Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada

quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto: Dramatização de conto

Projeto: Dramatização de conto por Solange Silva
NOME DO PROJETO: Dramatização do Conto “Os Três Porquinhos”
DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Arte e Cultura
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: 1° ano do Ensino Fundamental
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: 10 aulas semanais com duração de 1h40’ cada – 3 meses
A grande maioria dos meus alunos não sabe ler.
Tenho 6 versões diferentes do conto “Os Três Porquinhos”.
Na escola os alunos não têm acesso a computadores.
METAS
- dramatização de um conto
- incentivo à leitura – já que os alunos serão alfabetizados neste ano;
- maior socialização entre os alunos; ( com a divisão e trabalhos em grupos dos alunos)
- diminuir os problemas com as diversidades; (não deixar nenhum aluno fora dos grupos)
- tornar os alunos mais autônomos; (transformar um conto em personagens sem falas decoradas,
confecção das casas, tentar deixar os alunos resolverem os problemas.)
- melhorar a oralidade;
Habilidades séc. XXI – incentivar a criatividade e a criação de novas idéias;
- melhorar a oralidade e a comunicação;
- que os alunos pensem nos problemas e sejam críticos.
QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
É possível transformar um conto em uma peça teatral?
QUESTÕES DE AULA (QAs)
Vamos conhecer as várias histórias dos Três Porquinhos?
Podemos começar desenhando os personagens? Eles são diferentes?
Vamos formar grupos para representar os personagens?
Vamos fazer brincadeiras em que nós seremos os personagens da história?
Será que no final do ano vocês vão conseguir ler os contos?
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs)
Quais são os personagens?
Quais as características de cada um?
Qual a mensagem principal dos contos?
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO
INDICADOR ESTRATÉGIA OBJETIVO
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
- Perguntar e registrar as dúvidas e questões dos alunos sobre o conto.
Os alunos já conhecem o conto?
Qual a diferença entre os personagens?
O papel da mãe no conto.
Perceberam a mensagem do conto?
- rodas de conversa - identificar o conhecimento dos alunos sobre o conto
- Observar através das conversas qual versão do conto será escolhido.
- rodas de conversa - apresentar os livros aos alunos
.
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO
- ouvir histórias contadas pelos alunos
- rodas de conversa - acompanhar o desenvolvimento e o entendimento dos alunos.
- esclarecer pontos de dúvidas sobre os contos.
- rodas de conversa - ouvir Os Três Porquinhos de outras maneiras apresentadas pelos alunos
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
- Avaliar se as questões de aula foram cumpridas e avaliar as falhas, se houver.
- Perceber se os alunos entenderam as características dos trabalhos executados pelos porquinhos
- perceber o interesse dos alunos por outros contos através de possíveis questões e dúvidas - roda de conversa com os alunos sobre o projeto; o que foi interessante? Do que não gostaram? Houve falhas? - analisar o que os alunos aprenderam com as aulas

Distribuição e cronograma de atividades
DATA Atividades conduzidas pelo professor Tarefas individuais Tarefas em grupo Conexões com a comunidade
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
1ª aula Apresentação do prof. de Artes e explicações sobre as atividades que serão desenvolvidas e o horário das aulas – 1 vez por semana
Apresentação do projeto e explicação sobre dramatização de uma história.
Desenho livre sobre o ponto de maior interesse do aluno, sem cópia.
Distribuir os livros p/ os grupos de alunos conhecerem as diversas histórias, através das ilustrações

DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO
2ª aula Contar as opções do conto Os Três Porquinhos.
Mostrar as ilustrações.
Demonstrar a importância da leitura. Deixar os alunos folhearem os livros observando as ilustrações.
Continuação do trabalho da aula anterior. Incentivar a compra de livros sobe literatura infantil.
3ª aula
4ª aula
5ª aula
6ª aula
7ª aula
Observação e orientação do professor, se necessário. Deixar que os alunos decidam e solucionem problemas. Desenhos dos personagens escolhidos pelo aluno. Característica de cada personagem. Uso de diversos materiais.
Identificar a melhor maneira de preparar os desenhos para apresentação, junto com adereços e painéis. Recontar as histórias a partir das ilustrações para o grupo.
Contar outras histórias para o grupo.
Pesquisar qual das histórias preferem.
Dividido em grupos, cada um deles prepara sua apresentação junto com os colegas, discutem e dividem as tarefas.
Confecção dos cenários e das casas dos porquinhos do conto.
Recolhimento de material para a confecção e dramatização da história.
8ª aula
Tempo livre para brincadeiras e criação de novas histórias com os personagens.
Ensaio geral da apresentação.
9ª aula
Apresentação da história para os outros grupos da sala. Apresentação da história para outras turmas da escola.

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
10ª aula Refletir sobre o trabalho que foi desenvolvido.
Mostrar a importância da leitura. Contar a experiência da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário