Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

projeto regiões


PROJETO: AS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS


Objetivos.

a)Conceituais

1) Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE.

2) Compreender como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade.

3) Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.

b) Procedimentais

- observar imagens;

- ler mapas;

- pesquisar;

- organizar a “Semana das Regiões”.

c) Atitudinais

- interessar-se pelas diferentes manifestações culturais e regionais da população brasileira.

- ponderar sobre as diferenças regionais

- trabalhar em grupo.

Estratégia

A classe será dividida em cinco grupos

O Grupo 1 – Realizará o trabalho sobre a região Norte do Brasil;

O Grupo 2 – Realizará o trabalho sobre a região Nordeste do Brasil;

O Grupo 3 – Realizará o trabalho sobre a região Sudeste do Brasil;

O Grupo 4 – Realizará o trabalho sobre a região Centro-Oeste do Brasil;

O Grupo 5 – Realizará o trabalho sobre a região Sul do Brasil.

Sobre a região destinada ao seu grupo você deverá pesquisar os seguintes itens:

a) A formação territorial.

- os povos nativos antes da chegada dos portugueses

- o processo de colonização

- os principais centros urbanos

- as atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria, comércio).



b) A Geografia física

- relevo

- características gerais do clima

- vegetação - ecossistema predominante

- hidrografia



c) A Formação Cultural

- alimentação – pratos típicos

- festas folclóricas e religiosas

- brincadeiras e vocabulário (termos) regionais

- pontos turísticos.



As tarefas deverão ser divididas entre os componentes do grupo:

1 - Pesquisa

Internet

enciclopédias

livros

revistas

jornais (caderno turismo, por exemplo).

fotografias

cartões-postais

mapas



2 – Capa e digitação



3 – Confecção de mapas (utilizar papel vegetal)



PARTES DO TRABALHO

* Cabeçalho contendo nome completo dos componentes do grupo, número, série, data.

* Título do trabalho: Região...

* Desenvolvimento: o grupo escreverá o que pesquisou sobre os seguintes itens:

a) A formação territorial.

- os povos nativos antes da chegada dos portugueses

- o processo de colonização

- os principais centros urbanos

- as atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria, comércio).



b) A Geografia física

- relevo

- características gerais do clima

- vegetação - ecossistema predominante

- hidrografia



c) A Formação Cultural

- alimentação – pratos típicos

- festas folclóricas e religiosas

- brincadeiras e vocabulário (termos) regionais

- pontos turísticos.



* Figuras e mapas

* Bibliografia: relação das fontes de pesquisa (internet, enciclopédias, livros, revistas jornais).

Conceitos

Região, regionalização, organização do espaço e divisão territorial do trabalho.

Habilidades e competências

Analisar, compreender, descrever, localizar e pesquisar o tema proposto. Entender a formação do espaço a partir do conceito de região.

Conclusão da atividade

Semana das regiões. Durante este período, os grupos deverão apresentar as características sócio-culturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore.
http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gifhttp://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário