Educar é Semear

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sábado, 7 de janeiro de 2012

A aquisição da língua escrita


A aquisição da língua escrita é objetivada, não só em termos da construção de um sistema de representação gráfica, pela criança, mas principalmente como forma de interação, manifestada através dos diversos usos sociais construídos no seu contexto, na sua cultura.
Na educação Infantil é preciso possibilitar às crianças interagirem com os mais variados tipos de texto existentes no ambiente em que vivem cartazes, letreiros, placas, anúncios, rótulos, embalagens, receitas, bulas, catálogos, revistas, jornais, almanaques, enciclopédias utilizados no cotidiano da classe, sempre em situações concretas de uso social. A
Além dos livros de literatura infantil, são importantes também as oportunidades de utilização da escrita funcional: escrever (em dupla, individual ou coletivamente) bilhetes, recados, mensagens, convites, notícias, como ato de comunicação, para um leitor real e não apenas para o professor corrigir. Essa interação com o uso social da língua escrita provocará a compreensão da escrita como sistema de representação que amplia as possibilidades de comunicação interpessoal.

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