quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PROJETO VALORES HUMANOS


CONHECENDO O PROJETO VALORES HUMANOS
INTRODUÇÃO

A função maior da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos. Os valores humanos, como a ética, o amor e a justiça, como decidimos chama-los, andam um pouco esquecidos pela nossa sociedade capitalista, em que “ganhar dinheiro” e “levar vantagem em tudo” parecem muito mais importante que as relações de amor, respeito e responsabilidade entre as pessoas. A família deveria ser o porto seguro para a criança/aluno, esse se encontra, muitas vezes, desestruturado e corrompido pelas circunstâncias. Se por sorte, o aluno tem uma família estruturada e consciente dos seus deveres como pais e/ou responsáveis, por outro lado existe um mundo de violência e corrupção que o rodeia e que é tão atrativo quanto destrutivo.
Muitos falam que investir na Educação é o único meio para prosperarmos na vida. E que só através dela podemos mudar os quadros de miséria e criminalidade que vemos em nosso país, estado, cidade ou comunidade. Mas, como fazer para convencer aquele aluno que vive em meio a tanta violência e descaso social, onde o crime e coisa corriqueira, quase normal, de que precisam estudar, se dedicar e se comprometer com a escola, para que num futuro a longo prazo, ele seja recompensado por seus esforços?

Como fazer isso se a vida ilegal lhe mostra que existem maneiras mais fáceis e rápidas de se conseguir o que se deseja materialmente?

Foi pensando nessas e em outras indagações que surgiu a ideia do Projeto Valores Humanos, que visa primeiramente, resgatar os valores adormecidos, esquecidos ou abandonados por nossos alunos, para que então eles tenham consciência da necessidade do aprender, não só para a escola, mas, principalmente, para a vida.

JUSTIFICATIVA
O alto índice de violência e desrespeito no relacionamento entre nossos alunos, de indisciplina com relação aos professores, de desrespeito aos demais funcionários da nossa escola e até mesmo aos próprios professores e à equipe pedagógica; é alarmante que toda essa violência implícita ou explícita, torna o ambiente escolar um lugar hostil e desinteressante para o aprendizado que todos nós almejamos.

Diante desse quadro, entendendo a escola como um espaço de integração social e desenvolvimento pessoal dos alunos, faz-se necessário criar estratégias com o intuito de melhorar esta situação, visando proporcionar um ambiente mais atrativo e acolhedor, para que eles possam repensar suas atitudes, desenvolvendo sua afetividade, o seu senso de ética, cidadania e justiça, minimizando, aos poucos, a agressividade que costumam praticar no dia a dia.

OBJETIVOS:

-GERAIS:

àProporcionar ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania e cumprindo assim, com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.
-ESPECÍFICOS:

àDesenvolver a autoestima e o respeito;

àFormar consciência dos valores éticos e morais;

àReconhecer que a paz é uma conquista diária por meio das nossas ações;

àRespeitar as diferenças;

àIdentificar e repelir o bullying e/ou quaisquer outros tipos de desrespeito, discriminação, exclusão, desvalorização do ser humano praticados contra outrem.

àProporcionar momentos com atividades lúdicas que desenvolvam a atenção, concentração e socialização dos educandos;

àPromover encontros para troca de experiências e ideias entre os professores;

àConhecer fatos e personalidades importantes da nossa vida social na construção da justiça;

àPossibilitar uma maior comunicação entre a escola, a família e a comunidade escolar como um todo;

àEnvolver a comunidade escolar para colocar em prática os assuntos discutidos ou vivenciados;

àResgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, altruísmo, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida.

àFalar, através da música evangélica, canto, coreografia, etc., sobre os valores da fé, do perdão e do amor de Jesus.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
O desenvolvimento do projeto acontece através de aulas quinzenais chamadas de aulas de Educação em Valores Humanos.

As aulas de E.V.H. consistem em oficinas diferenciadas que se iniciam por um relaxamento ou harmonização para acalmar os alunos, melhorando a atenção e a concentração do grupo durante a realização das atividades. Essa harmonização deve ser acompanhada, preferencialmente, por uma música suave de fundo.
Após esse relaxamento, fazemos a leitura, interpretação e reflexão de um texto [como, por exemplo: uma fábula ou parábola], que se refira a algum dos valores [temas abordados pelo projeto] a saber: amor, paz, respeito, responsabilidade, verdade, justiça, ética, cidadania, inclusão.

Durante a reflexão sobre o texto, os alunos são levados a expor suas opiniões e até a compartilhar experiências pessoais sobre o tema discutido, gerando uma maior integração entre todos os participantes. O encerramento dessas aulas ocorre com uma dinâmica de grupo relacionada ao tema do texto cujo objetivo é reforçar os aspectos mais importantes de forma lúdica e divertida.

Para a realização das aulas de Educação em Valores Humanos, fazem-se necessários reuniões prévias com o corpo docente e a coordenação pedagógica para organização e elaboração das estratégias de cada nova aula, possibilitando ideias entre os educadores.

Além das aulas de E.V.H., cada professor, em sua respectiva disciplina, desenvolve métodos para abordar e trabalhar os valores/temas do projeto no decorrer de todo o ano letivo, conforme achar melhor. As atividades são desenvolvidas de forma interdisciplinar, com a contribuição de todos os professores e envolvendo todas as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental da referida escola CEEF-
Complexo Educacional do Ensino Fundamental.
OUTRAS ATIVIDADES DO PROJETO:

• Apresentação de filmes e palestras relacionadas aos temas abordados;

• Apresentação de seminários;

• Trabalhos com cartazes;

• Trabalhos com músicas [canto, coral, música com coreografia, etc.].

• Jogos e brincadeiras;

• Produção de uma peça teatral sobre bullyng e suas consequências na escola e na vida.

• Formação de grupo de dança, canto, coreografia, teatro.

CULMINÂNCIA DO PROJETO

Acontecerá ao final do segundo semestre, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos sobre ele durante todo o ano letivo.

AVALIAÇÃO

Por considerar a avaliação como um processo contínuo, ela acontece através da verificação do desenvolvimento das atividades e das ações propostas para saber se estão ou não contribuindo para a mudança de atitudes sobre violência e comportamentos de indisciplina dos discentes.

Cada professor, dentro das necessidades específicas da sua disciplina, determinará os aspectos avaliativos que deverá utilizar.

AÇÕES DO PROJETO:

O projeto está sendo desenvolvido com todas as turmas e turnos do CEEF – Complexo Educacional do Ensino Fundamental, nos turnos: matutino e vespertino, segundo a programação abaixo:

• Apresentação do projeto ao corpo docente, à coordenação e à direção da escola, nos turnos: matutino e vespertino;

• Palestra sobre valores humanos para professores e funcionários da escola;

• Realização de estudos quinzenais com o corpo docente e a coordenação pedagógica, para fundamentação teórica e prática sobre cada tema escolhido e sobre a execução de cada aula;

• Aula inaugural do projeto com os alunos;

• Apresentação do projeto para os pais e a comunidade escolar;

• Desenvolvimento das atividades no decorrer de todo o ano letivo;

• Avaliação das atividades ao final de cada aula de E.V.H., durante as atividades quinzenais em sala de aula, no quarto horário das aulas, em dias alternados, previamente determinados, envolvendo todos os professores e turmas em suas respectivas salas de aula.

• Culminância dos trabalhos desenvolvidos ao final do ano letivo com palestra para a comunidade familiar e escolar.

Local de realização: Escola Complexo Educacional do Ensino Fundamental.

Período de realização: de março a dezembro de 2011.

Público atendido: Todos os discentes do Ensino Fundamental, dos turnos: matutino e vespertino.

Idealizadores e responsáveis pelo projeto: Raimunda Pinto, Esther Castro, Soraya, Lúcia, Angélica, Euran e Dalvanir.

Apoio e colaboração: Gestores, Coordenação Pedagógica e demais professores dos turnos matutino e vespertino.

Áreas de conhecimento envolvidas: Todas as disciplinas do currículo escolar.

Temas Transversais: Cidadania, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, entre outros.

Mediadores: Equipe gestora, docentes e demais funcionários dos turnos mencionados anteriormente.

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