PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA LEITURA E ESCRITA
1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto
aumenta um ponto...”
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade
Cultural.
3. PROBLEMÁTICA:
De acordo com o diagnóstico realizado pelos
professores, no 1º e 2º trimestres desse ano, a maioria dos alunos das turmas do
CIN, CIR e CPA demonstraram dificuldades na leitura, interpretação e produção
textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos professores uma reflexão sobre o
problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e
produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros
textuais e em especial aos textos literários.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A definição do tema desse projeto para ser
desenvolvido em nossa escola se apóia no conhecimento que temos de que o
trabalho com a literatura infantil e infanto juvenil pode contribuir
significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a
formar leitores.
Sendo assim, ao propor um trabalho com o gênero
literário em sala de aula, apoiamo-nos também nas concepções de alguns
estudiosos que afirmam que o trabalho com a Literatura Infantil pode certamente
ajudar na valorização da criatividade, da independência e da emoção infantil, o
chamado, pensamento crítico e segundo SILVEIRA (1997, p.149), "(…) e com ênfase
à criança ativa, participante, não-conformista".
Logo, "(…) Faz-se necessário que o professor
introduza na sua prática pedagógica a literatura de cunho formativo, que
contribui para o crescimento e a identificação pessoal da criança, propiciando
ao aluno a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a
criatividade, a autonomia e a criticidade, que são elementos necessários na
formação da criança em nossa sociedade atual".
A Literatura Infantil, nas escolas, deve
despertar o gosto pela leitura, pois "(…) a literatura pode proporcionar
fruição, alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno.
Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a
expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa". (SAWULSKI,
2002).
Percebemos então que para desenvolver uma
proposta voltada para a utilização da literatura infantil na escola é preciso
ampliar a nossa percepção de que "(…) Ler não é decifrar palavras. A leitura é
um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de construção do
significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu
conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a
linguagem escrita e o gênero em questão". (RCNEI, 1998, p. 144).
Os RCNEI sugerem que,
"(...) os professores deverão organizar a sua
prática de forma a promover em seus alunos: o interesse pela leitura de
histórias; a familiaridade com a escrita por meio da participação em situações
de contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos; escutar
textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; escolher os livros para
ler e apreciar. Isto se fará possível trabalhando conteúdos que privilegiem a
participação dos alunos em situações de leitura de diferentes gêneros feita
pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc. propiciar
momentos de reconto de histórias conhecidas com aproximação às características
da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e
objetos, com ou sem a ajuda do professor". RCNEI, (1998, vol.3, p.
117-159).
Para Pinto (1999),
"A Literatura Infantil tem um grande
significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem
situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do
desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias influi em todos os
aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o
amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a
compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e
conceitos e a aprendizagem intelectual". (apud RUFINO e GOMES, 1999,
p.11).
COELHO explica que,
"... a literatura infantil vem sendo criada,
sempre atenta ao nível do leitor a que se destina... e consciente de que uma das
mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal
da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro
conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver". COELHO (2000
p.141).
Portanto considerando os fundamentos teóricos
que embasam o projeto reconhecemos que, o trabalho em sala de aula com
Literatura Infantil é importante sob vários aspectos biopsicosociais. Quanto ao
desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças meios para desenvolver
habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas
habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências
textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na
reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas habilidades propiciariam no
momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas
releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem
não só da língua, mas também das outras disciplinas.
5. JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores
desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita
a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e
a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem conta
um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois pretende
fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de
história.
Com uma proposta de trabalho interdisciplinar
com as literaturas infantil e infanto - juvenil, o projeto busca reunir escola e
comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o
resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo
ensino aprendizagem.
6. OBJETIVOS:
6.1. OBJETIVOS GERAIS:
• Estimular o prazer pela leitura, considerando
a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos,
possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por
meio de contos populares;
• Desenvolver a reescrita de histórias e a
produção textual.
6. 2. OBJETVOS ESPECÍFICOS:
• Ampliar o repertório de histórias
conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e
sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos
portadores de escrita(livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza
das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando
sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e
construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada
e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de
histórias; e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes
nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de
histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar de histórias fonadas, lidas ou
contadas pelos professores e colegas
• Montar histórias ou trechos de histórias
(fatiados);
• Escrever listas com os nomes das histórias
e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo
conto e reconto (oral);
• Escrever e reescrever histórias;
• Complementares histórias lacunadas;
• Refletir sobre os elementos de escrita
utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias
lidas;
• Dramatizar histórias e contos
trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias
trabalhadas;
• Participar do Dia D da leitura e contação de
histórias, expondo os trabalhos produzidos.
7. CRONOGRAMA:
Alunos
Professores
Coordenadores
Diretores
Alunos:
De 01 de setembro a 30 de novembro
• Ampliar o repertório de história conhecidas;
1ª semana de setembro:
Professores:
• Selecionar um acervo de livros de qualidade,
adequada a cada faixa-etária, implementando o cantinho de leitura da classe; 1ª
semana de setembro;
• Observar a qualidade do acervo de livros e
problematizar a escolha dos títulos que serão lidos às crianças; De setembro a
novembro:
Diretor e Coordenador:
• Incentivar e garantir que o conteúdo deste
projeto esteja assegurado com pauta nos encontros de formação dos
professores;
Alunos:
• Familiarizar-se com as histórias; De setembro
a novembro:
Professores:
• Realizar com freqüência e regularidade a
leitura de diferentes histórias aos alunos. De setembro a novembro nas reuniões
Diretor e Coordenador:
• Orientar e apoiar o planejamento dos
professores, enfocando a leitura como atividade diária na escola;
Alunos:
• Construir o hábito de ouvir histórias e
sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história; De setembro a
novembro:
• Compartilhar sobre suas impressões sobre as
histórias lidas;
Coordenador:
• Orientar os professore na organização e
utilização sistemática dos cantinhos de leitura na sala de aula;
Alunos:
• Aproximar-se do universo escrito e dos
portadores de escrita (livros e revistas) para que possam manuseá-los , reparar
na beleza das imagens, relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos,
experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios
próprios para selecionar o que vão ler. De setembro a novembro:
Professores:
• Favorecer a manifestação dos alunos,
incentivando-os a opinarem sobre as histórias ouvidas , manifestando suas idéias
e sentimentos.
Coordenador:
• Incentivar, apoiar e orientar o planejamento
de atividades de roda de leitura, antes, durante e depois da leitura.
Alunos:
• Vivenciar situações de leitura compartilhada
e uso do cantinho de leitura da classe; • Expor preferências pessoais com o
intuito de ampliar a possibilidade de as crianças avaliarem as
histórias.
Professores:
• Selecionar textos adequados ao propósito da
atividade habitual de leitura;
• Permitir que as crianças apreciem e tenham
acesso aos livro em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura
quanto no cantinho da leitura;
• Compartilhar informações prévias e relevantes
com os alunos sobre o que será lido para melhor entendimento do texto.
8. AÇÕES NECESSÁRIAS:
• Levantamento do acervo bibliográfico da
escola;
• Seleção de literaturas infantil e infanto
juvenil;
• Criação dos cantinhos ou varais de leitura
nas salas de aula;
• Criação das caixas ou baús da
leitura;
• Implantação da Ciranda de livros na escola
com o sistema de empréstimos de livros na escola;
• Criação de espaços em que os alunos possam
estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
9. METODOLOGIAS:
• Apresentação do projeto aos professores para
articulação de idéias e ações;
• Apresentação e abertura do projeto com os
alunos de todas as turmas;
• Contação de historias por
professores;
• Contação de histórias por alunos;
• Contação de histórias por pessoas da
comunidade local;
• Leituras orais de histórias pelos
professores;
• Leituras de orais e silenciosas de histórias
pelos alunos;
• Pesquisa e leitura de histórias na
internet;
• Interpretações orais e escritas de histórias
lidas pelos professores;
• Interpretações orais e escritas de histórias
lidas pelos alunos;
• Estudos de vocabulários presentes nas
histórias lidas pelos alunos;
• Exibição de DVD e vídeos de histórias e
contos de diversos gêneros;
• Escuta de histórias fonadas;
• Atividades de montagem de histórias ou
trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
• Escrita de listas com os nomes das histórias
e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Realização de rodas de leitura envolvendo
conto e reconto (oral);
• Contação de histórias usando
fantoches;
• Escrita e reescrita de histórias;
• Complementação de histórias
lacunadas;
• Reflexão sobre os elementos de escrita
utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
• Ilustrações (com desenhos) de histórias
lidas;
• Dramatizações de histórias e contos
trabalhados com os alunos;
• Criação de livretos com histórias produzidas
pelos alunos;
• Realização do Dia D da leitura e contação de
histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos
produzidos.
10. CONTEÚDOS:
• Leitura oral e silenciosa de diferentes
gêneros textuais
• Linguagem oral e escrita;
• Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita
(textos);
• Estudo do vocabulário;
• Seqüência lógica: Início, meio e
fim;
• Coerência e coesão textual;
• Pontuação.
11. RECURSOS:
• Portadores textuais de diversos gêneros da
literatura infantil e infanto-juvenil; fantoches; palanquinho; aparelho de TV e
DVD;
• Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas
de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache;
papel ofício; textos impressos, etc.
12. AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o
processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos
professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais
ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e
re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da
comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos
alunos no decorrer e ao final do projeto.
13. SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do projeto ocorrerá com a realização
do Dia D da leitura e contação de histórias na escola, onde estará acontecendo a
exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas as turmas
e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos contando com a
participação da comunidade local.
14. BIBLIOGRAFIA:
AROEIRA, M.; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de
pré-escola: vida e criança: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996, p.
167.
BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para
a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.
COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e
vida. São Paulo: Peirópolis, 2000. 159p.
COELHO, N. A história da história. In: RIBEIRO,
R. O Patinho Feio. São Paulo: Editora Moderna, 1995.p. 31.
RUFINO, C.; GOMES, W. A importância da
literatura infantil para o desenvolvimento da criança na fase da pré-escola. São
José dos Campos: Univap, 1999.
SAWULSKI, V. Fruição e / ou aprendizagem
através da Literatura Infantil na escola.1.2002abril 2003.
SILVEIRA, R. Ela ensina com amor e carinho, mas
toda enfezada, danada da vida. In: Cultura, mídia e educação: Educação e
Realidade, Rio Grande do Sul: v.22, n.2, jul/dez 1997
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