A aquisição da língua escrita é objetivada, não só em termos da
construção de um sistema de representação gráfica, pela criança, mas
principalmente como forma de interação, manifestada através dos diversos usos
sociais construídos no seu contexto, na sua cultura.
Na educação Infantil é preciso possibilitar às crianças interagirem com
os mais variados tipos de texto existentes no ambiente em que vivem cartazes,
letreiros, placas, anúncios, rótulos, embalagens, receitas, bulas, catálogos,
revistas, jornais, almanaques, enciclopédias utilizados no cotidiano da classe,
sempre em situações concretas de uso social. A
Além dos livros de literatura infantil, são importantes também as
oportunidades de utilização da escrita funcional: escrever (em dupla,
individual ou coletivamente) bilhetes, recados, mensagens, convites, notícias,
como ato de comunicação, para um leitor real e não apenas para o professor
corrigir. Essa interação com o uso social da língua escrita provocará a compreensão
da escrita como sistema de representação que amplia as possibilidades de
comunicação interpessoal.
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