SEQUENCIA DIDÁTICA COM A CANTIGA: O
CRAVO BRIGOU COM A ROSA
1º Dia:
Problematizarão e sensibilização/Ética
1.     Conversa
na rodinha sobre música: com as crianças em círculo questionar:
       Vocês
gostam de música?
       Gostam
de cantar?
       Gostam
de dançar?
       Que
músicas conhecem?
       Gostam
de brincar de roda?
       Com
quais músicas gostam de brincar de roda?
       Se
sabem o que são cantigas de roda e quais cantigas de roda conhecem?
       Pedir
para que as crianças que quiserem cantem algumas cantigas conhecidas e brinquem
com os colegas.
       Ilustração
do cravo (papel crepom, lápis de cor amarelo)
2.     Apresentar
a proposta de trabalho para as crianças:
       Falar
que vai desenvolver com elas um projeto com muitas atividades com as cantigas
de roda e que elas poderão participar de diversas e gostosas brincadeiras. Dar
exemplos das atividades;
       Trabalhar
com a música: O cravo brigou com a rosa
       Colocar
a letra da cantiga no cartaz (papel AP) com letras garrafais;
       Cantar
e brincar com as crianças;
2º Dia:
cantar/brinacar/interpretar/ética: violência
       Escrever
a letra da música no papel AP com letras garrafais e cantar com as crianças
várias vezes realizando com elas os movimentos ou gestos presentes na cantiga;
       Conversa
na rodinha: Interpretação oral da música: fala do que? Quem são os personagens
que aparecem na musica? O que aconteceu entre eles? É correto brigarmos uns com
os outros? Como foi que o cravo e a rosa saíram da briga?
(trabalhar com as crianças a questão da violência e
suas conseqüências na vida das pessoas);
       Trabalhar
com a palavra: CRAVO – refletindo: quantas letras tem na palavra? Quantas
sílabas? Quantas vogais? Quais as vogais? Qual a letra final? Qual a letra
inicial? 
      
Trabalhar com a inicial da palavra
CRAVO – a letra: C:  coordenação motora
(desenhar a letra com giz no chão e pedir para que as crianças percorram o seu
traçado; cada criança fazer o traçado do C na caixa da areia;
3º DIA: cantar/brincar/arte/pesquisar
       Cantar
e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);
       Continuar
trabalhando com a inicial da palavra CRAVO – a letra: C: 
- fazer o traçado da letra com tinta guache;
- fazer o traçado da letra usando barbante;
       Atividade
de pesquisa sobre insetos (pesquisar coletiva: em revistas e livros gravuras de
insetos, recortar com tesoura e colar;
    
4º DIA: cantar/ brincar/andar/ler/escrever
       Cantar
e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);
       Destacar
novamente o nome da cantiga: O CRAVO E A ROSA – Questionar:
Além do cravo, qual é a outra flor?
       Trabalhar
com a palavra: ROSA (quantas letras? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quais
(revisar o A e o O contextualizando) Qual a última letra? Qual a 1ª letra da
palavra ROSA/
       Trabalhar
com a inicial da palavra ROSA: R – fazer um a um na caixa de areia com o dedo;
fazer movimento de coordenação motora caminhando sobre o traçado da letra
desenhado no  chão;
       Trabalhar
com: circular as palavras iniciadas pela letra R – trabalhar com a forma
geométrica: círculo;
5º DIA:
       Cantar
e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);
       Arte:
pintar a letra R de rosa com guache e pincel (usando a cor rosa);
       Fazer
o traçado da letra R com barbante;
       Questionar:
Quantas flores aparecem na cantiga? Trabalhar o numeral 2 de várias maneiras a
partir desse contexto;                         
      
Ilustração de uma rosa para a mamãe
com bolinhas de papel crepom;
6º DIA: CANTAR E BRINCAR/SERES VIVOS
       Cantar
e brincar com a letra da música;
       Questionar:
O que são: CRAVO E ROSA? São...
       Trabalhar
seres vivos (vegetais e animais);
       Trabalhar
com a exibição de imagens de vários vegetais e animais (ir mostrando e
explorando oralmente com as crianças – usando o computador ou a TV);
      
Pesquisa/recorte e colagem de
gravuras de animais e vegetais (misturar diversas gravuras de animais e
vegetais e pedir para que as crianças separem o que é vegetal do que é animal e
colem em cartaz (um cartaz para cada tipo));
                          7º DIA: CANTAR E
BRINCAR/PESQUISA/IDENTIFICAÇÃO DE LETRA
       Cantar
e brincar com música:
       Contar
a música do cravo e a rosa em forma de história;
       Pedir
para que as crianças ilustrem as estrofes da musica com desenho;
       Recordando
o trabalho com a letra: R -  inicial da
palavra ROSA – pesquisa/recorte e colagem de palavras com iniciadas com a letra
R;
       Preparação
de coreografia e ensaios para apresentação;
                        8º DIA:
CANTAR/BRINCAR/REPRESENTAR
       Cantar
e dançar com a música;
       Preparação
de coreografia e ensaios;
       Avaliação
das atividades junto às crianças;
·        
Avaliação da proposta junto ao
coletivo da escola.
CULMINÂNCIA DA SEMANA: APRESENTAÇÃO DA CANTIGA NO
CIRANDÊ
OUTRAS SUGESTÕES:
Muito boa a sequência didática. Parabéns pró. as crianças amaram o trabalho,
ResponderExcluirprincipalmente o traçado da letra utilizando a caixa de areia
Muito boa a sequência didática
ResponderExcluir