terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Projeto Meio Ambiente


PROJETO:

EU POSSO SALVAR O MEU PLANETA

• Justificativa:

A implantação do sistema industrial de produção de bens e o consumo compulsivo, intensificou a extração de materiais da natureza, muitas vezes de forma exagerada, ocasionando profundas transformações no Planeta Terra. Com isso, inúmeras mudanças vem ocorrendo nas estruturas do nosso planeta, apresentando-se através das temperaturas mais elevadas, temporais por toda parte, vendavais, longas estiagens, etc. A população mundial ultrapassa os 6,5 bilhões de pessoas, o que representa uma açãomaior dos seres humanos sobre a Terra na busca de recursos naturais para a sua sobrevivência.
Em virtude das intempéries climáticas que estão sistematicamente assolando as populações de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente, a Campanha da Fraternidade 2011, nos convida para uma reflexão através do tema: Fraternidade e a Vida no Planeta, e como Lema "A Criação Geme em Dores de Parto" (Rm 8,22), a fim de conscientizar as pessoas da gravidade dos problemas ambientais que vem ocorrendo em virtude da nossa ação.
Aproveitando a oportunidade pensou-se em um projeto de ensino que envolva aspectos de Valores Morais, Cidadania e preservação do Meio Ambiente.
Esse projeto será desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental, cada ano escolar adequará sua proposta curricular ao tema em questão.


• Objetivo Geral:

- Contribuir para a conscientização dos alunos e comunidade escolar para a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivá-los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

• Objetivos Específicos:

- Promover a discussão sobre os problemas ambientais;
- Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
- Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local;
- Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados com o aquecimento global;
- Sensibilizar-se o alunado a sentir-se também responsável pelas alterações ambientais;
- Analisar as conseqüências dos nossos atos em relação à preservação do meio ambiente em que vivemos;
- Apresentar que através da nossa omissão em preservar o meio ambiente poderá ocasionar a degradação ambiental.
- Propor atitudes, comportamentos e práticas positivas para um bom relacionamento com o meio ambiente.

• Situações a serem discutidas

1. Atividades do ser humano que mudaram o planeta quanto ao:
a) Lixo
b) Água
c) Energia
d) Solo
e) Desmatamento
f) A poluição do ar


• Atividades a serem desenvolvidas:
1. Leitura e reflexão de textos relacionados ao tema trabalhado;
2. Apresentação do vídeo com o hino da CF/2011;
3. Leitura e analise da letra do Hino da CF/2011;
4. Leitura e análise do texto sobre o Meio Ambiente
5. Análise de programas de TV em que haja problemas vivenciados pela população;
6. Questionamentos diversos sobre a ação do homem sobre a Terra;
7. Pesquisas e debates variados sobre o tem em sala de aula;
8. Entrevistas;
9. Confecção de cartazes sobre o assunto em pauta
10. Envio de mensagens positivas para familiares, amigos, etc.
11. Realização de coreografia, dramatização...;
12. Recitação de poesias, paródias...;
13. Reflexão sobre o vídeo Economizar a água – Turma da Mônica.



• Período de Aplicação: março e abril de 2011

• Culminância: 29 de abril: Celebração da Páscoa

Celebração: Celebrando a Páscoa com Sustentabilidade

• Avaliação
A avaliação será desenvolvida no decorrer de todo o bimestre, levando-se em conta o desempenho e o interesse dos alunos na sua participação durante a execução de cada atividade, bem como observando quanto à mudança de comportamento, atitudes de idéias de preservação e sustentabilidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário