Educar é Semear

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sábado, 7 de janeiro de 2012

Folclore


Folclore do Meu Brasil

Justificativa

Uma das modalidades de orientação didática é o trabalho por meio de projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar.

O projeto tem um desenvolvimento muito particular, uma vez que envolve o trabalho com diversos conteúdos organizados em torno de uma produção determinada. Ele se caracteriza por ser uma proposta que favorece a aprendizagem significativa, porque a estrutura de funcionamento cria muita motivação nos alunos e oportunidades de trabalho com autonomia.

O Projeto Folclore do Meu Brasil também faz parte do mundo literário, já que inspirações do romantismo e de muitas correntes do modernismo são tiradas do folclore.

Nosso folclore também é uma fonte inesgotável para a construção de monumentos, decorações de jardins, parques... É ainda de valor integral na cultura, merecendo ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectuais, artísticos, educacionais, recreativos, técnicos. Assim, o folclore favorece a aprendizagem e facilita o trabalho interdisciplinar.

Por meio do estudo do folclore, podem-se formar bons hábitos e atitudes, despertar sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pelas coisas de nossa terra.

Com esse projeto, pretendemos que os alunos conheçam um pouco mais dos aspectos característicos de nosso povo e aprendam a preservar as nossas tradições.

Objetivo geral do projeto

Perceber que, no Brasil, as fontes do folclore são de três correntes étnicas: o português, o indígena e o negro — que, com a transmissão oral ou por ensinamentos práticos de pais para filhos, definiram esse conjunto detradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanato e contos como o estudo da mentalidade popular e como a história não escrita de um povo — e também perceber o folclore como a ciência que cuida das tradições, dos usos e dos costumes dos povos.

Objetivos específicos

Ao final do projeto, o aluno deverá ser capaz de:

- Expressar-se oralmente com desenvoltura sobre diversos aspectos do folclore.
- Identificar-se como parte integrante da cultura popular.
- Apreciar diversos aspectos culturais do folclore e interessar-se pela conservação dos mesmos.
- Conscientizar-se da importância do folclore na vida de um povo.
- Reconhecer os principais aspectos folclóricos da região estudada.
- Participar de atividades folclóricas, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais.
- Apreciar e valorizar danças do nosso folclore como expressões de cultura.
- Interpretar e perceber as intenções dos provérbios.
- Apreciar as brincadeiras infantis do folclore, evitando discriminações, atitudes de exclusão e de violência.
- Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos.
- Preservar o folclore como parte integrante da nossa cultura.
- Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região.
- Analisar e refletir sobre os tipos de linguagem empregados em cada região.
- Perceber as diferentes normas das variantes lingüísticas.
- Identificar o uso da linguagem formal e informal.
- Divulgar as mensagens dos provérbios na escola.
- Ler e refletir coletivamente sobre a mensagem dos provérbios.
- Inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto.
- Trocar idéias e respeitar a percepção do outro.
- Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas.
- Confeccionar murais e cartazes, despertando a importância do folclore de cada região.

Procedimentos metodológicos

- Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
- Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
- Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
- Montagem de murais.
- Confecção de maquetes e cartazes.
- Produções textuais como recontos.
- Músicas relacionadas ao folclore de cada região.
- Dramatizações de lendas.
- Apresentações de danças regionais na culminância.
- Trabalhos de arte.
- Atividades escritas fotocopiadas em cadernos, livros e atividades orais.
- Desenhos.
- Filmes.
- Brincadeiras com adivinhações.
- Confecção de panfletos informativos.
- Divulgação de receitas.
- Exposição dos trabalhos na culminância.
- Trabalhos artesanais com argila.
- Jogos e brincadeiras infantis.
- Apresentação de cantigas de roda como brincadeiras infantis na culminância.

Avaliação

Os alunos serão avaliados quantitativa e qualitativamente sob diversos aspectos, como:

Em produções escritas.

Na confecção de álbuns, murais e cartazes.

Nas pesquisas realizadas.

Nas apresentações.

No cumprimento das atividades solicitadas.

No interesse, na participação e na responsabilidade com os trabalhos.

Em auto-avaliação.

Em trabalhos manuais com argila.

Nos aspectos criativos no decorrer de todo o trabalho.

Considerações finais

O Ensino Fundamental permite que as áreas se incorporem umas às outras e que o aluno possa ser o principal agente das relações entre as diversas disciplinas se nós, educadores, estivermos abertos para as relações que ele faz por si. Os projetos devem buscar nexos na seleção dos conteúdos por série, enquanto as relações entre os distintos conhecimentos são realizadas pelo aluno. Cabe à escola dar-lhe essa oportunidade.

O Projeto Folclore do Meu Brasil tem como objetivo e meta principais proporcionar e contribuir para a relação interdisciplinar, envolvendo ações de conhecimentos interligados e permitindo o trabalho com os conteúdos necessários a serem abordados em cada grau de escolaridade.

Assim, esperamos estar contribuindo, de forma relevante, para que profundas e imprescindíveis transformações, há muito desejadas, se façam no nosso panorama educacional e posicionem o professor como o principal agente nessa grande batalha que é o processo de formação do povo brasileiro.

Séries Atendidas: 1ª a 4ª séries

Duração: um mês

Temas Desenvolvidos por Série:
1ª série: Região Nordeste
2ª série: Região Sul
3ª série: Região Centro-Oeste
4ª série: Turmas A e B – Região Norte
Turmas C e D – Região Sudeste

FOLCLORE, UM JEITO PRÓPRIO DE SE COMUNICAR

APRESENTAÇÃO


O Projeto “Folclore, um jeito próprio de se comunicar” tem o propósito de resgatar as tradições nordestinas, assumindo atividades de respeito e valorização quanto à preservação de nossa cultura. Durante 15 dias do mês de agosto, os alunos irão participar de estudos sobre o Folclore Nordestino, desenvolvendo atividades em que terão oportunidades de resgatar populares do nosso povo.
As atividades serão desenvolvidas de forma articulada com as diferentes áreas do conhecimento e, utilizaremos como importantes fontes de informações os diversos tipos de manifestações populares, como também, vivenciaremos as atividades que envolveram expressões: corporal, musicalidade, danças criatividade, etc.. O Projeto prevê a realização de exposições folclóricas, onde os alunos terão oportunidades de socializarem os conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho.
O tema central Cultura Nordestina, será dividido em cinco temas:

Educação Infantil: Brinquedos e brincadeiras;
Ciclo I 1º. Ano: Músicas e Danças;
Ciclo I 2º. Ano: Comidas Típicas;
Ciclo I 3º. Ano: Superstições, Provérbios e Adivinhações;
Ciclo II 1º, Ano: Literatura de Cordel, e
Ciclo II 2º, Ano: Mestre Vitalino – estilo e obra.

A culminância foi realizada no dia 13/08/2007 através de uma feira que ressalte as peculiaridades e riqueza do folclore nordestino a partir de:


2 – JUSTIFICATIVA


Folclore é a troca de experiência entre comunidades, objetivando a valorização de sua gente, hábitos, costumes e conhecimentos, para que possamos assim retribuir valores ao que é verdadeiramente nosso. Resgatar a nossa cultura significa solidificar a unidade nacional do nosso país.
Essencialmente é importante que o nosso educando perceba, através de reflexões e vivências, esta transmissão de conhecimentos que acontece de geração em geração, assumindo uma postura de acolhimento e respeito às manifestações espontâneas de determinada coletividade, tomando sobre si co-responsabilidade ao assumir a história, fazendo-se parte integrante e transmissor fiel desta cultura.
Desta forma, valoriza-se esta forma peculiar de comunicação que queremos preservar a cultura, resgatando as tradições comunitárias do Nordeste brasileiro.

3 – OBJETIVOS

3.1 - GERAL

Resgatar as tradições nordestinas, assumindo o papel de co-responsável na transmissão desta cultura, expressando as riquezas do nosso folclore norteada pelas atividades de respeito e valorização quanto a preservação da cultura popular.

3.2 - ESPECÍFICOS

1. Identificar as diferentes manifestações da cultura nordestina (Comunidade, bairro, cidade, Estado);
2. Valorizar elementos do folclore como parte de nossa cultura;
3. Resgatar músicas, brincadeiras populares, provérbios e outras manifestações culturais e,
4. Conhecer a literatura de cordel e a história do mestre Vitalino.

4 – METODOLOGIA


Pesquisa das diferentes culturas que influenciaram o povo nordestino;
Pesquisa das diferentes manifestações folclóricas (comunidade, bairro, Capital e Estado);
Resgate das formas de brincar, através de brincadeiras populares, valorizando toda forma de criatividade;
Leitura de diferentes textos folclóricos, identificando traços de nossa história (lendas, provérbios, adivinhações, trava-língua, receitas etc.);
Confecção de uma maquete a partir de fendas;
Montagem de painel com trabalhos das crianças abrangendo diferentes aspectos do folclore;
Vivência das manifestações populares como: danças, brinquedos, lendas, músicas, brincadeiras, etc., sensibilizando as crianças para a importância desta forma de comunicação.
Pesquisa sobre o estilo e a obra de mestre Vitalino;
Manuseio do barro, criando e recriando personagens regionais;
Confecção de artesanatos;
Leitura e escrita de textos em Cordel;
Confecção do livro em Cordel, utilizando pinturas e outros;
Entrevista com repentista e,
Visita à casa da cultura e museus.

4.1 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO-METODOLÓGICO

Trabalharemos com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos (ainda na sala de informática trabalharemos o Paint, caça palavras e cruzadinhas de lendas). Envolvendo Natureza e Sociedade, faremos um Estudo do Meio, visitando a famosa "Fonte do Itororó", explicando aos alunos que dali saiu a música "Fui no Itororó", aproveitaremos para fazer um passeio de "ônibus".
Na aula de Artes confeccionaremos máscaras variadas (saci, sereia, curupira, caipora).
Na área de Matemática trabalharemos com jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos.
Também em Artes modelaremos o cachimbo do "saci-pererê" e o "Bumba-meu-boi".
Aproveitaremos a aula de Linguagem Oral para trabalharmos com parlendas. Pseudo-leitura.
Ainda na aula de Artes, exploraremos a parlenda em folha quadriculada (recorte e colagem) e em Linguagem Oral, repetiremos as parlendas várias vezes para a memorização.
No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore. Todo o contexto a ser trabalhado, rege-se interdisciplinarmente.

4.2 - RECURSOS

Materiais:

*Livros de Histórias sobre folclore;
*Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, látex;
*Argila ou massinha para modelagem;
*Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda, fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas;
*Vídeos;
*Ônibus para passeio; e
* Sala de Informática.


5 – CRONOGRAMA


Atividades
Educação Infantil
Ciclo I
1º Ano
Ciclo I
2º Ano
Ciclo I
3º Ano
Ciclo II
1º Ano
Ciclo II
2º Ano
Brinquedos e brincadeiras
X

Comidas típicas

X
X

Superstições, provérbios e adivinhações



X


Literatura de Cordel




X

Mestre Vitalino estilo e obra


6 – AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá de forma contínua, durante o período de organização e realização das atividades folclóricas, objetivando atender as necessidades que surgirão no decorrer do processo.
Serão observados o desempenho, compromisso e produção de todos no que se refere aos:
Conhecimentos;
Responsabilidade;
Interesse;
Criatividade;
Entusiasmo;
Iniciativa;
harmonia com os objetivos propostos.


REFERÊNCIAS


CASCUDO, Luiz da Câmara. Folclore no Brasil – fundo de cultura. Cultural, UFPB, 1966,
GUERRA, Flávio. Antologia de folclore e cultura popular nordestina. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. Didática do Folclore. Curitiba: Editora Arco-Íris, 1995.
SANTANA, Elizabete. Folclore (apostila).
VALENTE, Waldemar. Nordeste em três dimensões folclóricas, Editora ASA, Pernambuco.



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