Projeto
" Cidadania a partir da sala de aula"
.APRESENTAÇÃO:
É na escola, onde a cada dia somos colocados a prova, no
convívio com outros seres, tão iguais a nós, mas completamente diferentes em
suas individualidades. E para ser cidadão ético e democrata, devemos saber
viver em harmonia com os demais. E é nas diversas disciplinas e nas aulas de
cidadania que o espaço para este aprendizado está aberto, sendo ideal pelo fato
de elas proporcionarem ao aluno esta vivência social e também colaborarem para
que ele aprenda a conviver com a idéia de igualdade entre os alunos.
Sabemos a escola, pode ser um espaço de vivência onde os
alunos podem discutir os valores éticos, não numa visão tradicional, mas sim de
uma forma onde realmente todos possam ter o privilégio de entender os
significados de seus valores éticos e morais que constituem toda e qualquer
ação de cidadania, encontra-se dentro deste espaço, a figura do professor. E
para que o aluno entenda o que é conviver com democracia e ética, esta figura
passa a ser um espelho, um modelo a ser seguido pelo aluno. Desta forma, o
professor coloca-se numa posição de muito destaque dentro da turma e pode
passar a ser alvo de críticas e também de reflexões sobre suas atitudes e seus
conceitos.
Desta forma, a figura do professor passa a ser vista como um
educador, um auxiliador na formação do caráter dos seus alunos. De acordo com
os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs, outra maneira de se trabalhar
com os alunos os seus direitos de cidadão é utilizando a cultura corporal de
movimento. Através disto, os alunos podem descobrir dentro dos esportes, do
lazer, das brincadeiras e dos jogos, conhecimentos necessários para que se
possa fazer uma crítica dos valores sociais, que nos dias de hoje, estão cada
vez mais voltados para os interesses de pessoas que possuem mais poder dentro
da sociedade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, na tentativa de propor
uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, com base em textos
constitucionais, princípios pelos quais pode ser orientada a educação escolar,
e que estão descritos abaixo:
• Dignidades da pessoa humana, que implica no respeito aos
direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acessam a condições
de uma vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e
privadas.
• Igualdade de direitos que se refere à necessidade de
garantir que todos tenham a mesma dignidade e possibilidade de exercício da
cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da eqüidade, isto é, que
existam diferenças (éticas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas,
etc.) e desigualdades (socio-econômicas) que necessitam ser levadas em conta
para que a igualdade seja efetivamente alcançada.
• Participação, que como princípio democrático, traz a noção
de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política
tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não
se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe,
étnicas, religiosas, etc.
• Co-responsabilidade pela vida social, que implica em partilhar
com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a
responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
São estes pontos que o professor necessita para trabalhar o
conceito de igualdade e democracia dentro do âmbito escolar. E sobre isso,
FREIRE se refere ao saber, como "... um processo que nasce da prática
humana na transformação da realidade
social."
4. JUSTIFICATIVA:
Escola é lugar de aprender, se divertir, encontrar os amigos
e se preparar para o futuro. Passamos tanto tempo na escola que ela é como a
nossa segunda casa. E como toda casa, a escola também deve ser bem cuidada. Não
tem sentido sujar o chão, riscar as paredes ou quebrar as coisas que você e
seus colegas vão usar o ano inteiro.
Na escola existe um monte de coisas que se pode e que não se
pode fazer. É um pouco difícil se acostumar a não conversar durante as aulas, a
não riscar a carteira, a não gritar no corredor.
Mas só se houver respeito a essas regras é que a escola
poderá funcionar. Além disso, as regras valem para todo mundo: os professores
também têm horário para chegar, não podem faltar nem fazer bagunça.
A escola é também como uma pequena comunidade: tem gente de
todas as raças, idades, religiões e profissões. Saber respeitar e conviver bem
com todos é uma arte, sejam alunos, professores ou funcionários.A escola é um
mundo diferente daquele em que vivemos em casa, no clube ou na praia. Além de
ser como a nossa segunda casa, a vida que levamos na escola é como uma segunda
vida, cheia de descobertas e desafios. E um dos maiores desafios da vida é
descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros. Ou seja, com
cidadania. Neste sentido faz se necessário a abordagem de temas referente a
cidadania na sala de aula de forma direta e indiretamente pelos professores, de
qualquer disciplina. Na disciplina de cidadania todos esses temas serão
colocados de forma mais especifica aos alunos, essa prática sendo colocada
constantemente é possível a mudança social através das crianças que são o
futuro do país.
5. OBJETIVO GERAL:
Atuar como professor de cidadania tem como objetivo a
tentativa de resgatar a cidadania na escola, de apresentar os valores morais,
éticos e humanos que temos. Levantando questões sobre cidadania, ética,
democracia e educação. Para ser cidadão, no sentido literal da palavra, devemos
ter ética e viver em uma democracia.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I. Compreender o respeito aos direitos humanos, repúdio à
discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de uma vida digna, respeito
mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.
II. Contribuir para a formação social de cidadãos críticos,
éticos e democráticos;
III. Promover melhorias da qualidade de vida, e convivência
social e escolar dos educando;
IV. Garantir que todos tenham a mesma dignidade e
possibilidade de exercício da cidadania;
V. Aprender a noção de cidadania ativa, isto é, da
complementaridade entre a representação política tradicional e a participação
popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade
homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc. VI.
Contribuindo para a formação de indivíduos com potencial para o pleno exercício
da cidadania.
7. CRONOGRAMA ANUAL
A ementa
será desenvolvida com temas geradores (bimestral).
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TURMAS
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TEMAS GERADORES
|
BIMESTRE
|
PERÍDO
|
TODAS AS TURMAS
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Dignidade da pessoa humana:,
ü respeito aos direitos humanos, repúdio à
discriminação de qualquer tipo;
ü acesso a
condições de uma vida digna;
ü respeito mútuo nas relações interpessoais,
públicas e privadas.
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1º BIMESTRE
|
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Igualdade de direitos:
ü refere-se à
necessidade de garantir que todos tenham a mesma dignidade;
ü possibilidade de
exercício da cidadania.
ü princípio da
eqüidade, isto é, que existam diferenças (éticas, culturais, regionais, de
gênero, etárias, religiosas, etc.);
ü desigualdades
(socio-econômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade
seja efetivamente alcançada.
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2º BIMESTRE
|
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Participação:
ü princípio
democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade
entre a representação política tradicional
ü a participação
popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade
homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc.
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3º bimestre
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Responsabilidade
pela vida social:
que implica em partilhar com os poderes públicos;
diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos
destinos da vida coletiva.
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4º
bimestre
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A ementa será desenvolvida com temas geradores (bimestral).
8: DISTRIBUIÇÃO DAS AULA9. AVALIAÇÃO:
Será aplicado aos alunos, atividades avaliativa em sala de
aula, exercícios, atividades práticas, como também atividade extra-classe,
projetos envolvendo comunidade escolar e família.
10. REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO- Secretaria do Ensino
Fundamental – SEF/PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS/Ética/ Versão agosto / 1996
SÍTIOS VISITADOS
http://www.efdeportes.com/efd81/etica.htm
http://canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm
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