sábado, 17 de março de 2012

DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57 PROJETO 

DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA
 SUMÁRIO 
• Apresentação
• Justificativa •
Objetivo Geral •
Objetivos Específicos
• Metodologia
 • Público- Alvo • Culminância
 • Referências
• Anexos
 “Uma prática de leitura que não desperte nem cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica.” (AD)

Apresentação

 A leitura é o modo mais prazeroso e eficaz de adquirir conhecimento. Não há dúvida de que existem outros meios de informações porém , a leitura possibilita uma intimidade maior com as idéias, nos ensina a pensar e é pensando que se adquire cultura.

 Justificativa

 É com intenção desse projeto, proporcionar aos nossos alunos o despertar para a leitura, onde se faz necessário uma conscientização para aprender e reconhecer que é por meio da leitura que se aprende a linguagem escrita e que isso é a condição básica para produzir textos de qualidade.

Objetivo Geral
 Desenvolver o gosto pela leitura, não só como fonte de prazer, como também compartilhar com os outros algo de que se goste.

 Objetivos Específicos:
 • Despertar no aluno o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria
. • Promover a imaginação criativa
• Tornar a aula de leitura algo que quebre a rotina diária
 • Tomar conhecimento de dados sobre a vida e obra dos autores escolhidos.
 • Sensibilizar e estimular o aluno para as artes literárias e dramatizações
. • Escolher livros para apreciar e ler.
 • Elaborar um livro com poemas preferidos fazendo ilustrações.
 • Fazer distinção entre textos poéticos dos demais tipos de textos. Metodologia:
 • Para atingir as metas , a metodologia empregada segue uma linha de ação que podem ser realizadas conforme indicado abaixo.
 • A socialização das atividades produzidas irão ser apresentadas em praça pública, onde estaremos pondo em evidência a oralidade como forma de incentivo e expressividade.
 • Além das apresentações em palco, cada escola apresentará seu stand de acordo com o que foi trabalhado durante os dias propostos pelo projeto.
 • O projeto poderá ser vivenciado e apresentado por meio de várias sugestões como : Sugestões
 • Produções de textos
 • Confecção de livrinhos
 • Ilustrações de poesias
 • Confecção de cartazes
 • Gêneros textuais diversificados
• Poemas textos em forma de teatro
• Apresentação de Paródias • Textos musicais
 • Biografia de autores diversos • Fábulas • Cineminha
• Reporteca • Danças • Literatura de Cordel • Fantoches
 • Embolada Quem ler viaja pelo mundo sem sair do lugar Público –Alvo:
 • Professores
 • Alunos
 • Comunidade escolar
 • Comunidade externa Duração do projeto: 19 a 27 de outubro de 2010 Culminância do projeto: Dia 01 de 11 de 2010
 Local de apresentação : Centro da cidade “O futuro de um país depende de homens e livros.” Outubro _2010
 PROGRAMAÇÃO
Escola Andrea Aguiar: Abertura do Projeto Fazer a Coreografia da música : Um bom Livro de Xuxa Francisca Rocha : Jogral sobre a importância da leitura (sugestão: fazer as plaquinhas com as citações ) Senador Antônio Farias: Dramatizar um poema. Padre Borges: Peça ( A linda rosa juvenil ) Antônio Emídio: Música Marmelada do sitio do Pica- pau Amarelo (alunos caracterizados) Mário Domingues : Dramatização de uma Fábula Creches : Turma do Chaves Santa Teresinha : O Buraco do Tatu (Poema de Sérgio Caparelli).Cada estrofe um aluno citando caracterizando o texto. Carlos de Lima : Ilustração do Poema (As borboletas.)Alunos caracterizados. Escola Santo Antônio: Dramatizar o poema os catadores de papel de ( Roseana Murray) . Escola Cansa Cavalo: Fantoches Escola Capivarinha : Literatura de Cordel Escola Engenho Cobras e Capivara : Embolada Escola Engenho Pitombeiras: Paródia Escola Engenho These: Textos Musicais “O melhor de cada um, garante o melhor de todos.”(AD)

 DISTRIBUIÇÕES DAS BARRACAS Escola Andréa Aguiar: Apresentar uma biblioteca Francisca Rocha : Barraca dos Gêneros Textuais Senador Antônio Farias: Biografia dos autores Padre Borges: Meninos caracterizados com de acordo com a peça Linda Rosa Juvenil. Antônio Emídio: Comidas típicas do Sítio do Pica - Pau Amarelo Mário Domingues : Barraca das Fábulas Creches : Turma do Chaves Santa Teresinha : Poema Ilustrado Carlos de Lima : Barraca dos Poemas Escola Santo Antônio: Material reciclável Escola Cansa Cavalo: Fantoches Escola Capivarinha : Cordel Escola Engenho Cobras e Capivara : Embolada Escola Engenho Pitombeiras: Paródias Escola Engenho These :Textos Musicais O conhecimento é a única realidade que se multiplica quando é dividido . Cortês,2010

 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57 PROJETO DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA ELABORAÇÃO DO PROJETO : VALDINERE ALVES COLABORAÇÃO: NEYLA FLÁVIA Apoio principal para a realização do projeto: Professores/diretores/coordenadores Equipe técnica da secretaria: Secretária de Educacação:Ivonete Eleonora Diretora de Administração: Luciana Alves Diretora de Cultura: Regina Célia Diretora de Ensino : Valdinere Alves Coordenadora do SE LIGA e Acelera: Marluce Lucas Coordenadora do Alfabetizar: Valdênia Cláudia Coordenadora da Educação Infantil: Alda Santos Coordenadora da Escola Ativa :Maria Auxicleide CORTÊS, 2010
 Secretaria Municipal de Educação de Cortês Praça 29 De Dezembro nº 57 Dia 29 de outubro :Dia Nacional do livro e da Biblioteca. “Quem tem um livro na mão ,tem mil idéias na cabeça.” OUTUBRO DE 2010

 REFERÊNCIAS ARAGÃO ,José Carlos.Quando Os Bichos Faziam Cena.Editora Planeta do Brasil - Rio de Janeiro 2005 LIMA ,Regina Villaça .Dia - a - dia do professor : Oficina de textos Belo Horizonte: Editora FAPI,2001 MORAIS, Vinícius de . A Arca de Noé.Poemas Infantis-São Paulo: Companhia das Letras,1991. MURRAY, Roseana .A Bailarina e outros poemas .1ª edição -são Paulo: FTD,2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário