Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PROJETO: "SEM SAÚDE NÃO A VIDA".




“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.



Projeto; “Sem saúde não a vida”.
Período: 12 à 21/05/2011
Duração: 02 semanas
Clientela: 06 meses a 04 anos e 11 meses

JUSTIFICATIVA

Fornecer aos alunos a conscientização da necessidade de ter alguns cuidados para conservar a saúde e a compreensão do que a higiene, o cuidado que devemos ter como limpeza e bons hábitos, levando a criança a reconhecer o dever de manter o corpo limpo e asseado para evitar doenças e mau cheiro. E que, além disso, devemos ter certos cuidados com a alimentação da higiene do ambiente em que vivemos. Utilizando recursos para a criança desenvolver esses hábitos de forma prazerosa.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar os alunos a importância da higiene, cuidando do seu corpo, dando orientação básica do auto - conhecimento e da higiene pessoal, garantindo sua boa aparência e saúde.

OBJETIVOS INSTRUCIONAIS

Reconhecer a necessidade de cuidar do corpo;
Criar noções e hábitos de higiene;
Conhecer o próprio corpo e cuidar do mesmo, conscientizando a higiene corporal;
Desenvolver hábitos de higiene;
Conscientizar as crianças dos cuidados que nosso corpo necessita para conservar a saúde;
Desenvolver noções de cuidados com os alimentos e com nossa alimentação;
Compreender o conceito de higiene e saúde;
Estimular a linguagem, oral, o raciocínio e atenção;
Esclarecer a importância das vacinas;
Conhecer e fazer uso diário dos amigos da higiene;
Reconhecer as cores;
Desenvolver a coordenação através de massa de modelar;
Identificar produtos usados para realizar higiene pessoal e do ambiente;
Desenvolver atividades que envolvam expressão corporal;
Estimular à criança a importância da higiene bucal reconhecendo os objetos para realização da higiene;
Estimular a criatividade e a imaginação;

CONTEÚDOS

Higiene corporal e bucal;
Coordenação motora;
Cores primárias;
Figuras geométricas;
Noções de igualdade;
Esquema corporal;
Brincadeiras de rodas;
Medidas de tamanho grande e pequeno;
Modelagem;
Percepção auditiva e visual;
Higiene corporal e bucal;
Pintura;

METODOLOGIA

Conversas informais sobre o tema;
Cumprimentar as crianças, recebendo carinhosamente;
Com o espelho mostrar aos alunos as parte do corpo, nomeando cada uma e ensinando como cuidá-la;
Através de brincadeiras, ensinar a maneira correta de tomar banho desligando o chuveiro na hora de passar a bucha no corpo;
Orientar as crianças sobre a higiene bucal, quanto e como escovar os dentes para evitar cárie;
Conceituar as normas de higiene no ambiente onde vivemos;
Apresentar embalagens variadas de materiais de higiene pessoal e manuseá-la;
Apresentar as crianças os amigos da higiene tais: shampoo, sabonete, creme dental, escova dental, bucha;
Confecção de mural de higiene;
Trabalhar as figuras de geometria com encaixe e atividade de fixação;
Desenvolver a imaginação através da oralidade com a leitura de livros variados;
Mostrar a importância da vacina apresentado o cartão de controle da vacinas;
Elaborar historia com fantoches no decorrer do projeto;
Dramatizar situações;
Recorte e colagem de rotulo de produtos de higiene;
Leitura, embalagem, rótulos, placas;
Assistir filme;

CULMINÂNCIA

O produto final será uma conscientização das normas de higiene corporal, limpando ouvidos, cortando unhas, lavando os cabelos e tomando banho, também foi ministrada uma palestra sobre “Higiene bucal” e uma dramatização infocando a importância da vacinação encerrando com a dentista fazendo escovação em todas as crianças deste estabelecimento.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento do projeto e será feita através da observação das professoras que levará em considerações;
O interesse dos alunos pelo tema, a participação oral e corporal, a criatividade e espontaneidade e capacidade de atenção e envolvimento.

MATERIAL DE APOIO

Tesoura; Bucha; Shampoo; Sabonete; Gravuras; Rótulos e embalagens; Tinta guache; Televisão; Vídeo; Filmes; Aparelho de som; Cola; Cartolinas; Papel Pardo; Brinquedos; Lápis de cor; Revistas, jornais e livros;

RECURSOS HUMANOS

Todo corpo docentes e discentes, pais, comunidade do bairro, profissionais da saúde.

BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de Leite, Uberlândia _ MG, Editora Gráfica Claranto Ltda., 5ª ed. Março 2005.
RADISPEL, Maria Alfabetização Sem Segredo. Eventos Escolares. Vol. De Março.




Nenhum comentário:

Postar um comentário