Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Educação Artística


Ensino Fundamental I - Educação Artística


1º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 1 • Linguagens artísticas – Arte Rupestre.
• Elementos da linguagem visual: ponto, linha e
plano.
• Cores primárias e secundárias.
• Pontilhismo. • Uso das cores como forma de expressão,
pensamento estético e comunicação.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos elementos da composição visual
como instrumento de leitura diante das
manifestações artísticas.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento
de potencialidades: percepção, intuição,
reflexão, investigação, sensibilidade,
imaginação, curiosidade e flexibilidade. • Respeito às diferenças.
• Respeito à própria produção e à do outro.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à iniciativa própria e alheia.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Valorização do silêncio diante da concentração.
• Cuidado na utilização dos materiais de trabalho e organização pessoal.
• Valorização da linguagem artística para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.

BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 2 • Composição - recorte e colagem: superposição,
preenchimento de espaços, figura-fundo,
planificação, etc.
• Forma e textura.
• Impressionismo e a cor.
• Arte Indígena. • Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos elementos da composição visual como
instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento de
potencialidades: percepção, intuição, reflexão,
investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
• Observação da diversidade cultural e artística indígena.
• Uso dos recursos utilizados pelos impressionistas
(ex. luz e cor) como forma de expressão, pensamento estético e comunicação. • Respeito às diferenças.
• Respeito à própria produção e à do outro.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Valorização do silêncio diante da concentração.
• Cuidado na utilização dos materiais de trabalho e organização pessoal.
• Valorização da linguagem artística para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


3º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 3 • Arte abstrata e figurativa.
• Cores complementares e análogas (sugestão:
disco das cores).
• Arte: manifestações populares (influência européia e africana).
• Jogos dramáticos. • Observação da linha nas manifestações artísticas figurativas e abstratas.
• Observação e uso das cores como forma de expressão, pensamento estético e
comunicação.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos recursos cênicos, por meio de ações
inventivas no estímulo do improviso e das
referências adquiridas. • Respeito a própria produção e à do outro.
• Desenvolvimento da capacidade de
aceitação da opinião do grupo.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Desenvolvimento da criatividade. Produção individual e em grupo.


4º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 4 • Modernismo
• Sugestão: Tarsila do Amaral, Cândido
Portinari, Anita Malfati.
• Dramatização: expressão corporal. • Utilização da forma, cor e expressão na Arte Moderna.
• Uso de recursos cênicos, por meio de ações
inventivas, no estímulo do improviso e das
referências adquiridas.
• Observação da diversidade cultural por meio
de leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural. • Respeito à própria produção e à do outro.
• Desenvolvimento da criatividade.
• Respeito às diferenças.
• Valorização da linguagem artística como
forma de expressão. Produção individual e em grupo.






Este Blog
Link daqui
A web













Nenhum comentário:

Postar um comentário