Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Projeto " Cidadania


                                         Projeto " Cidadania a partir da sala de aula"
.APRESENTAÇÃO:
É na escola, onde a cada dia somos colocados a prova, no convívio com outros seres, tão iguais a nós, mas completamente diferentes em suas individualidades. E para ser cidadão ético e democrata, devemos saber viver em harmonia com os demais. E é nas diversas disciplinas e nas aulas de cidadania que o espaço para este aprendizado está aberto, sendo ideal pelo fato de elas proporcionarem ao aluno esta vivência social e também colaborarem para que ele aprenda a conviver com a idéia de igualdade entre os alunos.
Sabemos a escola, pode ser um espaço de vivência onde os alunos podem discutir os valores éticos, não numa visão tradicional, mas sim de uma forma onde realmente todos possam ter o privilégio de entender os significados de seus valores éticos e morais que constituem toda e qualquer ação de cidadania, encontra-se dentro deste espaço, a figura do professor. E para que o aluno entenda o que é conviver com democracia e ética, esta figura passa a ser um espelho, um modelo a ser seguido pelo aluno. Desta forma, o professor coloca-se numa posição de muito destaque dentro da turma e pode passar a ser alvo de críticas e também de reflexões sobre suas atitudes e seus conceitos.
Desta forma, a figura do professor passa a ser vista como um educador, um auxiliador na formação do caráter dos seus alunos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs, outra maneira de se trabalhar com os alunos os seus direitos de cidadão é utilizando a cultura corporal de movimento. Através disto, os alunos podem descobrir dentro dos esportes, do lazer, das brincadeiras e dos jogos, conhecimentos necessários para que se possa fazer uma crítica dos valores sociais, que nos dias de hoje, estão cada vez mais voltados para os interesses de pessoas que possuem mais poder dentro da sociedade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, na tentativa de propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, com base em textos constitucionais, princípios pelos quais pode ser orientada a educação escolar, e que estão descritos abaixo:
• Dignidades da pessoa humana, que implica no respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acessam a condições de uma vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.
• Igualdade de direitos que se refere à necessidade de garantir que todos tenham a mesma dignidade e possibilidade de exercício da cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da eqüidade, isto é, que existam diferenças (éticas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.) e desigualdades (socio-econômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.
• Participação, que como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc.
• Co-responsabilidade pela vida social, que implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
São estes pontos que o professor necessita para trabalhar o conceito de igualdade e democracia dentro do âmbito escolar. E sobre isso, FREIRE se refere ao saber, como "... um processo que nasce da prática humana na transformação da realidade
social."
4. JUSTIFICATIVA:
Escola é lugar de aprender, se divertir, encontrar os amigos e se preparar para o futuro. Passamos tanto tempo na escola que ela é como a nossa segunda casa. E como toda casa, a escola também deve ser bem cuidada. Não tem sentido sujar o chão, riscar as paredes ou quebrar as coisas que você e seus colegas vão usar o ano inteiro.
Na escola existe um monte de coisas que se pode e que não se pode fazer. É um pouco difícil se acostumar a não conversar durante as aulas, a não riscar a carteira, a não gritar no corredor.
Mas só se houver respeito a essas regras é que a escola poderá funcionar. Além disso, as regras valem para todo mundo: os professores também têm horário para chegar, não podem faltar nem fazer bagunça.
A escola é também como uma pequena comunidade: tem gente de todas as raças, idades, religiões e profissões. Saber respeitar e conviver bem com todos é uma arte, sejam alunos, professores ou funcionários.A escola é um mundo diferente daquele em que vivemos em casa, no clube ou na praia. Além de ser como a nossa segunda casa, a vida que levamos na escola é como uma segunda vida, cheia de descobertas e desafios. E um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros. Ou seja, com cidadania. Neste sentido faz se necessário a abordagem de temas referente a cidadania na sala de aula de forma direta e indiretamente pelos professores, de qualquer disciplina. Na disciplina de cidadania todos esses temas serão colocados de forma mais especifica aos alunos, essa prática sendo colocada constantemente é possível a mudança social através das crianças que são o futuro do país.
5. OBJETIVO GERAL:
Atuar como professor de cidadania tem como objetivo a tentativa de resgatar a cidadania na escola, de apresentar os valores morais, éticos e humanos que temos. Levantando questões sobre cidadania, ética, democracia e educação. Para ser cidadão, no sentido literal da palavra, devemos ter ética e viver em uma democracia.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I. Compreender o respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de uma vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.
II. Contribuir para a formação social de cidadãos críticos, éticos e democráticos;
III. Promover melhorias da qualidade de vida, e convivência social e escolar dos educando;
IV. Garantir que todos tenham a mesma dignidade e possibilidade de exercício da cidadania;
V. Aprender a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc. VI. Contribuindo para a formação de indivíduos com potencial para o pleno exercício da cidadania.
7. CRONOGRAMA ANUAL
 A ementa  será desenvolvida com temas geradores (bimestral).
TURMAS
 TEMAS GERADORES
BIMESTRE
PERÍDO
TODAS AS TURMAS
Dignidade da pessoa humana:,
ü   respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo;
ü  acesso a condições de uma vida digna;
ü   respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.


1º BIMESTRE
Igualdade de direitos:
ü  refere-se à necessidade de garantir que todos tenham a mesma dignidade;
ü  possibilidade de exercício da cidadania.
ü  princípio da eqüidade, isto é, que existam diferenças (éticas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.);
ü  desigualdades (socio-econômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

2º BIMESTRE
Participação:
ü  princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional
ü  a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc.



3º bimestre
Responsabilidade pela vida social:

  que implica em partilhar com os poderes públicos;
  diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.

4º bimestre
A ementa será desenvolvida com temas geradores (bimestral).
8: DISTRIBUIÇÃO DAS AULA9. AVALIAÇÃO:
Será aplicado aos alunos, atividades avaliativa em sala de aula, exercícios, atividades práticas, como também atividade extra-classe, projetos envolvendo comunidade escolar e família.
10. REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO- Secretaria do Ensino Fundamental – SEF/PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS/Ética/ Versão agosto / 1996
SÍTIOS VISITADOS
http://www.efdeportes.com/efd81/etica.htm
http://canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário