SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
PROJETO
DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA
SUMÁRIO
• Apresentação
• Justificativa
•
Objetivo Geral
•
Objetivos Específicos
• Metodologia
• Público- Alvo
• Culminância
• Referências
• Anexos
“Uma prática de leitura que não desperte nem cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica.”
(AD)
Apresentação
A leitura é o modo mais prazeroso e eficaz de adquirir conhecimento. Não há dúvida de que existem outros meios de informações porém , a leitura possibilita uma intimidade maior com as idéias, nos ensina a pensar e é pensando que se adquire cultura.
Justificativa
É com intenção desse projeto, proporcionar aos nossos alunos o despertar para a leitura, onde se faz necessário uma conscientização para aprender e reconhecer que é por meio da leitura que se aprende a linguagem escrita e que isso é a condição básica para produzir textos de qualidade.
Objetivo Geral
Desenvolver o gosto pela leitura, não só como fonte de prazer, como também compartilhar com os outros algo de que se goste.
Objetivos Específicos:
• Despertar no aluno o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria
.
• Promover a imaginação criativa
• Tornar a aula de leitura algo que quebre a rotina diária
• Tomar conhecimento de dados sobre a vida e obra dos autores escolhidos.
• Sensibilizar e estimular o aluno para as artes literárias e dramatizações
.
• Escolher livros para apreciar e ler.
• Elaborar um livro com poemas preferidos fazendo ilustrações.
• Fazer distinção entre textos poéticos dos demais tipos de textos.
Metodologia:
• Para atingir as metas , a metodologia empregada segue uma linha de ação que podem ser realizadas conforme indicado abaixo.
• A socialização das atividades produzidas irão ser apresentadas em praça pública, onde estaremos pondo em evidência a oralidade como forma de incentivo e expressividade.
• Além das apresentações em palco, cada escola apresentará seu stand de acordo com o que foi trabalhado durante os dias propostos pelo projeto.
• O projeto poderá ser vivenciado e apresentado por meio de várias sugestões como :
Sugestões
• Produções de textos
• Confecção de livrinhos
• Ilustrações de poesias
• Confecção de cartazes
• Gêneros textuais diversificados
• Poemas textos em forma de teatro
• Apresentação de Paródias
• Textos musicais
• Biografia de autores diversos
• Fábulas
• Cineminha
• Reporteca
• Danças
• Literatura de Cordel
• Fantoches
• Embolada
Quem ler viaja pelo mundo sem sair do lugar
Público –Alvo:
• Professores
• Alunos
• Comunidade escolar
• Comunidade externa
Duração do projeto: 19 a 27 de outubro de 2010
Culminância do projeto: Dia 01 de 11 de 2010
Local de apresentação : Centro da cidade
“O futuro de um país depende de homens e livros.”
Outubro _2010
PROGRAMAÇÃO
Escola Andrea Aguiar: Abertura do Projeto
Fazer a Coreografia da música : Um bom Livro de Xuxa
Francisca Rocha : Jogral sobre a importância da leitura
(sugestão: fazer as plaquinhas com as citações )
Senador Antônio Farias: Dramatizar um poema.
Padre Borges: Peça ( A linda rosa juvenil )
Antônio Emídio: Música Marmelada do sitio do Pica- pau Amarelo (alunos caracterizados)
Mário Domingues : Dramatização de uma Fábula
Creches : Turma do Chaves
Santa Teresinha : O Buraco do Tatu (Poema de Sérgio Caparelli).Cada estrofe um aluno citando caracterizando o texto.
Carlos de Lima : Ilustração do Poema (As borboletas.)Alunos caracterizados.
Escola Santo Antônio: Dramatizar o poema os catadores de papel de ( Roseana Murray) .
Escola Cansa Cavalo: Fantoches
Escola Capivarinha : Literatura de Cordel
Escola Engenho Cobras e Capivara : Embolada
Escola Engenho Pitombeiras: Paródia
Escola Engenho These: Textos Musicais
“O melhor de cada um, garante o melhor de todos.”(AD)
DISTRIBUIÇÕES DAS BARRACAS
Escola Andréa Aguiar: Apresentar uma biblioteca
Francisca Rocha : Barraca dos Gêneros Textuais
Senador Antônio Farias: Biografia dos autores
Padre Borges: Meninos caracterizados com de acordo com a peça Linda Rosa Juvenil.
Antônio Emídio: Comidas típicas do Sítio do Pica - Pau Amarelo
Mário Domingues : Barraca das Fábulas
Creches : Turma do Chaves
Santa Teresinha : Poema Ilustrado
Carlos de Lima : Barraca dos Poemas
Escola Santo Antônio: Material reciclável
Escola Cansa Cavalo: Fantoches
Escola Capivarinha : Cordel
Escola Engenho Cobras e Capivara : Embolada
Escola Engenho Pitombeiras: Paródias
Escola Engenho These :Textos Musicais
O conhecimento é a única realidade que se multiplica quando é dividido .
Cortês,2010
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
PROJETO
DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA
ELABORAÇÃO DO PROJETO : VALDINERE ALVES
COLABORAÇÃO: NEYLA FLÁVIA
Apoio principal para a realização do projeto: Professores/diretores/coordenadores
Equipe técnica da secretaria:
Secretária de Educacação:Ivonete Eleonora
Diretora de Administração: Luciana Alves
Diretora de Cultura: Regina Célia
Diretora de Ensino : Valdinere Alves
Coordenadora do SE LIGA e Acelera: Marluce Lucas
Coordenadora do Alfabetizar: Valdênia Cláudia
Coordenadora da Educação Infantil: Alda Santos
Coordenadora da Escola Ativa :Maria Auxicleide
CORTÊS, 2010
Secretaria Municipal de Educação de Cortês
Praça 29 De Dezembro nº 57
Dia 29 de outubro :Dia Nacional do livro e da Biblioteca.
“Quem tem um livro na mão ,tem mil idéias na cabeça.”
OUTUBRO DE 2010
REFERÊNCIAS
ARAGÃO ,José Carlos.Quando Os Bichos Faziam Cena.Editora Planeta do Brasil - Rio de Janeiro 2005
LIMA ,Regina Villaça .Dia - a - dia do professor : Oficina de textos Belo Horizonte: Editora FAPI,2001
MORAIS, Vinícius de . A Arca de Noé.Poemas Infantis-São Paulo: Companhia das Letras,1991.
MURRAY, Roseana .A Bailarina e outros poemas .1ª edição -são Paulo: FTD,2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário