Tema: Brincando
com Cores e Formas
2) Objeto
Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que
vive.
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que
vive.
3)
Justificativa
Nesta fase, é importante
propiciar à criança a visualização, exploração,
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e
formas, possibilitando a criança identifica-las.
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e
formas, possibilitando a criança identifica-las.
4) Perfil do
grupo
Crianças de dois anos de
idade, participativas e curiosas em contínuo
processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
5) Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
-
Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.
- Atitudinais:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
6) Janelas:
•
Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.
7) Etapas
- Organizar as crianças em
rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as
cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo,
círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas,
observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor
preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança,
etc.).
- Realizar experiência com
anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que
observem o resultado.
- Apresentar os Blocos
Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as
seguintes perguntas para despertar sua observação: Vocês conhecem os Blocos
Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris
(Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guaxe de
cores variado o que mais chamou atenção da criança na música;
- Folhar revistas e
observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com
figuras escolhidas pelas crianças;
- Pedir aos pais que mandem
uma fruta de casa para fazer uma salada de frutas, (explicar aos pais o
objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de
frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem
de recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a
observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha:
pintar com guaxe o coração.
- Registrar a cor azul:
pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela:
pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde:
papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças
misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu;
as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre
o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas
cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris
com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guaxe
com buchinha.
- Conversar com as crianças
sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro
com areia e guache misturados, colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com
furador.
- Organizar um aquário na
sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o
peixinho;
- Explicar as crianças
quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um
peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de
cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o
objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o
peixinho para passar uma noite em sua casa;
- Realizar um sorteio em
sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam
saber quando será sua vez de levar para casa.
- Ouvir a música
“Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da
Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da
Mônica e as Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os
livros. Registro (desenho com interferência).
- Espalhar formas
geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem.
Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e
que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com
formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer
também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos
quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e
tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de
lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos
cantinhos.
cantinhos.
- Esconder em sala algumas
formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma
mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as
mesmas formas;
- Registro da figura
geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado apresentado e ao lado desenhar
seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura
geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram
apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura
geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram
apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de
sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro:
pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira
brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos
de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e
vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo
numa folha e pedi-los para desenhar um sol.
- Realizar brincadeira na
quadra: usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de
bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande
quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e
propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.
propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.
- Trabalho de registro
montando mosaico com as cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado
vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro
do círculo azul… Meninos no quadrado vermelho… Meninas com cabelo preso no
triângulo amarelo…
•
Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas.
etapas.
9)Duração
• Aproximadamente dois meses.
PLANEJAMENTO CURRICULAR
Objetivos:
•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança
respeitando sua maturidade emocional.
•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
Atividades:
•Controle dos
esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por
parte do professor.
•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
•Traçados simples: Coordenação Motora.
•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
•Traçados simples: Coordenação Motora.
•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1.Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz,
etc.
2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.
3.Permitir que a criança seja independente.
4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7.Mantê – la ocupada.
8.Levar a criança a participar das atividades de grupo
2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.
3.Permitir que a criança seja independente.
4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7.Mantê – la ocupada.
8.Levar a criança a participar das atividades de grupo
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 anos
Aproximadamente 2 anos
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
SUGESTÕES DE “COLEGAS VIRTUAIS”:
No momento, o que temos
usado bastante com os bebês é a nossa “caixinha de músicas”, que nada mais é do
que uma caixa de sapato previamente pintada com guache, bem colorida e dentro
dela colocamos alguns personagens feitos com eva da cantigas que costumamos
cantar com eles(ex: o sapo,a borboleta, joaninha,peixe..)
fizemos os bichinhos em eva, fixamos em palitos de sorvetes e usamos quando vamos cantar as canções, deixando que eles manuseiem e explorem… eles adoram.
fizemos os bichinhos em eva, fixamos em palitos de sorvetes e usamos quando vamos cantar as canções, deixando que eles manuseiem e explorem… eles adoram.
brinquedos de
sucata
pegamos algumas garrrafas pet pequenas(aquelas de 500 ml)e decoramos com fita colorida, dentro colocamos água,botões coloridos,canudos picados,lantejoulas,estrelinhas.Eles adoram.
Vcs podem propor diversas brincadeiras como: enfileirar as garrafinhas, rolar,brincar de boliche,dentre outras.
Foram decorados alguns potes com a fita colorida que eles logo começaram a fazer encaixes, e até mesmo a colocar as garrafinhas dentro.
E assim temos a possibilidade de trabalhar a questão do “dentro e fora”, “pequeno e grande” dentre outras noções de forma bem gostosa e espontânea.
As próprias crianças acabam achando usos diferentes para os brinquedos. O importante é estimular. coisa muito importante nessa idade
pegamos algumas garrrafas pet pequenas(aquelas de 500 ml)e decoramos com fita colorida, dentro colocamos água,botões coloridos,canudos picados,lantejoulas,estrelinhas.Eles adoram.
Vcs podem propor diversas brincadeiras como: enfileirar as garrafinhas, rolar,brincar de boliche,dentre outras.
Foram decorados alguns potes com a fita colorida que eles logo começaram a fazer encaixes, e até mesmo a colocar as garrafinhas dentro.
E assim temos a possibilidade de trabalhar a questão do “dentro e fora”, “pequeno e grande” dentre outras noções de forma bem gostosa e espontânea.
As próprias crianças acabam achando usos diferentes para os brinquedos. O importante é estimular. coisa muito importante nessa idade
caixa de
brinquedos
Os brinquedos podem ser organizados em caixas de papelão resistentes pintados com as cores primárias(assim vc estará trabalhando mais um tema)se quiser pode colocar as mãozinhas deles na caixa,fica uma graça. Lá na nossa sala separamos os brinquedos por categorias.
Em uma caixa condicionamos os brinquedos de sucata(confeccionados por nós),em outra os bichinhos de pelúcia e bonecas,outra com carrinhos, outra com as pecinhas de monta-tudo.
É legal essa separação pois podemos coordenar brincadeiras específicas e direcionadas, melhor do que quando os brinquedos estão todos misturados livro de músicas Fizemos um livrinho com as músicas que cantávamos em sala, ficou muito legal. O livro foi composto de 6 músicas(borboleta azul, o sapo não lava o pé,caranguejo não é peixe,peixinho,joaninha e dona aranha.
Todos os personagens forma feitos a partir da mãozinha deles… e após seguida a folha dos personagens tínhamos um folha com a letra da música explorando um tipo de material(guache,cola plástica,giz de cera…). Bom… tomara que eu consiga explicar tudo direitinho:
Os brinquedos podem ser organizados em caixas de papelão resistentes pintados com as cores primárias(assim vc estará trabalhando mais um tema)se quiser pode colocar as mãozinhas deles na caixa,fica uma graça. Lá na nossa sala separamos os brinquedos por categorias.
Em uma caixa condicionamos os brinquedos de sucata(confeccionados por nós),em outra os bichinhos de pelúcia e bonecas,outra com carrinhos, outra com as pecinhas de monta-tudo.
É legal essa separação pois podemos coordenar brincadeiras específicas e direcionadas, melhor do que quando os brinquedos estão todos misturados livro de músicas Fizemos um livrinho com as músicas que cantávamos em sala, ficou muito legal. O livro foi composto de 6 músicas(borboleta azul, o sapo não lava o pé,caranguejo não é peixe,peixinho,joaninha e dona aranha.
Todos os personagens forma feitos a partir da mãozinha deles… e após seguida a folha dos personagens tínhamos um folha com a letra da música explorando um tipo de material(guache,cola plástica,giz de cera…). Bom… tomara que eu consiga explicar tudo direitinho:
1 página… o sapo:
colamos dois círculos um verde
e outro vermelho(para fazer a boca do sapo) e dobramos ao meio(a parte vermelha
pra dentro).os olhos fizemos com os dedinhos em folha sulfite com
guache(primeiro verde, e depois um pinguinho de preto). colamos os olhos na
parte superior do círculo e fixamos na folha sulfite. carimbamos por fim as
mãozinhas uma em cada lado,simbolizando as perninhas do sapo.na folha seguinte,
pintamos com giz de cera verde… e colamos a letra da música(que foi digitada no
computador,mas vc pode fazer a mão se preferir).
2 página: joaninha
fizemos o corpo da joaninha
com papel camurça vermelho, e as pintinhas foram feitas com os dedinhos com
cola colorida preta.
a folha com a letra da música foi feita com guache vermelho, que eles pintaram livremente.
a folha com a letra da música foi feita com guache vermelho, que eles pintaram livremente.
3 pagina: peixinho
o peixinho foi
feito com o carimbo da mão em guache amarelo…
colocamos o olho e a boquinha em guache também.
a folha com a letra da música foi pintada com esponjado de guache amarelo.
colocamos o olho e a boquinha em guache também.
a folha com a letra da música foi pintada com esponjado de guache amarelo.
4 página: borboleta azul:
fizemos um molde do corpinho da borboleta em cartolina branca, que foi
pintado com guache amarelo. colamos um pedaço de lã preta para fazer as
anteninhas. e fizemos o rostinho com hidrocor preto.
as asas foram feitas com as mãozinhas uma de cada lado com guache azul.
a folha com a letra foi decorada com guache azul… com o pincel grosso.
as asas foram feitas com as mãozinhas uma de cada lado com guache azul.
a folha com a letra foi decorada com guache azul… com o pincel grosso.
5 página : caranguejo
primeiro
fizemos um círculo com a cartolina branca que foi pintado de laranja pelas
crianças.com papel dobradura vermelho,fizemos as garrinhas.(foi de cabeça
gente, então não tenho molde…rs). colamos as garrinhas no círculo e depois
fixamos no sulfite.
pintamos 3 dedinhos das mãozinhas deles e carimbamos dos dois lados.
Fizemos os olhinhos com os dedinhos carimbando com guache preto, e a boquinha com hidrocor preto.tá dando pra visualizar??
pintamos 3 dedinhos das mãozinhas deles e carimbamos dos dois lados.
Fizemos os olhinhos com os dedinhos carimbando com guache preto, e a boquinha com hidrocor preto.tá dando pra visualizar??
a pagina com a letra da música foi feita com colagem de papel dobradura
Lara
6 e última página: aranha.
foi cortado um
círculo de color set preto e colado no sulfite.
fizemos os olhinhos carimbando com os dedinhos em branco e depois colocando o preto por cima. e a boquinha com o vermelho…tudo com guache.
As patas foram feitas com os quatro dedos pintados da mão… sem pintar a palma inteira apenas os dedinhos mesmo(isto serve para o caranguejo também ok?).
A folha com a letra da música com giz de cera preto.
fizemos os olhinhos carimbando com os dedinhos em branco e depois colocando o preto por cima. e a boquinha com o vermelho…tudo com guache.
As patas foram feitas com os quatro dedos pintados da mão… sem pintar a palma inteira apenas os dedinhos mesmo(isto serve para o caranguejo também ok?).
A folha com a letra da música com giz de cera preto.
A capa foi
feita com as mãozinhas carimbadas na frente.*(a folha com a letra da joaninha
pode ser feita com cola colorida vermelho também… fica lindo).* vc pode fazer
uma introdução ou colocar ao final do livrinho, uma pequena descrição do
projeto.
* colocamos uma borda nas folhas dos personagens(verde no sapo,laranja no caranguejo,azul no peixe,dourado na borboleta..etc) fica ao seu critério…
* colocamos uma borda nas folhas dos personagens(verde no sapo,laranja no caranguejo,azul no peixe,dourado na borboleta..etc) fica ao seu critério…
Nenhum comentário:
Postar um comentário