CONSELHOS DE CLASSE
O conselho de classe é órgão colegiado de natureza deliberativa em assuntos
didáticos – pedagógicos, tendo por objetivo avaliar o processo
ensino-aprendizagem na relação direção – professor – aluno e os procedimentos
adotados em cada caso.
A última instância de decisão na Unidade Escolar é o Conselho de Classe. A
Instância imediatamente superior é o órgão regional representativo da
Secretaria de Estado da Educação e Inovação aqui em Videira a 9ª GEREI -
Gerência Regional de Educação e Inovação.
O Conselho de Classe tem por finalidade:
a) Estudar e interpretar os dados da aprendizagem na relação com o trabalho do
professor, na direção do processo ensino-aprendizagem, proposto pelo Projeto
Político-Pedagógico;
b) Acompanhar e aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem bem como
diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valores;
c) Avaliar os resultados e da aprendizagem do aluno, na perspectiva do processo
de apropriação do conhecimento, da organização dos conteúdos e dos
encaminhamentos metodológicos da prática pedagógica.
O Conselho de Classe é constituído por representantes de todos os segmentos da
comunidade escolar.
A coordenação do Conselho de Classe em planejamento, execução, avaliação e
desdobramento estarão a cargo dos Especialistas em Assuntos Educacionais
juntamente com a Direção.
O Conselho de Classe reunir-se-á ordinariamente em cada bimestre, em datas
previstas no Calendário Escolar, a extraordinariamente, sempre que um fato
relevante assim o exigir em prejuízo do referido calendário.
Nas reuniões do Conselho de Classe será lavrado em ata para Registro, divulgação
ou comunicação aos interesses.
Este Projeto estabelece a forma de funcionamento do Conselho de Classe.
Atribuições do Conselho de Classe
a) Emitir parecer sobre assuntos referentes ao processo ensino-aprendizagem,
decidindo pela revisão da nota ou anulação e repetição de testes, provas e
trabalhos destinados a avaliação do rendimento escolar em que ocorram
irregularidade ou dúvidas por parte dos alunos, pais ou responsáveis, quanto
aos resultados obtidos.
b) Analisar o pedido de reconsideração dos pareceres emitidos pelo Conselho de
Classe nos casos relacionados no item anterior e, esgotadas todas as
possibilidades de solução para o problema, consultar a instância superior
imediata para a decisão final.
c) Avaliar as atividades docentes e discentes, possibilitando replanejamento
dos objetos e das estratégias de execução da programação, com vistas à melhoria
do processo ensino-aprendizagem.
d) Responsabilizar o professor de cada disciplina, ao término do Conselho de
Classe, pelo preenchimento do documento de avaliação e freqüência, adotado pela
rede estadual de ensino a ser entregue na Secretaria da Unidade Escolar;
e) Propor medidas para melhoria do aproveitamento escolar, integração e
relacionamento dos alunos na turma;
f) Estabelecer planos viáveis de recuperação contínua e paralela dos alunos, em
consonância com o Plano Político Pedagógico da Unidade Escolar.
g) Assegurar a elaboração e execução dos planos de adaptação de alunos
transferidos, quando se fizer necessário, atendendo a legislação específica.
Pauta do Conselho de Classe
Item 1 – Auto-avaliação do professor:
Relato breve
Como colocou em prática as linhas de ação comuns propostas no bimestre:
Em que avançou, que dificuldades teve;
Que inovações na metodologia ou avaliação conseguiu pôr em prática;
A que causas atribuíram o sucesso ou a falha nas tentativas que fez;
Como está fazendo a recuperação paralela.
Item 2 – Análise diagnóstica das turmas:
A análise das turmas deve apontar causas, ou ao menos, sugerir hipóteses de
causas dos problemas que o grupo apresenta, para que se possam propor ações
concretas ou atitudes que podem produzir as modificações desejadas.
Item 3 – Linhas de ação ou ações concretas:
Definir o que vamos fazer em decorrência das necessidades apontadas na Análise
da Turma.
Item 4 – Alunos para serem alertados e/ou encaminhados para acompanhamento
especial:
Problemas disciplinares;
Cumprimento das normas previstas no P.P.P.;
Freqüência às aulas;
Dificuldades de relacionamento com a classe;
Pouco interesse e dedicação;
Dificuldades de aprendizagem.
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