Educar é Semear

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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Inglês

SÉRIE: 5ª

OBJETIVO GERAL:
A partir da concepção de “Língua” (materna ou estrangeira) que defende a “Linguagem”, como forma de “Interação”, a meta é ensinar o idioma inglês aos educandos de 5ª, 6ª, 7ª, 8ª séries (Ensino Fundamental) de maneira significativa e contextualizada (abordagem comunicativa /”communicative approach”). Visa-se desenvolver habilidades e competências através de atividades lúdicas, multidisciplinares e temas transversais que estimulem a observação da realidade imediata, a ação, a memória, o raciocínio, a associação de idéias e a oralidade bem como, iniciar o aluno no aprendizado da forma escrita através de gramática contextualizada.
A integração da Língua Inglesa e outras disciplinas como Artes cênicas (teatro/danças) e Artes Plásticas (desenhos / pinturas / recortes / colagens) favorecerá o trabalho com o emocional, a sensibilidade, a auto-estima, a descontração, a concentração, a mudança de atitudes, a melhoria das relações entre os educandos e, conseqüentemente, do aprendizado.
As estratégias serão modificadas ou adequadas conforme o contexto da escola, levando-se em consideração a faixa etária e a individualidade dos educandos.
EMENTA:
1º Trimestre: Introdução ao vocabulário de inglês; Sons do alfabeto em inglês; Funções da Língua (diálogos): Apresentações, Cumprimentos, Despedidas, Procedência e Nacionalidade; Verbo To Be, Pronomes Pessoais.
2º Trimestre: Funções da Língua: Família, Características Físicas, Profissões, Dias da Semana, Meses do ano, Animais, Pronomes Possessivos; Pronomes Demonstrativos.
3º Trimestre: Funções da Língua: Situações de Compra e Venda, As Frutas, As Verduras, As Estações do Ano, Os Objetos Escolares, As Cores; Números Cardinais; Projeto Final:Histórias Ilustradas em Inglês.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIA / METODOLOGIA

AVALIAÇÃO
Facilitar aos alunos a apropriação de aspectos culturais que envolvam o aprendizado da língua inglesa.
Estimular a observação da influência da Língua Inglesa no cotidiano e a incorporação de expressões na Língua Portuguesa.
Aplicar temas básicos de comunicação (apresentações /cumprimentos/despedidas/ escola/família…).
Dar ênfase a vocabulário e estruturas básicas (mais simples).
Aplicar textos curtos (diálogos / slogans / cartões / letras de música).
Motivar / estimular o interesse pelo aprendizado de uma língua estrangeira.
Enriquecer vocabulário (dar bases).
1º TRIMESTRE
-”Carnival” (Origin/History/African Influencies)
-Para que aprender Inglês? (Questionário para reflexões e estimular o interesse pelo aprendizado).
-”English Around Us”: “Word List” (lista de palavras já conhecidas e usadas no dia-a-dia).
Funções da Língua (diálogos, conversas):
-O alfabeto da Língua Inglesa (ALPHABET): “spelling” (“spell your name”).
-Welcoming (boas-vindas): “welcome!”.
-Introducing (apresentações): “What? your name? My name is…”
-Greetings (cumprimentos): Hi/ Hello/ How are you? /I’m fine/ Nice to meet you/ Good Morning/ Good Afternoon/ Good Evening/ Good Night.
-“Polite Words” (Boas maneiras) / “habits and attitudes” (saber ouvir, esperar, pedir, agradecer…): Thanks/ Sorry/ Please/ Excuse.
-Verbo To Be (Simple present): F. Afirmativas, Negativas e Interrogativas.(AM / IS / ARE );
-Pronomes Pessoais: I ,You, She, He, It, We, You, They; Pron tratamento (Miss / Mr.); pronomes interrogativos(Who ?/ What?)
-Basic commands (sit down, stand up);
-Environment (The planet / the sea / water).
-Nature and seasons: (flowers / birds / Spring / Summer / Fall / Winter)
.Ecological song (poema): “Forever Green” (Antonio Carlos Jobim).
-Animals (pet/farm/wild/zoo/sea animals/polar animals/endangered): Tamar Project ; Projeto Baleia Franca.
-Gêneros textuais: questionário, lista, pesquisas, músicas, dramatizações (diálogos), filmes, “cartoon”, interview, relatos (histórias/experiências), “poster, maquete,”painting”, desenho, poema/ecological song.
2º TRIMESTRE
Funções da Língua:
-“People”(pessoas): man, woman, boy, girl);
-”Body” (partes do corpo: head / hands / arms…).
-“Physical characteristics”: hair (blond, brown): eyes (brown, green, blue); “opposites” (adjetivos opostos)- tall x short; young x old, etc.
-“Family / Family Tree”: mother, father, sister, brother, grandmother, grandfather…
-”Jobs” (profissões) : teacher / doctor / secretary, etc.
-Artigo definido (THE);
-Artigos indefinidos (A /AN);
-Números Cardinais em inglês (1 a 50);
-Moeda/preços/situações de compra e venda (HOW MUCH).
-”Food” (frutas/verduras/fast food/healthy food).
-Dias da semana e meses: Monday/ Tuesday/ Wednesday…. ; January/ February/March….
-Pronome interrogativo “WHERE”.
-Procedências e Nacionalidades: Where are you from? / I’m from Brazil / What’s your nationality? / I’m Brazilian. (WHERE .FROM?)
-Gêneros Textuais: pesquisa, “posters”, “songs”, diálogos, games.
3º TRIMESTRE
Funções da Língua:
-School / classroom / school objects;
-School objects x posssessive pronouns.
-Pronomes demonstrativos (this,that, etc.).
-“Compartmests of a house” (Dependências de uma casa): bedroom/ living room…
- “Likes x dislikes” (preferências) : TO LIKE.
-As cores em inglês: Red, yellow, pink…(NATURE, SEASONS AND COLORS).
-Means of transportation (car / bus / plane…)
-Aulas Expositivas: com o objetivo de contextualizar os aspectos culturais do idioma inglês (recursos audiovisuais, pranchas demonstrativas, filmes, etc…).
-Método Interativo / Participativo: instigar/estimular/ensinar a pensar e questionar através das técnicas: disposição em sala (círculo; ”U”); questionamentos; diálogos, relatos (experiências/ contar histórias); leitura e discussão de textos informativos sobre cultura geral (“English Around Us”) para ampliar visão de mundo (universo cultural); música ambiente (desacelerar pensamento); visitas a campo.
-Método Comunicativo: Trabalhar alguns gêneros textuais (orais ou escritos) de circulação social (diálogos, “cartoons”, letras de música, cartões, slogans, “posters”, maquetes, etc), com o objetivo de familiarizar os alunos com as funções da língua;
-Desenvolver Compreensão Auditiva (“Listening”): músicas e filmes em inglês com o objetivo de explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e desenvolver a oralidade.
-Método de Leitura e dedução dos significados pelo contexto: (reflexão/ descrição de cenas, análise lingüística dos vários textos de circulação social-gêneros textuais através da associação de idéias e imagens).
- Aulas com jogos e atividades lúdicas para facilitar a fixação (grupos);
-Uso de Livro didático (textos / estruturas, vocabulário contextualizado / oral practice / written practice / leitura e produção de textos / músicas / projetos extracurriculares).
-Pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada). Estimular, motivar os alunos para que façam produções textuais simples e curtas.
-Temas Interdisciplinares e/ou Transversais: Desenvolver projetos de assuntos / conteúdos em comum com outras disciplinas como: Meio Ambiente / Água / Animais Marinhos / Diferenças (diversidades, culturais, sociais), Culturais Afro e Indígena, Ética, Cidadania, Disciplina, Valores, Limites, Relações (Cultivar Atitudes Positivas), convivência, esportes, hábitos de alimentação, saúde.
-Abordagem de Datas Significativas e/ou Comemorativas: Carnaval (origem / história / influência da cultura Afro); Aniversário de Florianópolis; Páscoa; Dia das Crianças; Folclore; Halloween; Natal; Dia do Meio Ambiente; Dia da Família, Dia da Consciência Negra.
Os alunos/as serão avaliados por:
1)Critério Pesquisa:
Atividades em duplas / trios (produções orais/escritas como exercícios, posters desenhos, pinturas, recortes, colagens pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada), dramatizações de diálogos, maquetes, campanhas ambientais (projeto Tamar / Baleia Franca), campanhas de hábitos e atitudes positivas (boas maneiras).
2)Critério Individual:
Avaliações Escritas e/ou Orais (individuais)- produções escritas / exercícios de repetição oral(“oral drills”), desenhos, pinturas, avaliações de aprendizado (vocabulário e estruturas estudadas).
Avaliações e/ou tarefas “extras” (recuperações paralelas) como forma de recuperar, fixar, conteúdos que serão frequentemente revisados.

3)Critério Qualitativo:

Hábitos e atitudes;
Interesse e participação nas atividades propostas;
Postura em sala de aula (respeito para com colegas, professores e funcionários);
Responsabilidade com entrega de tarefas;
Cooperação e interação com o grupo (espírito de equipe);
Conservação de materiais, capricho / organização de produções e conservação do patrimônio escolar.
O processo de avaliação será contínuo e gradativo, por meio de produções orais/escritas + formação de hábitos e atitudes.

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