SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
RELATÓRIO
FINAL
O coordenador pedagógico é segundo
Freire (1982, p. 95 um educador e, se ele é um educador, ele não escapa na sua
prática a esta natureza epistemológica da educação.Tem a ver com
conhecimento,com a teoria do conhecimento.O coordenador pedagógico precisa
focar seu olhar nessa relação entre professor e o estudante e entender que, às
vezes, alguns professores não sabem como se constrói o conhecimento.Torna-se
fundamental então que o coordenador aja como professor, ajudando os professores
na compreensão de sua educativa. Por isso uma das principais funções da
coordenação pedagógica é o processo de Formação Continuada dos docentes. Segundo
Christov (2003) a Formação Continuada é importante pois , os conhecimentos se
atualizam a cada instante e é preciso que existam momentos para reflexão sobre
a prática docente, oferecendo subsídios para que os professores consigam, por
sua vez, facilitar a aprendizagem de seus alunos. As atribuições de uma coordenação são:
a)Articular com os membros
da equipe gestora, os processos pedagógicos, mediando a interlocução entre os
diferentes atores da Unidade Educacional e os responsáveis pela política
educacional do município, o projeto político-pedagógico da Unidade Educacional
e da prática docente, com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
b)Elaborar proposta de trabalho, definindo
objetivos, estratégias e metas de acordo com a proposta pedagógica da Unidade
Educacional.Elaborar, junto aos professores e direção, estratégias de ensino e
aprendizagem, buscando um bom desempenho acadêmico de todos os estudantes.
d)Planejar, acompanhar e avaliar periodicamente,
junto aos professores,as ações didático-pedagógicas da/na Unidade Educacional e
coordenar os encontros de planejamento previstos no calendário escolar.
e)Orientar
pedagogicamente os professores, organizando atividades de formação continuada e
socialização de experiências na Unidade Educacional.Coordenar os processos de
avaliação e emissão de relatórios, em caso de classificação e reclassificação
dos estudantes, de acordo com Instrução Normativa da Secretaria de Educação,
Cultura e Desporto.
f)Coordenar
e sistematizar os Conselhos de Ciclo como instância avaliativa do desempenho
dos estudantes e da prática pedagógica dos professores. Analisar, junto à
equipe gestora e docentes da Unidade Educacional, o resultado de avaliações
internas e/ou externas à Unidade, elaborando relatórios do desempenho das
turmas, como objeto de redirecionamento das práticas pedagógicas.
g)Mediar, junto à
equipe gestora, a orientação pedagógica aos pais e/ou responsáveis, aos
estudantes, professores, e componentes da Unidade Educacional.Participar da
formação continuada,encontros de coordenadores e grupos de estudo.
h) No
caso das Creches, orientar e apoiar os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil
na implementação de atividades pedagógicas junto às crianças.
Enquanto Secretaria de Educação
o ano de 2011 superou 2009 e 2010
em relação a quantidade de formações e apoio pedagógico tanto aos professores
como ao coordenadores pedagógicos. Foi um ano de investimento para professores
das modalidades citadas abaixo:
·
Escolas Campesinas
·
Educação
de Jovens e Adultos
·
Educação
Infantil
·
Alfabetizar Com
Sucesso
·
Ensino
Fundamental 1º ano ao 9º e Médio
·
Merendeiras
·
Agentes
Administrativos
Realmente foi Formação Continuada . Além das 3 formações
em rede que ocorreram nos meses de março, julho e setembro , durante os meses a diretoria de
ensino junto a equipe pedagógica
desenvolveu as FOCOS bem como, Encontros Pedagógicos para trabalhar os
descritores do SAEPE para a modalidade 1º ao
5º ano . Já o pessoal de 6º ano ao 9º receberam apoio de materiais. Apesar
de tão pouco tempo conseguimos realizar
várias atividades educativas onde
destaca-se: Elaboração e desenvolvimento de projetos didáticos vivenciados em
praça pública e nas escolas os
quais podemos citar :
Educação na
Folia onde
as escolas municipais levaram os
estudantes para as principais ruas da cidade
onde cada uma escola apresentaram
suas alegorias sendo um dia para a
Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental.Enfim foi muito dinamizado trazendo a população a participação.
O Projeto Meio Ambiente Em Ação: Em Defesa
Pela Natureza,que
teve como
Justificativa:Apresentar
projeto em praça pública com o objetivo de inserir alunos,familiares e
autoridades no processo ensino aprendizagem interagindo Meio Ambiente, Saúde e
Educação.
Objetivo geral :Despertar
a consciência ecológica nas crianças, no intuito de compreender a importância
do equilíbrio entre o homem e seu meio ambiente de modo que a teoria se
converta em atitudes significativas.
O Projeto Folclore foi vivenciado nas escolas cada uma de acordo com a sua clientela. O
Qual teve como objetivo:Resgatar as tradições nordestinas,
assumindo o papel de co-responsável na transmissão desta cultura, expressando
as riquezas do nosso folclore norteada pelas atividades de respeito e
valorização quanto a preservação da cultura popular.
O Projeto Criança Feliz foi
um projeto bastante significativo pois o mesmo atraiu toda a comunidade escolar
e externa nas apresentações no centro da
cidade culminando com um show de Patati
e Patatá. O Projeto teve como Justificativa
:Chamamos de cultura aquilo que está ao redor do ser humano,tudo que ele viu,
ouviu e compreendeu ao longo de sua vida e é nesse contexto que este projeto
visa favorecer a autoestima das crianças e a valorização de sua identidade cultural,oferencendo-lhes o
lazer de forma organizada, interagindo
com os pais,os profissionais da educação e a
comunidade local, abordando conteúdos didáticos /pedagógicos como: artes
visuais e plásticas, linguagem oral, teatro com fantoches, expressão corporal e
linguagem musical, literatura infantil e
dramatizações.Sendo assim, mais do que aprender sobre a cultura, o que
destacamos é a possibilidade de aprender com a cultura,cultura com espaço de
significações e ressignificações. O
objetivo do projeto foi: Promover atividades extra-classe visando
oportunizar o lazer,a relação interpessoal e sociocultural das crianças,bem
como,sua participação nas atividades
lúdicas fazendo-as apropriar-se do uso adequado das produções culturais.
O
Projeto Patriotismo foi realizado em setembro : Desfile Cívico das
Escolas Municipais que teve como Justificativa: Tendo
em vista a importância do patriotismo e o grave problema da falta de
patriotismo, trabalharemos este tema com o intuito de resgatar o debate e a
discussão sobre civismo e
cidadania,valores estes que aos poucos estão se perdendo . Esse é o
objetivo do projeto Patriotismo que a Secretaria Municipal de Educação de
Cortês, está desenvolvendo visando sua culminância no dia 07 de setembro
representado por um grande desfile nas principais ruas da cidade com todas as escolas públicas do município ,abrangendo
alunos da educação infantil ao ensino Fundamental , o projeto busca despertar a
consciência dos estudantes sobre os direitos e responsabilidades do cidadão;
desenvolver o respeito à nação brasileira; sensibilizar para a importância do
papel como cidadão, por meio do resgate dos valores cívicos, morais e sociais
com a participação ativa da família e da comunidade, além de promover o
trabalho pedagógico sobre a cidadania e o civismo. O Projeto patriotismo tem
como objetivos :
·
Estimular a comunidade Cortesense, a valorizar e
preservar o contexto histórico,
acompanhando as idéias proposta neste projeto, visando a informação e
construção do conhecimento de cada cidadão e o desenvolvimento da
prestação de serviços no que se refere à
exaltação cultural do município de
Cortês
·
Identificar e conscientizar os alunos sobre a importância
do sentimento de amor a pátria.
O Projeto Cordel também mereceu destaque pois ,despertou a criatividade de vários
alunos do município, desenvolvendo
cordéis sobre a cidade e incentivando os mesmos aos estudos por meio de
premiações de troféus e prêmios de valor
como notebook e celular para os vencedores de 1º ao 3º lugar. O Projeto Cordel teve como justificativa :Tendo em vista que a literatura de cordel é um Patrimônio
Cultural do Povo nordestino
brasileiro, vimos sugerir através desse Projeto de“Literatura de Cordel”
premiar e descobrir novos talentos literários dentro da comunidade escolar,
assim como, estimular o hábito da leitura, tendo como foco um gênero textual
completamente diferente do habitual , onde a rima é um dos elementos que atrai,
que desperta a curiosidade além de suscitar a sensibilidade artística dos
nossos educandos. O objetivo geral
foi : Contribuir para o resgate da literatura de cordel na perspectiva
de transformá-la em veículo de comunicação de massa , desenvolvendo o gosto
pela leitura, bem como a capacidade de escrita.
Objetivos Específicos do Projeto foram :
·
Valorizar
e respeitar a multiculturalidade própria do nosso município e os significados e
coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente
na produção do cordel;
·
Conhecer
uma rica manifestação da nossa literatura (nordestina) caracterização de
valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do
Cordel;
·
Possibilitar
o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura
cortesense em prol da valorização das
nossas raízes;
·
Utilizar a Literatura de Cordel como
fonte de informação e ponto de partida para o desenvolver no aluno a curiosidade de historiar desde o
surgimento até os dias atuais o
município de Cortês;
·
Reconhecer
a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural
do povo para o cortesense nordestino e
brasileiro
·
Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico
para debater temas relacionados ao município de Cortês.
