Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 7 de janeiro de 2012


              As três peneiras

 Conta-se que, um dia, um amigo foi procurar  Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe uma ``coisa`` sobre a vida de um outro amigo comum.
- Quero te contar algo sobre o nosso amigo Andréas que vai te deixar boquiaberto.
- Espera – interrompeu o filósofo. Passaste isso que vais me contar pelas três peneiras?
- Três peneiras? – indagou o interlocutor – Que três peneiras?
- Primeira peneira: a ``coisa`` que vai me contar é  verdadeira?
- Eu assim creio, pois me foi contada por alguém de confiança – respondeu o amigo.
- Bem, alguém te disse... Vejamos a Segunda peneira: a ``coisa`` que tu pretendes me contar é boa?
O outro hesitou, titubeou e respondeu:- Não exatamente.
Sócrates continuou sua inquisição:- Isso começa a me esclarecer, verifiquemos a terceira peneira, que é a prova final: o que tu tinhas a intenção de me contar é de utilidade tanto para mim como para nosso amigo Andréas, e para ti mesmo?
- Não, não e não.
- Então, meu caro – disse Sócrates – a ``coisa`` que tu pretendias me contar não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil. Assim, não tenho a intenção de conhecê-la e aconselho-te que não procures veiculá-la.A cada dia, somos alvos de pessoas com grande desejo de contar-nos ``coisas`` a respeito dos outros.

Devemos procurar fazer o ``teste das três peneiras``, porque:.
· Pessoas sábias falam sobre idéias;
· Pessoas comuns falam sobre coisas;
· Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

O crivo é não julgar, para não ser julgado!!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário