Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 7 de janeiro de 2012

PROPOSTA DE ATIVIDADE DIVERSIFICADA



TEMA: DIA DA CRIANÇA – CRIANÇA É CRIANÇA TODOS OS DIAS!
JUSTIFICATIVA: Devido ao número sempre crescente de desrespeito aos direitos das crianças em um pais que possui uma das legislações mais completas, faz-se necessário tratar a criança como criança durante o ano inteiro, dando-lhe pleno conhecimento dos seus direitos básicos. Nada melhor do que a semana da criança para continuar esse processo.
OBJETIVOS:
=> Tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente conhecido em sua essência, não como instrumento punitivo ou privativo, mas como recurso de defesa e construção de cidadania;
=> Desvincular o Dia da Criança de uma data tipicamente comercial, para torná-la uma data de conscientização e de cidadania plena desde a mais tenra idade;
=> Levar a criança a refletir sobre sua própria realidade, à luz de seus direitos fundamentais, criando caminhos de superação de situações que afrontem sua evolução enquanto ser humano.
ESTRATÉGIAS/RECURSOS – DESCRIÇÃO:
Fixar, em local visível, um cartaz elaborado pelo professor com uma síntese dos direitos fundamentais, na verdade, um resumo dos artigos 04, 16 e 17 do ECA, conforme mais adiante, nesta proposta (em tamanho reduzido).
Ler e comentar com a classe, de forma breve, o cartaz posto em local acessível aos alunos, para conferirem sempre que quiserem.
Agora o assunto do cartaz será retomado da seguinte forma:
=> Recordação de cada direito ali presente;
=>Ampla exploração de cada um desses direitos, com inúmeros exemplos, por parte dos alunos e do professor, recorrendo a recursos como o dicionário, para esclarecer termos que possam causar dúvidas de compreensão;
=> Eleição dos três principais direitos, segundo os interesses exclusivos dos alunos, sempre coletivamente;
=> Olhar crítico para cada um desses três direitos eleitos: seu cumprimento (ou não cumprimento) e eventuais causas;
=> Elaboração de um documento (texto coletivo), com os seguintes temas: “Se eu fosse pai ou mãe, o que faria para cumprir esses direitos” – “Se eu fosse prefeito, o que faria para cumprir esses direitos”;
=> Correção coletiva, com auxílio do professor, do texto redigido também coletivamente, seguido de registro escrito (em forma de cartaz, ou outro recurso) por um aluno (ou grupo de alunos) escolhido(s) pela classe, ou mesmo pelo próprio Professor (professor-escriba).
AVALIAÇÃO:
• Em cada etapa do processo (contínua), mediante a participação e interação no grupo de alunos;
• Registro e divulgação do texto coletivo.
CRONOGRAMA:
Ao longo do ano, de forma informal, trabalhando com o cartaz do ECA.
Formalização na semana da criança.
Continuidade ao longo do ano letivo, pois esse trabalho de conscientização e construção de cidadania não pode ter fim, uma vez que a criança é criança 365 dias por ano e não somente em uma data.
João César Pereira Fernandes, RF

Nenhum comentário:

Postar um comentário