O carnaval é considerado uma das festas
populares mais animadas e representativas
do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas
jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período
anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este
sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
1º Dia - Em uma roda de conversa perguntar para as crianças o que é o carnaval.
Anotar sua impressões em um grande cartaz e pedir que façam desenhos sobre o
tema.
Obs.: Com
crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, vale a pena entrar nas questões
relacionadas à origem e sua relação com a religião. Com os alunos da Educação
Infantil podemos ficar apenas com os símbolos.
2º Dia - Trazer imagens do carnaval de diversas partes do Brasil e do mundo,
discutir suas diferenças e semelhanças, comparar com as informações colhidas no
dia anterior. O trabalho poderá ser enriquecido com os respectivos estilos
musicais.
3º Dia - Construir material refente ao tema para a decoração da escola e uso das
crianças. Máscaras, sombrinhas de frevo, instrumentos musicais
4º Dia - Confecção de fantasias, alegorias e adereços.
Obs.: Com
crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, confeccionar apenas alegorias e
adereços. Com os alunos da Educação Infantil incluir as fantasias.
5º Dia - Para a Educação Infantil: Festa com direito a confete,
serpentina e muita música. As crianças deverão estar trajadas normalmente e
irão utilizar as fantasias, alegorias e adereços confeccionadas por elas. Para
o Ensino Fundamental e Ensino Médio: Exposição com o material construído.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário