Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

reciclagem



PROJETO: RECICLAGEM DO LIXO
Ed. Física
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)

Português:
- Interpretação oral, escrita e através de desenhos do livro Turma do Utilixo e do vídeo sobre reciclagem
- Livro: O menino e o muro (Sonia Junqueira) - poluição visual e higiene ambiental
- Música e poesias
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem)
- Estudo de palavras-chave
- Gramática e ortografia inserida nos textos
- Produção de frases

Matemática:
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais)
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)
- Classificação dos materiais recicláveis
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças
- Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola

História e Geografia
- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- A campanha da reciclagem - como foi elaborada (Decreto Municipal), se realmente acontece na nossa cidade (ver o vídeo e Livro da turma do Utilixo, trabalhados)
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue que vem se alastrando em São Paulo

Ciências
- O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados
- Campanha da higiene do meio escolar
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia)
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo

Ética e cidadania
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
- Poluição visual
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto

Meio ambiente
- Preservação da higiene na escola e no meio social em geral
-Reciclagem

Avaliação: Observação constante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário