetização Linguística.2ª edição. SP. 2008 LEITE, M.I. Desenho infantil: questões e práticas polêmicas. In: KRAMER, S. LEITE, M.I. Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998. BEAUCHAMP,Jeanete. II. PAGEL, Sandra Denise.III NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro.Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário