Educar é Semear

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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RECUPERAÇAO EJA


§ Tema:
§ Público alvo: Discentes da EJA (1ª e 2ª Etapa)
§ Responsáveis: APOIO: Equipe gestora, Coordenação

§ Período de realização: março a dezembro

II – JUSTIFICATIVA

De quem é a responsabilidade da recuperação contínua?
Existe um acompanhamento contínuo das dificuldades de aprendizagem dos alunos em cada etapa/semestre?
Como a escola está acompanhando os resultados do desempenho dos alunos?
Partindo destes questionamentos e da escuta dos anseios de nossos alunos, a EJA, enquanto modalidade preocupada com a aquisição de aprendizagem significativa para os discentes observou-se a necessidade de aplicar atividades diversificadas que atendam as especificidades e expectativas de aprendizagem dos alunos. A equipe gestora, junto a coordenação percebeu a necessidade de subsidiar os professores na efetivação da recuperação contínua na qual os alunos tem direito garantido na resolução nº020 de 2007, pois a mesma também oportuniza aos alunos o plantão de duvidas como momento oportuno para tal atividade.
é oportuno retomar as diretrizes para avaliação e recuperação na EJA:

Avaliação
Será contínua: avaliação somativa, formativa, diagnóstica e emancipadora e terá como finalidade:
1. Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.
2. Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas.
3. Avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos.
4. Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado.
5. Repensar novas estratégias de trabalho em classe.
Instrumentos usados: provas, testes, trabalhos individuais e de grupo, listas de exercícios (individuais ou em grupo), observações sistemáticas, trabalhos de casa, auto-avaliação e outros que se fizerem necessário.
Critérios de avaliação: Aproveitamento escolar e apuração de freqüência

Recuperação
Ao aluno com alguma dificuldade na aquisição de conhecimentos e no rendimento escolar serão oferecidos estudos de recuperação nos seguintes termos:
a) recuperação contínua: será realizada, no decorrer das aulas podendo também usar o dia do plantão de dúvidas, por meio de orientação de estudos e atividades diversificadas adequadas às dificuldades dos alunos.
b) recuperação paralela: sempre ocorrerá em período diverso do funcionamento das aulas e poderá também ser usado o dia do plantão de dúvidas e está organizada da seguinte forma: ocorrerá no final de cada bimestre letivo com atividades diversificadas de acordo com a situação do aluno.

III – OBJETIVO GERAL

§ Atender as especificidades dos alunos de acordo com o nível de aprendizagem apresentado.
IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

§ Colaborar para a aprendizagem significativa dos alunos, ouvindo-os em suas expectativas;
§ Subsidiar a efetivação do plantão de dúvidas para o fim a que se destina;
§ Subsidiar os professores na execução dos trabalhos de recuperação contínua;
§ Atender a rela necessidade dos alunos da EJA;
§ Estabelecer parcerias com instituições universitárias para atendimento individualizado.

V – CONTEÚDOS

Os conteúdos abordados serão relacionados a da sistematização da base alfabética. (alfabetização)

Leitura individual;
Recontar textos narrativos (contos, fábulas, notícias de jornais).
Narração;
Expressão oral;
Produção de texto com reescrita;
Descrição;
Ortografia: diferenças entre a pronúncia e grafia convencional das palavras;
Coleta, sistematização e análise de dados;

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