Apenas brincando
Quando eu estiver, no quarto, construindo um
edifício de blocos,
Por favor não diga que eu “estou apenas
brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Sobre equilíbrio e forma.
Quando eu estiver bem vestido, arrumando a
mesa, cuidando do bebê,
Não tenha a idéia de que eu “estou apenas
brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Algum dia eu posso ser uma mãe ou um
pai.
Quando você me vir até meus cotovelos na
pintura,
Ou ajeitando uma moldura, ou moldando e dando
forma à argila,
Por favor não me deixe ouvi-lo dizer que eu
“estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Eu estou me expressando e sendo
criativo.
Algum dia eu posso ser um artista ou um
inventor.
Quando você me vir sentado em uma cadeira
“lendo” para uma audiência imaginária,
Por favor não ria e não pense que eu “estou
apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Algum dia eu posso ser um professor.
Quando você me vir recolhendo insetos ou
colocando coisas que encontro no bolso,
Não os jogue fora como se eu “estivesse apenas
brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Algum dia eu posso ser um cientista.
Quando você me vir montando um
quebra-cabeças,
Por favor, não pense que estou desperdiçando
tempo “brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Estou aprendendo a concentrar-me e resolver
problemas.
Algum dia eu posso ser um
empresário.
Quando você me vir cozinhar ou provar
comidas,
Por favor não pense que estou aproveitando,
que é “só para brincar”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Eu estou aprendendo sobre os sentidos e as
diferenças.
Algum dia eu posso ser um “chef”.
Quando você me vir aprendendo a saltar, pular,
correr e mover meu corpo,
Por favor não diga que eu “estou apenas
brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Eu estou aprendendo como meu corpo
trabalha.
Algum dia eu posso ser um médico, uma
enfermeira ou um atleta.
Quando você me perguntar o que fiz na escola
hoje,
E eu responder: “Eu brinquei”.
Por favor não me entenda mal.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto
brinco.
Eu estou aprendendo apreciar e ser bem
sucedido no trabalho.
Eu estou preparando-me para o
amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é
brincar.
Anita Wadley
Para
descontrair... !!! Tipos
de alunos
Tem o aluno religioso: sempre que ele vem ,você diz -"pelo amor de Deus!"
Tem o aluno matemático: ele sempre te faz contar até dez pra não perder a paciência...
Tem o aluno relojoeiro: ele sempre está desmontando alguma coisa ...
Tem o aluno atleta: sempre está correndo e pulando os obstáculos...
Tem o aluno lixeiro: ele não sai do lixo, apontando os lápis ...
Tem o aluno detetive: aquele que fuça em tudo que não é dele ...
Tem o aluno músico: ele sempre está batucando na mesa ...
Tem o aluno hipocondríaco: ele sempre inventa alguma doença pra faltar ...
Tem o aluno leiteiro: ele só aparece quando chega o leite...
Tem o aluno " homem invisível": ele sempre está no meio da bagunça, mas nunca ninguém viu ...
Tem o aluno "tropa de elite" : te faz pensar em desistir todos os dias ....
Tem o aluno "gerente": cuida da vida de todo mundo ...
Tem o aluno "anticristo": ele inferniza todos os seus dias ...
Tem o aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo ...
Tem o aluno sombra: não desgruda nunca de você ...
Tem o aluno astronauta: está sempre no mundo da lua ...
Tem o aluno catavento: roda, roda, mas não chega a lugar algum ...
Tem a aluna noiva: chega sempre atrasada ...
(Retirado de um tópico da Comunidade do Orkut Trabalho com Educação...)
Tem o aluno religioso: sempre que ele vem ,você diz -"pelo amor de Deus!"
Tem o aluno matemático: ele sempre te faz contar até dez pra não perder a paciência...
Tem o aluno relojoeiro: ele sempre está desmontando alguma coisa ...
Tem o aluno atleta: sempre está correndo e pulando os obstáculos...
Tem o aluno lixeiro: ele não sai do lixo, apontando os lápis ...
Tem o aluno detetive: aquele que fuça em tudo que não é dele ...
Tem o aluno músico: ele sempre está batucando na mesa ...
Tem o aluno hipocondríaco: ele sempre inventa alguma doença pra faltar ...
Tem o aluno leiteiro: ele só aparece quando chega o leite...
Tem o aluno " homem invisível": ele sempre está no meio da bagunça, mas nunca ninguém viu ...
Tem o aluno "tropa de elite" : te faz pensar em desistir todos os dias ....
Tem o aluno "gerente": cuida da vida de todo mundo ...
Tem o aluno "anticristo": ele inferniza todos os seus dias ...
Tem o aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo ...
Tem o aluno sombra: não desgruda nunca de você ...
Tem o aluno astronauta: está sempre no mundo da lua ...
Tem o aluno catavento: roda, roda, mas não chega a lugar algum ...
Tem a aluna noiva: chega sempre atrasada ...
(Retirado de um tópico da Comunidade do Orkut Trabalho com Educação...)
Augusto Cury
1)- Corrigir publicamente:
Jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ela seja, diante dos
outros. Valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da
pessoa.
2)- Expressar autoridade com agressividade: Os que impõem sua autoridade são os que têm receio das suas próprias fragilidades. Para que se tenha êxito na educação, é preciso considerar que o diálogo é uma ferramenta educacional insubstituível.
3)- Ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança. Os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Os fracos impõem suas idéias à força, os fortes as expõem com afeto e segurança.
4)- Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações: A maturidade de uma pessoa é revelada pela forma inteligente com que ela corrige alguém. Jamais coloque limites sem dar explicações. Use primeiro o silêncio e depois as idéias. Diga o quanto ele é importante, antes de apontar-lhe o defeito. Ele acolherá melhor suas observações e o amará para sempre.
5)- Ser impaciente e desistir de educar: É preciso compreender que, por trás de cada jovem arredio, agressivo, há uma criança que precisa de afeto. Todos queremos educar jovens dóceis, mas são os que nos frustram que testam nossa qualidade de educadores. São os filhos complicados que testam a grandeza do nosso amor.
6)- Não cumprir com a palavra. As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os educandos. Cumpra o que prometer. A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.
7)- Destruir a esperança e os sonhos. A maior falha que podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens. Sem esperança não há estradas, sem sonhos não há motivação para caminhar. O mundo pode desabar sobre uma pessoa, ela pode ter perdido tudo na vida, mas, se tem esperança e sonhos, ela tem brilho nos olhos e alegria na alma.
2)- Expressar autoridade com agressividade: Os que impõem sua autoridade são os que têm receio das suas próprias fragilidades. Para que se tenha êxito na educação, é preciso considerar que o diálogo é uma ferramenta educacional insubstituível.
3)- Ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança. Os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Os fracos impõem suas idéias à força, os fortes as expõem com afeto e segurança.
4)- Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações: A maturidade de uma pessoa é revelada pela forma inteligente com que ela corrige alguém. Jamais coloque limites sem dar explicações. Use primeiro o silêncio e depois as idéias. Diga o quanto ele é importante, antes de apontar-lhe o defeito. Ele acolherá melhor suas observações e o amará para sempre.
5)- Ser impaciente e desistir de educar: É preciso compreender que, por trás de cada jovem arredio, agressivo, há uma criança que precisa de afeto. Todos queremos educar jovens dóceis, mas são os que nos frustram que testam nossa qualidade de educadores. São os filhos complicados que testam a grandeza do nosso amor.
6)- Não cumprir com a palavra. As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os educandos. Cumpra o que prometer. A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.
7)- Destruir a esperança e os sonhos. A maior falha que podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens. Sem esperança não há estradas, sem sonhos não há motivação para caminhar. O mundo pode desabar sobre uma pessoa, ela pode ter perdido tudo na vida, mas, se tem esperança e sonhos, ela tem brilho nos olhos e alegria na alma.
TEXTO
PARA REUNIÕES DE PAIS
FILHOS SÃO COMO NAVIOS
Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.
E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS.
Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.
Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um:
A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que
“QUEM AMA EDUCA”.
“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
(Içami Tiba)
Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.
E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS.
Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.
Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um:
A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que
“QUEM AMA EDUCA”.
“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
(Içami Tiba)
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