O coordenador pedagógico é segundo Freire (1982, p. 95 um educador e, se
ele é um educador, ele não escapa na sua prática a esta natureza epistemológica
da educação.Tem a ver com conhecimento,com a teoria do conhecimento.O
coordenador pedagógico precisa focar seu olhar nessa relação entre professor e
o estudante e entender que, às vezes, alguns professores não sabem como se
constrói o conhecimento.Torna-se fundamental então que o coordenador aja como
professor, ajudando os professores na compreensão de sua educativa. Por isso
uma das principais funções da coordenação pedagógica é o processo de Formação
Continuada dos docentes. Segundo Christov (2003) a Formação Continuada é
importante pois , os conhecimentos se atualizam a cada instante e é preciso que
existam momentos para reflexão sobre a prática docente, oferecendo subsídios
para que os professores consigam, por sua vez, facilitar a aprendizagem de seus
alunos. As atribuições de uma coordenação são:
a)Articular com os membros
da equipe gestora, os processos pedagógicos, mediando a interlocução entre os
diferentes atores da Unidade Educacional e os responsáveis pela política
educacional do município, o projeto político-pedagógico da Unidade Educacional
e da prática docente, com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
b)Elaborar proposta de trabalho, definindo
objetivos, estratégias e metas de acordo com a proposta pedagógica da Unidade
Educacional.Elaborar, junto aos professores e direção, estratégias de ensino e
aprendizagem, buscando um bom desempenho acadêmico de todos os estudantes.
d)Planejar, acompanhar e avaliar periodicamente,
junto aos professores,as ações didático-pedagógicas da/na Unidade Educacional e
coordenar os encontros de planejamento previstos no calendário escolar.
e)Orientar
pedagogicamente os professores, organizando atividades de formação continuada e
socialização de experiências na Unidade Educacional.Coordenar os processos de
avaliação e emissão de relatórios, em caso de classificação e reclassificação
dos estudantes, de acordo com Instrução Normativa da Secretaria de Educação,
Cultura e Desporto.
f)Coordenar
e sistematizar os Conselhos de Ciclo como instância avaliativa do desempenho
dos estudantes e da prática pedagógica dos professores. Analisar, junto à
equipe gestora e docentes da Unidade Educacional, o resultado de avaliações
internas e/ou externas à Unidade, elaborando relatórios do desempenho das
turmas, como objeto de redirecionamento das práticas pedagógicas.
g)Mediar, junto à
equipe gestora, a orientação pedagógica aos pais e/ou responsáveis, aos
estudantes, professores, e componentes da Unidade Educacional.Participar da
formação continuada,encontros de coordenadores e grupos de estudo.
h) No
caso das Creches, orientar e apoiar os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil
na implementação de atividades pedagógicas junto às crianças.
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