Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Uso do Porque


O por que quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo  ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplo: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplo: Vocês não comeram tudo? Por quê?
 b) Eles não me disseram o……………………… das falhas.c) Hoje eu cheguei atrasada………………….. fui ao médico.
d) Você chegou mais tarde…………………………?
e) Você acordou cedo…………………..?
f) Minha amiga está alegre……………………..tirou nota boa na prova.
g) ……………………….você já vai embora?
h)Ainda não descobrimos o   …………………………….das faltas.
1.    Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo:
- A maioria da população ainda não sabe ___________ está sem TV.
- Não há ___________ ser feliz, se não for por um grande amor.
- A falta de imagens nas TVs é um dos ___________ de muitos habitantes de Pinhalzinho dormirem mais cedo.
- ___________toda razão, toda palavra, vale nada quando chega o amor. (Caetano Veloso)
a) por que – por que- por quê – porque
b) por que – porque- por quê – por que
c) porque – porque- por que – por quê
d) por que – por quê- porquês – porque
e) por que – por que- porquês – porque

Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplo: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplo:   Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
ATIVIDADES
1) Complete as frases corretamente, utilizando os porquês.
a) …………………..você não veio à aula hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário