COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE
PROPOSTA PEDAGÓGICA
PROPOSTA PEDAGÓGICA
(modelo -ensino fundamental)
A proposta pedagógica do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE leva em conta
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição
Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros
Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de
Educação de São Paulo.
A metodologia de ensino do Instituto Educacional Julia Melo, está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental.
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
A metodologia de ensino do Instituto Educacional Julia Melo, está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental.
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:
- respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
- igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
- participação como elemento fundamental à democracia;
- co-responsabilidde pela vida social como compromisso individual e coletivo.
A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:
- posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
- tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
- inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs pra o Ensino fundamental e que se caracterizam por:
- urgência social;
- abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- favorecimento na compreensão da realidade social.
O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:
- respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
- igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
- participação como elemento fundamental à democracia;
- co-responsabilidde pela vida social como compromisso individual e coletivo.
A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:
- posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
- tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
- inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs pra o Ensino fundamental e que se caracterizam por:
- urgência social;
- abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- favorecimento na compreensão da realidade social.
Na forma de:
- ética;
- diversidade cultural;
- meio-ambiente;
- saúde;
- orientação sexual;
- trabalho e consumo;
- temas locais,
serão agregados, sempre que possível, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.
Objetivos gerais para o aluno
- domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
- aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
- aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
- aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
- compreensão e uso de tecnologias;
- formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
- aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
- cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
- compreensão de deveres e direitos de cidadania.
- ética;
- diversidade cultural;
- meio-ambiente;
- saúde;
- orientação sexual;
- trabalho e consumo;
- temas locais,
serão agregados, sempre que possível, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.
Objetivos gerais para o aluno
- domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
- aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
- aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
- aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
- compreensão e uso de tecnologias;
- formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
- aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
- cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
- compreensão de deveres e direitos de cidadania.
O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades:
- estudos do meio;
- eventos cívicos e comemorativos;
- viagens de integração e socialização;
- visitas a exposições, mostras culturais e eventos.
Os alunos contarão com um laboratório de informática cuja finalidade é a obtenção de competências e habilidades no uso do computador como instrumento de estudo, pesquisa e trabalho.
Avaliação
As práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.
Os professores utilizarão fichas individuais de acompanhamento e observação dos alunos, com os itens a serem preenchidos e condizentes com os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais desenvolvidos.
São Paulo, 06 de janeiro, 2004.
________________________________
Diretor
(assinatura e carimbo)
Obs.:
- rubricar todas as vias e assinar a última, apondo carimbo do Diretor, com o Registro no MEC;
- entregar 02 vias originais, juntamente com o Plano Escolar, sendo que uma será devolvida à escola, homologada;
- estudos do meio;
- eventos cívicos e comemorativos;
- viagens de integração e socialização;
- visitas a exposições, mostras culturais e eventos.
Os alunos contarão com um laboratório de informática cuja finalidade é a obtenção de competências e habilidades no uso do computador como instrumento de estudo, pesquisa e trabalho.
Avaliação
As práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.
Os professores utilizarão fichas individuais de acompanhamento e observação dos alunos, com os itens a serem preenchidos e condizentes com os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais desenvolvidos.
São Paulo, 06 de janeiro, 2004.
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Diretor
(assinatura e carimbo)
Obs.:
- rubricar todas as vias e assinar a última, apondo carimbo do Diretor, com o Registro no MEC;
- entregar 02 vias originais, juntamente com o Plano Escolar, sendo que uma será devolvida à escola, homologada;
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