Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DIREITOS DO CONSUMIDOR: ECUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS


DIREITOS DO CONSUMIDOR: ECUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

OBJETIVO :

·         Identificar o texto lista de compras
·         Analisar as informações contidas nos rótulos
·         Produzir uma lista de compras
·         Discutir as utilidades da lista de compras
·         Conhecer alguns itens do direito do consumidor

CONTEÚDO

·         Gênero textual- Listas de compras e rótulos
·         Direito do consumidor(cidadania) – Tema transversal

AÇÕES METODOLÓGICAS

Primeiro Momento:   Perguntar aos alunos  se eles têm o costume de fazer anotações do que vai comprar no supermercado. Questionar por qual motivo precisamos  elaborar uma lista de compras.
OBS:Explicaremos que, é importante fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado para reduzir os desperdícios e evitar o consumo desnecessário porque permitir poupar alguns reais,evita comprarmos o que não precisamos, e depois porque permite  comprar produtos mais baratos e de igual ou superior qualidade.Segundo Momento: Solicitar que eles citem produtos para que possamos montar uma lista de compras escrita no quadro. Eles ditam e nós escreveremos.
Depois que a lista estiver pronta faremos algumas intervenções iniciando com a pergunta:
  •  
o    Vamos analisar nossa lista de compras?
o    Algo poderia ser mudado?
o    Todos os itens estão na ordem que facilitaria nosso trabalho na hora de ter acesso aos produtos?
o    Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de modo diferente?Como?
o    Quais as categorias que poderíamos ter na nossa lista?
OBS: Explicar para os alunos que a lista deve ser feita de forma que facilite o acesso aos produtos evitando idas e vindas ao mesmo setor de compras várias vezes,que devemos sempre organizara lista por categoria :alimentos ,laticínios, açougue,limpeza,higiene,congelados e hortifrutis
Terceiro Momento: Pedir para que reorganizem a lista junto conosco,após a organização os alunos poderão copiar a lista no caderno ou não.

AÇÕES METODOLÓGICAS

Primeiro Momento:   Perguntar aos alunos  se eles têm o costume de fazer anotações do que vai comprar no supermercado. Questionar por qual motivo precisamos  elaborar uma lista de compras.
OBS:Explicaremos que, é importante fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado para reduzir os desperdícios e evitar o consumo desnecessário porque permitir poupar alguns reais,evita comprarmos o que não precisamos, e depois porque permite  comprar produtos mais baratos e de igual ou superior qualidade.
Segundo Momento: Solicitar que eles citem produtos para que possamos montar uma lista de compras escrita no quadro. Eles ditam e nós escreveremos.
Depois que a lista estiver pronta faremos algumas intervenções iniciando com a pergunta:
  •  
o    Vamos analisar nossa lista de compras?
o    Algo poderia ser mudado?
o    Todos os itens estão na ordem que facilitaria nosso trabalho na hora de ter acesso aos produtos?
o    Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de modo diferente?Como?
o    Quais as categorias que poderíamos ter na nossa lista?
OBS: Explicar para os alunos que a lista deve ser feita de forma que facilite o acesso aos produtos evitando idas e vindas ao mesmo setor de compras várias vezes,que devemos sempre organizara lista por categoria :alimentos ,laticínios, açougue,limpeza,higiene,congelados e hortifrutis
Terceiro Momento: Pedir para que reorganizem a lista junto conosco,após a organização os alunos poderão copiar a lista no caderno ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário