Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PROJETO TRABALHANDO COM LENDAS


PROJETO TRABALHANDO COM LENDAS
Fonte: Paixão de Educar

Objetivo:
- Estimular o interesse do aluno pelo Folclore Brasileiro, colocando-o em contato com Lendas e Mitos do nosso Folclore, desenvolvendo assim sua criatividade através da utilização de jogos e brincadeiras propostos, de atividades artísticas além de aguçar sua observação e percepção. Visa também uma interdisciplinaridade.
Lenda da Bruxa Nicácia
É uma lenda do sertão nordestino, onde o regime irregular de chuva criou esse personagem.
Conta a lenda que há muitos anos, no sítio das Limeiras, Sertão do Piauí, vivia uma bruxa chamada Nicácia. Ela era a sétima filha de um casal, e tinha que cumprir o triste destino de sugar o sangue de criancinhas na Quaresma. A bruxa vivia com a sua amiga coruja, numa cabana afastada de todos. Quando ela sumia, todos diziam que ela ia visitar o diabo. Quando voltava desses encontros ela preparava suas terríveis porções e fazia previsões, como a de que um dia o rio Corrente sairia do seu leito, causando uma enchente e afogaria a todos. Certo noite houve uma horrível tempestade, inundando tudo. Depois de passada a chuva, a bruxa, sua cabana e sua coruja sumiram. Alguns contam que ela foi arrastada para o fundo de um poço e se transformou num animal horrendo, o qual foi visto algumas vezes tomando sol nas margens do rio, espantando as lavadeiras com seus urros.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
- Levar os alunos a discutirem sobre a lenda. Se acreditam ou não, justificando.
- Propor que pesquisem outras lendas e contem-nas de forma original para a turma. Um livro com a reescrita e ilustração das lendas pode ser confeccionado.
PROPOSTA DE ATIVIDADE ARTÍSTICA BASEADA NA LENDA DA BRUXA NICÁCIA:
- Dividir a classe em grupos e pedir para que construam a cabana da Bruxa Nicácia e em um segundo momento modelem a bruxa e sua coruja.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Isopor para a base, palitos de sorvete ou de dente, massa colorida para modelar, argila, papelão, tampas de garrafas, sucatas em geral, sementes, casca de troncos de árvores, areia, palha, tesoura, cola branca, cartolina, hidrocor, lápis de cor ou giz de cera, tinta guache e pincel. Folhas secas também podem ser utilizadas para a construção do telhado, colando-as no papelão.
CURIOSIDADE:
No sertão nordestino, os períodos de seca se estendem por até três anos, ocasionando a redução dos cursos dos rios, que se transformam em simples poças de água. Assim, quando chove, as águas sobem rapidamente de nível causando terríveis enchentes. Provavelmente foi isso que aconteceu na história A Bruxa Nicácia.
SUGESTÕES PARA A CONTINUIDADE DO TRABALHO:
O professor pode relacionar as lendas e mitos com as regiões brasileiras e problemas atuais, para melhor aprendizado do aluno.
a) Discutir a problemática da seca no Nordeste como causa do êxodo nordestino (pedir aos alunos para que pesquisem em revistas e jornais a atual situação do nordeste, para onde estão indo as pessoas que abandonaram o nordeste e como vivem, os problemas para as áreas de imigração dos nordestinos, etc).
a) Explorar o tema “Meio Ambiente”: como e porquê preservá-lo, as conseqüências da destruição do meio ambiente para o homem, como está sendo destruído, como explorar o meio ambiente sem agredí-lo, o que está sendo feito para preservá-lo (ex: reciclagem de lixo, campanhas); citar Chico Mendes (mártir da luta pela preservação da Floresta Amazônica), como e porquê foi morto, o que fez pelo meio ambiente, etc.
Para as crianças menores a lenda pode ser contada de forma lúdica e realizado o trabalho artístico propondo brincadeiras de bruxas e corujas.
Um dos intuitos desta dica é variar as lendas não caindo na mesmice.
Bibliografia:
1. Lendas e Mitos do Folclore Brasileiro: Região Nordeste. São Paulo: Rideel, 1991
2. Cascudo, L.C. Dicionário do Folclore Brasileiro. Edições de Ouro, 1972
3. Santos, Theobaldo Miranda. Lendas e Mitos no Brasil. Editora Nacional S.P, 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário