TRABALHANDO COM LETRAS, PALAVRAS E TEXTOS
No trabalho em classes de alfabetização não existe uma ordem fixa em que
as coisas têm de ser feitas. Os alunos não aprendem aos pedaços, um item depois
do outro, do mais fácil para o mais difícil. Pelo contrário, eles aprendem
fazendo muitas relações entre tudo o que faz parte do que chamamos de campo
conceitual da alfabetização. O que vem a ser isso? É um conjunto de situações
que dão sentido aos atos de escrever e ler. Por isso eles aprendem escrevendo e
lendo. Para que isso aconteça, o professor deve propor diariamente atividades
que envolvam letras, palavras e textos. Não pode se enganar achando que se está
trabalhando com textos já está naturalmente trabalhando com palavras e letras. Durante
o processo de alfabetização o professor deve criar situações didáticas que
permitam aos seus alunos pensar sobre a escrita e deve estar atento às
especificidades do trabalho com letras, com palavras e com textos. Seus
objetivos para os três não são os mesmos e todos são igualmente importantes.
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