Projeto
" Leitura, janelas para o mundo"
1:
IDENTIFICAÇÃO:
2:TÍTULO:
Ler "Janelas para o Mundo"
3.
APRESENTAÇÃO:
O
espaço escolar pode ser um aliado na promoção de idéias e práticas que visa a
melhoria da qualidade de vida das pessoas. Este projeto aponta caminhos e
sugestões que conta com a participação da comunidade escolar e público em geral
para o desenvolvimento de ações para a promoção de praticas que visa em uma
campanha de leitura de livros infantis e juvenis, no sentido de incentivar a
prática da leitura. A Reforma do Ensino, consubstanciado na Lei nº: 9394/96,
cuja direção aponta para a educação formativa do cidadão, preocupada com os
métodos e recursos, portanto, mais educação do que adestramento, visando
fornecer, através do ensino unificado de primeiro e segundo graus, a formação
necessária para o desenvolvimento das potencialidades do educando, extinguido a
escola verbaliza
e centrada no professor. Preconizou uma educação onde o aluno é o principal
agente, sob orientação do professor. No entanto, para que os ideais da Reforma
sejam alcançados, é preciso que a escola seja estruturada de modo que a
aprendizagem dependa em grande parte da leitura de textos.
3.1.
OBJETIVO GERAL:
Este
projeto tem como objetivo envolver os alunos do Ensino Fundamental da Escola ____________________________
em uma campanha ao incentivo a leitura de livros infantis e juvenis.
4.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
•
Promover palestra as crianças com o tema “importância da leitura”.
5.
JUSTIFICATIVA:
No
momento a Educação do Brasil vive momentos de reforma no ensino, como parte de
uma política de desenvolvimento social, que prioriza a ações na área da
educação. Compreende-se que a formação do aluno, deve complementar como alvo
principal a aquisição de conhecimentos básicos, a sua preparação cientifica e
capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas à sua área. Neste
sentido, a escola tem que propor ao aluno a compreender a dinâmica da sociedade
em que vive e perceber-se como elemento ativo, e com capacidade para contribuir
por uma sociedade mais justa e solidária.
Segundo
Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de
ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do
mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem
sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. Na
verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade
perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras. As
palavras de Freire, leva-nos a compreensão da prática democrática e crítica da
leitura do mundo e da palavra, onde a leitura não deve ser memorizada
mecanicamente, mas ser desafiadora que nos ajude a pensar e analisar a
realidade em que vivemos. “É preciso que quem sabe, saiba sobre tudo que
ninguém sabe tudo e que ninguém tudo ignora” (FREIRE, p.32).
6.
COMO DESENVOLVER:
Inicialmente
será divulgada com cartazes a comunidade escolar os objetivos deste projeto,
com o intuito de que cada aluno doe um livro para a escola, e também envolver a
comunidade como pais, patrocinadores da escola, professores e alunos.Em seguida
será promovida uma palestra de um profissional que possa falar sobre a
“importância da leitura na vida das pessoas”.No final uma amostra dos
livros, e promover momentos de leitura para os alunos.
7.
CRONOGRAMA:
Tarefas
a se realizar
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fevereiro
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Março
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Abril
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Maio
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Produção
do projeto
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X
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Apresentação
do projeto
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X
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Divulgação
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X
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Palestra
“Importância da Leitura”
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DIA DO LIVRO INFANTIL
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Feira de divulgação dos exemplares doados.
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X
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8.
BIBLIOGRAFIA
FREIRE,
Paulo. A importância do ato de ler. 10 ed. São Paulo: Autores Associados
Cortez1985.
LDB
- Lei de Diretrizes e Base Lei nº: 9394/96, Ministério da Educação – MEC
Revista
Projeto Escolares Ensino Fundamental 1° ao 5° ano - ano 3 n° 26 – Editora ON
Lin – 2008.Plano de Ação da "Coordenação Pedagógica"
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