Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PROJETO Lendo através das embalagens


PROJETO Lendo através das embalagens 
Fonte: Brincando e Educando

Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?
As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto… Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.
Objetivos
Ao final das atividades, espera-se que o aluno esteja apto a:
* Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas; * Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto desses portadores; * Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas; * Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar as informações não verbais; * Utilizar o conhecimento de mundo; auto corrigir-se quando as antecipações não forem confirmadas pelo texto.
Recursos didáticos
* Embalagens de produtos diversos . * Etiquetas ou reproduções das mesmas (destas que vêm pregadas no interior dos tênis, nas roupas de cama, de mesa e banho e nas vestimentas pessoais) . * Papel sulfite. * Cola e tesoura.
Procedimento:
Peça a seus alunos que tragam embalagens vazias de casa,junte as que foram usadas durante o lanche,limpe-as bem.
As crianças devem identificar qual o produto e o que deve estar escrito. Entregue a embalagem e peça ao grupo para responder: Qual é o produto? Para que ele serve? O que deve estar escrito na embalagem? Onde está o nome do produto? (Peça para que apontem). Quais outras informações devem estar escritas? Por que existem letras grandes e letras pequenas? Peça para que colem a embalagem recebida no papel sulfite e apresente para a sala. Como lição de casa, solicite aos grupos que procurem outras etiquetas e embalagens.
Durante o jogo, vá chamando os alunos. Para aqueles com menos informação dê dicas do tipo Começa com a mesma letra do seu nome, Tem seis letras.
* Monte com eles o cantinho dos rótulos,criem cartazes,separe os produtos por grupos:Doces,salgados,quente,frio.
* Lição de casa: peça às crianças que perguntem aos adultos com quem moram se costumam ler as embalagens quando vão comprar algum produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário