PROJETO
- LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS
1. Justificativa
Ler textos informativos, conhecer
seus portadores, desenvolver estratégias para localizar informações sobre temas acerca dos quais se
deseja saber mais é um aspecto importantíssimo da formação de um leitor.
Pesquisar com as crianças tem como propósito desenvolver nelas, desde muito
pequenas, o gosto de ler para saber mais sobre um assunto. Tem-se em vista que
manuseiem e se familiarizem com textos científicos de circulação social e que
compreendam que eles são fontes confiáveis de informações, por meio dos quais
se pode aprender muito.A proposta desse projeto é aliar o trabalho com textos
informativos com um tema que desperte a curiosidade das crianças e possibilite
variados encontros com a leitura em contexto de estudo e busca de informações.Para
a escola, esse projeto é um instrumento que possibilita tornar comum ao quadro
de professores, o hábito de ler textos de ciências para as crianças, a prática
de compartilhar e construir procedimentos de pesquisa e registro de informações
importantes, além do que, contribui para ampliar a concepção de formar leitores
que os professores normalmente possuem, ampliando as práticas de leitura
habituais à comunidade escolar.
2. Objetivos e conteúdos
O trabalho com a leitura de
textos informativos tem os seguintes objetivos e conteúdos:
·
Objetivo
·
Ler para buscar informações e saber mais sobre
um tema
·
Buscar e
selecionar informações sobre o tema estudado
·
Registrar e organizar o que se entendeu
·
Comunicar suas conclusões à comunidade escolar
·
Aprender procedimentos que leitores
experientes usam ao procurar informações nos textos(uso do índice, títulos e subtítulos,
chamadas, etc.)
·
Formular
perguntas e estabelecer relações entre diferentes informações e ideias sobre
esse tema de estudo
·
Trabalhar com os colegas de forma cooperativa
e solidária para construir conhecimento sobre o tema estudado: conversar sobre
o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a
com a dos demais
Conteúdos:
Leitura como fonte de informação;
Procedimentos de pesquisa:
trabalho em grupo, seleção e organização de informações, registro de conclusões;
e expansão dos conhecimentos iniciais das crianças sobre o tema de estudo.
3. Público
Esse projeto pode ser
desenvolvido no CEI (0 a 3 anos de idade), Educação Infantil (4 a 6 anos de
idade) e Ensino Fundamental (1º e 2º anos).
4. Prazo e estrutura
·
Para
realizar este projeto são necessários de 02 a 03 meses de trabalho.
·
Os
materiais necessários são: documentários, livros, revistas de divulgação
científica,enciclopédias, jornais, sites confiáveis da internet etc.
·
Defina,
junto com seu grupo de alunos, o produto final do projeto, levando em
consideração os propósitos comunicativos – como vocês podem contar sobre a
pesquisa realizada para a sala – e
·
seus
destinatários – para quem seus alunos gostariam de contar sobre as informações
novas que
·
pretendem
encontrar sobre o tema de pesquisa:
·
- Pode
ser um encarte informativo que reúna os resultados da pesquisa, organizado com
opropósito de servir de consulta para outras turmas que venham a estudar ou se
interessar
·
pelo
tema.
·
- Outra
opção é realizar uma exposição de Ciências para compartilhar as informaçõesdescobertas
com os colegas e a comunidade escolar.
· 5. Etapas desenvolvimento
·
Preparo
prévio do professor:
·
Alguns
critérios podem ajudar na escolha do tema a ser pesquisado:
·
• Escolha
um tema que desperte a curiosidade e o desejo de pesquisar das crianças. Se for
umtema que elas têm pouco contato ou desconhecem, procure antecipar se será de
interesse delas e planeje situações para apresentá-lo de forma a envolvê-los.
·
• Deve
ser um tema que permita que elas levantem dúvidas, exercitem sua autonomia eexerçam
o papel de leitores que buscam informações.
·
• Escolha
um tema do qual seja possível encontrar informações numa variedade de fontes depesquisa
(livros, enciclopédias, revistas de divulgação científica, DVDs e sites
confiáveis dainternet). É interessante que as crianças conheçam as variadas
formas que os portadorescientíficos se organizam e confrontem as informações
apresentadas por cada um deles.Verifique a fidedignidade das informações e a
pertinência com o tema de estudo.
·
• Dê
preferência a um tema que permita que a sala escolha um foco claro para a
pesquisa(como, por exemplo, pesquisar os animais que nascem de ovos vai exigir
que se busque informações sobre quanto tempo cada animal fica dentro do ovo até
que ele se abra, se é preciso que os pais choquem ou não... mas informações
sobre o ritual de acasalamento de alguns desses animais, por mais interessantes
que sejam, dêem ficar para uma nova pesquisa, a fim de que não se perca o foco
do estudo). Como a atividade de pesquisa é muito estimulante e sempre abre
novas questões, é fundamental retornar ao foco da pesquisa, para que avancem na
questão que motivou a trabalho. Se surgirem outros temas de pesquisa
interessantes, que não podem ser atendidos no momento, o professor pode anotar
para retomar em outra situação de estudo.
·
Selecione,
dentre as fontes de pesquisa disponíveis, aquelas que facilitem a construção dehipóteses
das crianças acerca do conteúdo do texto (ou seja, que permita que elas relacionem
osconhecimentos apresentados ali com seus saberes prévios; possua ilustrações;
subtítulos e/ou
·
índice;
no caso de revistas, chamadas para o artigo em questão), aquelas que permitem
aprofundar a pesquisa e também aquelas que, ainda que não tenham essa organização
textual que facilita a consulta, tragam informações importantes (e por isso,
podem ser lidas por você em voz alta). Antes de apresentá-las às crianças,
estude-as e antecipe algumas das intervenções que fará durante a atividade. É
fundamental que o professor tenha conhecimento das informações que serão
apresentadas e que realize um planejamento prévio do percurso da pesquisa,
definindo a ordem de apresentação dos materiais.
·
Você pode
sugerir que as crianças e familiares contribuam com as fontes de pesquisa disponíveis
em casa. Atente-se ao fato de que possivelmente algumas contribuições não sejam
adequadas à pesquisa. Neste caso, converse com a turma explicitando por que não
poderão usá-la
·
1ª etapa: Apresentação do projeto
·
Nesta
etapa, o objetivo é conversar com as crianças sobre o tema, levantando os conhecimentos
prévios e curiosidades que elas têm sobre o assunto. Para isso, apresente parte
de documentário ou faça uma breve leitura de um texto informativo que possa
causar curiosidade nelas. Proponha uma discussão sobre os assuntos abordados e
procure levantar questões e dúvidas da turma. Fique atento para que a conversa
não se esgote, para isso, é importante que você conte com certo repertório de
informações e questões instigantes previamente preparadas. Registre
oscomentários das crianças, conforme elas dizem, em um cartaz. Para facilitar
divida em duas colunas: “O que já sabemos sobre...” e “O que queremos descobrir
sobre...”. Depois dessa primeira conversa, compartilhe com o grupo a proposta de
pesquisa, e defina com ele qual será o produto final do projeto e seu
destinatário.
2ªetapa: O professor lê textos informativos para seus alunos
·
Antes de
ler, recupere as questões levantadas no cartaz e antecipe quais informações poderão
ser encontradas com a leitura. Apresente o texto e seu portador, compartilhe
porque escolheu aquele material específico, compartilhe com eles como se faz
uso de índices, localize onde está o titulo, o subtítulo e faça a leitura do
material.
·
Durante a
leitura, escolha alguns parágrafos para reler e comentar o significado de
algumas expressões importantes. Pode exemplificar alguns conceitos e voltar a
ler algumas passagens que explicam certas expressões que ajudem a entender
outras partes do texto. Enfatize com o tom de voz, partes que julgue
importantes para o entendimento das crianças. Trechos com informações já muito
conhecidas ou excessivamente complexas não devem ser enfatizados, apenas lidos.
·
Após a
leitura, abra um espaço de intercâmbio de ideias sobre o texto: peça que
comentem o que compreenderam, relacionando as interpretações de uns e de
outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou
contraditórias, retome a leitura, relendo partes que ajudem a esclarecer as
questões levantadas pelas crianças. Caso perceba que algum aspecto importante
do texto não foi comentado, releia a parte, para possibilitar que elas tomem
aquele aspecto como tema de discussão.
·
Registre
as informações importantes para o estudo, a partir do que as crianças apontam como
necessário – ajude-as nesta etapa, iluminando o que de fato é pertinente.
Compartilhe diferentes formas para tomar notas de estudo: quadros esquemáticos,
sequência de itens sobre o tema, desenhos com legendas, tabelas, etc.,
escolhendo a mais adequada para o texto em questão.
