Educar é Semear

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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

coordenação pedagógica


O coordenador pedagógico  é  segundo Freire (1982, p. 95 um educador e, se ele é um educador, ele não escapa na sua prática a esta natureza epistemológica da educação.Tem a ver com conhecimento,com a teoria do conhecimento.O coordenador pedagógico precisa focar seu olhar nessa relação entre professor e o estudante e entender que, às vezes, alguns professores não sabem como se constrói o conhecimento.Torna-se fundamental então que o coordenador aja como professor, ajudando os professores na compreensão de sua educativa. Por isso uma das principais funções da coordenação pedagógica é o processo de Formação Continuada dos docentes. Segundo Christov (2003) a Formação Continuada é importante pois , os conhecimentos se atualizam a cada instante e é preciso que existam momentos para reflexão sobre a prática docente, oferecendo subsídios para que os professores consigam, por sua vez, facilitar a aprendizagem de seus alunos. As  atribuições  de uma coordenação são:
a)Articular com os membros da equipe gestora, os processos pedagógicos, mediando a interlocução entre os diferentes atores da Unidade Educacional e os responsáveis pela política educacional do município, o projeto político-pedagógico da Unidade Educacional e da prática docente, com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
b)Elaborar proposta de trabalho, definindo objetivos, estratégias e metas de acordo com a proposta pedagógica da Unidade Educacional.Elaborar, junto aos professores e direção, estratégias de ensino e aprendizagem, buscando um bom desempenho acadêmico de todos os estudantes.
d)Planejar, acompanhar e avaliar periodicamente, junto aos professores,as ações didático-pedagógicas da/na Unidade Educacional e coordenar os encontros de planejamento previstos no calendário escolar.
 e)Orientar pedagogicamente os professores, organizando atividades de formação continuada e socialização de experiências na Unidade Educacional.Coordenar os processos de avaliação e emissão de relatórios, em caso de classificação e reclassificação dos estudantes, de acordo com Instrução Normativa da Secretaria de Educação, Cultura  e Desporto.
 f)Coordenar e sistematizar os Conselhos de Ciclo como instância avaliativa do desempenho dos estudantes e da prática pedagógica dos professores. Analisar, junto à equipe gestora e docentes da Unidade Educacional, o resultado de avaliações internas e/ou externas à Unidade, elaborando relatórios do desempenho das turmas, como objeto de redirecionamento das práticas pedagógicas.
g)Mediar, junto à equipe gestora, a orientação pedagógica aos pais e/ou responsáveis, aos estudantes, professores, e componentes da Unidade Educacional.Participar da formação continuada,encontros de coordenadores e grupos de estudo.
h) No caso das Creches, orientar e apoiar os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil na  implementação  de atividades pedagógicas junto às crianças.

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