·
Estimular a leitura, produção e edição de folhetos
de cordel entre professores, alunos e demais integrantes da comunidade escolar.
O Projeto Concluintes do ABC foi realizado nomes de novembro a dezembro tendo como Justificativa:Visto que a
formatura é um ritual de passagem que precede os próximos desafios a serem superados pelos que se
formam.Qualquer que seja a idade é sempre motivo de orgulho para famílias e
amigos e para tanto, não pode passar em branco.Diante disso, as Escolas Municipais de Cortês,em parceria com a
Secretaria de Educação visando interagir de forma criativa e participativa com
a comunidade inserida desenvolve no mês
de dezembro o presente projeto de
conclusão de turmas envolvendo estudantes
de 1º ano e 5ºano.
Objetivo geral:Fazer uma
arrecadação antecipada de recursos com a finalidade de proporcionar uma festa
de formatura bem sucedida, aos alunos das Escolas Municipais de Cortês.
QUANTO AO PEDAGÓGICO
Desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas com professores do
Alfabetizar Com Sucesso onde a equipe da
secretaria desenvolveu este trabalho bem como o pessoal da Gerência Mata Sul deu a sua contribuição nessas
formações.
Inserção no currículo das escolas através dos temas transversais assuntos relacionados aos problemas sociais
que afetam a comunidade os quais foram trabalhados mensalmente de acordo com
projeto anual.
As palestras mediadas no início do ano letivo foram bastante proveitosas
as quais receberam muitos elogios dos professores presente no momento.
Subsidio para a elaboração da Proposta
Pedagógica Escolar e Regimento escolar Com apostilas e CD com as informações
precisas.
ELABORAÇÃO DOS REGIMENTOS DAS ESCOLAS:
·
Santo Antônio
·
Padre Borges
·
Mario Domingues
·
Santa
Teresinha
·
Antônio
Emídio
·
Francisca
Rocha
·
Carlos
de Lima
SUPORTE E CORREÇÃO DOS REGIMENTOS DAS ESCOLAS
ü Escola Andrea Aguiar (enviei todo digitado
para fazer algumas alterações.
ü Escola João Venâncio
ü Escola Senador Antônio Farias
ü Creche Anny Karolliny
ü Creche Sonho de Criança
OUTRAS
ATIVIDADES
ü Envio de documentos para manutenção da
secretaria escolar;
ü Reuniões pedagógicas quinzenalmente ou
semanalmente de acordo com as necessidades
;
ü Envio de roteiros de atividades para
serem desenvolvidas durante o mês nas escolas;
ü Coordenação do SAEPE
ü Aplicação do SAEPE 2011
no município
ü Censo
Rápido;
ü Aplicação da Prova Brasil no município
ü Documentação interna ( cadastros ,organização de arquivos)
ü Atendimento ao público
ü Encontros pedagógicos com coordenadores
EM
RELAÇÃO ÀS ESCOLAS
A Escola que merece
destaque em relação às atividades desenvolvidas durante todo o ano foi a Escola Santo Antônio .Vivenciaram tudo de forma
criativa e precisa.
A Escola Mário Domingues se destacou em apresentações em praça pública fazendo um desfile em homenagem ao dia do soldado entre outras
apresentações na rua .Enfim todas as
escolas vivenciaram as datas
comemorativas sempre tendo uma comemoração
como destaque.
A Escola Senador Antônio Farias se destacou
No Folclore
a Escola Andrea Aguiar
se destacou com as seguintes
comemorações:
ü Comemoração dos 20 anos de existência;
ü O Projeto Meio Ambiente;
ü As Festas Juninas;
ü O Projeto Neuromática
ü Apresentação da Carroça do Encantado.
ü Desfile Cívico
Fornecemos também apostilas de materiais sempre visando os
descritores das avaliações externas.
Assistência de material pedagógico tanto para coordenadores como
professores de 1º ao 5º ano e Fundamental II dando apostilas para suporte .
O apoio da secretária às escolas para o desenvolvimento do trabalho bem como, em relação
às vivências dos projetos .
A organização da secretaria quanto a estrutura física etc.
Vale ressaltar, o apoio dado aos diretores em relação às Unidades
Executoras e PDE monitorados pela técnica Raquel .
Vale ressaltar também
o trabalho da Coordenadora Ione junto a sua equipe.
As oficinas pedagógicas em rede monitoradas por Regina Célia e Silvaneide Freitas que foram bastante
elogiadas pelos professores. Precisamos dar mais oportunidades.
O apoio dado pela Coordenadora Neyla aos professores da EJA ,sempre reunindo e tirando dúvidas.Sabemos
que há muitas dificuldades em relação a essa modalidade.Professores para EJA precisam
ser dinâmicos,que tenham uma bagagem profissional quando na maioria das vezes
os próprios , não sabem nem escreverem corretamente.
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