SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DE CORTÊS
PRAÇA 29 DE
DEZEMBRO S/N
RESPEITO A DIVERSIDADE NA ESCOLA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
1. INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
5.1 ESPAÇO FISÍCO
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
5.1 ESPAÇO FISÍCO
5.2 MATERIAL NECESSÁRIO
5.3 MEIO DE COMUNICAÇÃO
5.4 TEMPO NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
5.5 NÚMERO E DESCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES
6. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA
7. REFERÊNCIAS
6. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA
7. REFERÊNCIAS
1.
INTRODUÇÃO
O projeto tem como
finalidade ampliar as informações sobre o tema proposto, assim como reforçar as
questões voltadas ao universo masculino e feminino. Um dos grandes problemas
enfrentados nas Unidades Escolares é a falta de metodologias inclusivas, onde
valorize o aluno de forma equânime e adequada, independente de seu gênero ou de
sua orientação sexual.
2. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
2. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
O projeto sobre diversidade na escola traz possibilidade dos
professores informarem, refletirem e orientarem, não só os alunos, mas também
toda a comunidade escolar, sobre valores éticos importantes, como respeito e
exercício da cidadania plena.
Muitas vezes a escola
adota e reproduz tais valores e, assim, intensifica a exclusão dos indivíduos
que apresentam comportamentos que fogem ao padrão cultural vigente. Como
conseqüência, acontece um aprofundamento da exclusão dos jovens, que por não se
identificarem com esses códigos, acabam abandonando a escola.
3. JUSTIFICATIVA
3. JUSTIFICATIVA
A escola precisa levar as crianças a construir uma boa imagem de
si mesmas e a resgatar a construção da identidade brasileira uma proposta
pedagógica condizente com a realidade da clientela, educando a criança a
conviver com as diferenças formando para a autonomia moral e intelectual, para
isso acontecer é necessário trabalharmos valores tais como; respeito,
tolerância, solidariedade, justiça, honestidade e cooperação.
Acreditamos que a educação voltada para valores e atitudes
propicia ao aluno fortalecer-se como sujeito social e cidadão. Faz-se
necessário criar um espaço para discussão, reflexão e pesquisa de temas
relacionados ao nosso cotidiano. A educação tem o compromisso com a formação de
uma geração e com a construção de um país.
4. OBJETIVOS
4. OBJETIVOS
4.1
Geral
Estimular intervenções individuais e coletivas
contra atitudes preconceituosas.
4.2 Específicos
4.2 Específicos
·
Reconhecer a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade
brasileira e identificar, respeitar, criticar e repudiar todas as formas de
relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.
• Questionar práticas, posturas, princípios e valores presentes no ambiente escolar que reproduzem e legitimam as hierarquias sexuais, naturalizando a norma heterossexual e tornando invisíveis outras possibilidades de manifestação das sexualidades.
• Estimular o respeito à diversidade.
• Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
• Reunir os pequenos em uma roda abrir espaço para conhecê-los melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem. A conversa deve ser franca e o diálogo aberto.
• VÍDEOS E CONTOS A contação de histórias merecem lugar de destaque na sala de aula. Ela é o veículo com o qual as crianças podem entrar em contato com um universo de lendas e mitos e enriquecer o repertório. Textos e imagens que valorizam o respeito às diferenças.
• MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS - A música desenvolve o senso crítico e prepara as crianças para outras atividades. Conhecer músicas em diferentes línguas, e de diferentes origens, é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. E isso se aplica a todas as formas de Arte.
• Diversas atividades: discussões, debates e produção de textos a partir da projeção de vídeos; seminários e apresentações de pesquisas e produções em sala de aula; trabalhos com letras de música que retratam questões relativas a preconceito e discriminação; trabalhos utilizando diferentes linguagens visuais, como vídeo, fotografia, iconografia; e confecção de cartazes, desenhos, charges, e histórias em quadrinhos etc..
5.1 Espaço Físico
Será realizado na Escola
5.2 Materiais necessários
• Papel
• Tesoura
• Tinta
• Fotografias
• Cartolina
• Lápis
• Borracha
• Caneta
• Pincel
• Caderno de anotações
• Questionário de diagnostico
5.3 Meio de comunicação
• Computador
• Aparelho de som
• Televisor
• DVD E CD
• Jornal
• Revista
• Livros didáticos e de Literatura
• Mural
• Filmes
5.4 TEMPO NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
a) Planejamento com duração de 8:00
b) Execução de um ano (será trabalhado durante todo ano dependendo da necessidade do dia-a-dia)
5.5 Número de Descrição dos participantes
• Alunos do quinto ano
• Professoras e funcionários em geral
• Todas as disciplinas (interdisciplinaridade)
• Diretora,
• Coordenadora pedagógica
• Secretária
• Pais
• Psicóloga
• Médico
• Advogado
• Dirigentes de Igreja (pastores, padres)
6. AVALIAÇÃO
Será feita através da participação e interesse dos alunos e participantes.
7. REFERÊNCIAS
• Questionar práticas, posturas, princípios e valores presentes no ambiente escolar que reproduzem e legitimam as hierarquias sexuais, naturalizando a norma heterossexual e tornando invisíveis outras possibilidades de manifestação das sexualidades.
• Estimular o respeito à diversidade.
• Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
• Reunir os pequenos em uma roda abrir espaço para conhecê-los melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem. A conversa deve ser franca e o diálogo aberto.
• VÍDEOS E CONTOS A contação de histórias merecem lugar de destaque na sala de aula. Ela é o veículo com o qual as crianças podem entrar em contato com um universo de lendas e mitos e enriquecer o repertório. Textos e imagens que valorizam o respeito às diferenças.
• MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS - A música desenvolve o senso crítico e prepara as crianças para outras atividades. Conhecer músicas em diferentes línguas, e de diferentes origens, é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. E isso se aplica a todas as formas de Arte.
• Diversas atividades: discussões, debates e produção de textos a partir da projeção de vídeos; seminários e apresentações de pesquisas e produções em sala de aula; trabalhos com letras de música que retratam questões relativas a preconceito e discriminação; trabalhos utilizando diferentes linguagens visuais, como vídeo, fotografia, iconografia; e confecção de cartazes, desenhos, charges, e histórias em quadrinhos etc..
5.1 Espaço Físico
Será realizado na Escola
5.2 Materiais necessários
• Papel
• Tesoura
• Tinta
• Fotografias
• Cartolina
• Lápis
• Borracha
• Caneta
• Pincel
• Caderno de anotações
• Questionário de diagnostico
5.3 Meio de comunicação
• Computador
• Aparelho de som
• Televisor
• DVD E CD
• Jornal
• Revista
• Livros didáticos e de Literatura
• Mural
• Filmes
5.4 TEMPO NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
a) Planejamento com duração de 8:00
b) Execução de um ano (será trabalhado durante todo ano dependendo da necessidade do dia-a-dia)
5.5 Número de Descrição dos participantes
• Alunos do quinto ano
• Professoras e funcionários em geral
• Todas as disciplinas (interdisciplinaridade)
• Diretora,
• Coordenadora pedagógica
• Secretária
• Pais
• Psicóloga
• Médico
• Advogado
• Dirigentes de Igreja (pastores, padres)
6. AVALIAÇÃO
Será feita através da participação e interesse dos alunos e participantes.
7. REFERÊNCIAS
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