·
Cada
rodada de leitura e discussão acontece num dia de aula. O ideal é que essa
atividade ocorra regularmente a fim de que as crianças possam construir
procedimentos de leitura para estudar.
3ª etapa: A sala assiste documentários informativos sobre o tema
estudado.
·
Antes de
começar o documentário, compartilhe com as crianças que tipo de informação elas
encontrarão, distribui pranchetas para que façam anotações e faz pequenas
pausas, depois de informações importantes, conversando (brevemente) com os
alunos sobre o que foi visto e permitindo que eles registrem algo, caso
queiram. Após assistirem, as crianças compartilham seus registros (a professora
deve perguntar o que cada um anotou) e a sala constrói um registro coletivo.
·
4ª etapa: o professor lê outro texto informativo para as crianças
·
Escolha
outra fonte, uma boa sugestão são matérias de sites confiáveis, que respondam a
alguma questão das crianças. Antecipe o que poderão descobrir com a leitura e
de que forma se articula com o texto lido anteriormente. Para deixá-los
curiosos, mostre as ilustrações e diga qual é a chamada de destaque. Realize a
leitura enfatizando com o tom de voz as partes de interesse.
·
Releia
partes sempre que julgar importante para o entendimento. Após a leitura,
estimule que façam comentários sobre o que descobriram e avancem em suas
hipóteses. Novamente, você
·
poderá
registrar o que descobriram no cartaz.
·
*Esta
etapa pode se repetir sempre que pertinente ao desenvolvimento do estudo.
·
5ª etapa: os alunos leem textos informativos
· Disponibilize
diferentes materiais sobre o tema e coloque no centro da roda. Oriente-os a procurarem,
em duplas, informações que contribuam para a pesquisa. Compartilhe com o grupo
que podem se apoiar nas imagens para realizar a busca. Circule entre as
crianças, fazendo
·
intervenções
que ajudem nessa tarefa, por exemplo, “será que no índice temos pistas de onde encontrar?”,
“Vocês observaram as imagens?”. Quando finalizarem, retorne à roda e socialize
o que encontraram. Leia para todos, problematizando se de fato há informações
pertinentes. O objetivo nesta atividade é que as crianças se interessem pelo
material, possam olhá-lo de perto e participem da etapa de busca e seleção da
informação
·
6ª etapa (se possível): realizar uma pesquisa de campo
·
Apesquisa de campo permite que as crianças investiguem o tema de estudo por meio
da observação e de entrevistas com especialista (caso haja algum disponível).
Dependendo do tema de estudo, podem visitar o zoológico, planetário, museus
etc. Esta aproximação é muito interessante, pois coloca as crianças no lugar de
investigadoras em campo. Antes da visita, combine com elas o propósito da
visita: o que irão observar e defina as formas de registro (gravação,
fotografia, desenhos em pranchetas). No retorno, com a sua ajuda, devem
socializar os registros e sistematizar as descobertas para que possam fazer
usos posteriores.
7ª etapa: Checar se já se sabe tudo que se queria saber
·
Confronte
as perguntas levantadas e as descobertas realizadas. Retome aos cartazes para refletir
quais dúvidas foram esclarecidas. Caso haja perguntas fundamentais à pesquisa
que não foram respondidas, é importante buscar em outras fontes de pesquisa. É
importante compartilhar com as crianças essa necessidade e perguntar a elas
onde será que eles podem descobrir essas informações, se necessário, sugerindo
algumas possibilidades (internet, e-mail a um especialista na área, biblioteca
da cidade etc.). Depois de decidido aonde buscar a informação que falta e
encontrada a fonte, a professora age como na etapa 2, lendo para seus alunos o
que foi encontrado e decidindo com eles o que anotar.
·
8ª etapa: Escrita coletiva de texto informativo
·
A partir
da retomada das anotações coletivas, a turma planeja, junto com o professor,
como podem escrever um texto sobre o que aprenderam ao longo do projeto
(fazendo um esquema do que será escrito). Feito isso, a classe dita ao
professor o texto, verificando, ao longo de sua elaboração, se está de acordo
com o planejamento que fizeram e revisando no final.
·
9ª etapa: Produção do produto final
Caso
seja um Encarte Informativo, proponha que as crianças escrevam pequenas notas
para compor o encarte. Podem produzir fichas do tipo “Você sabia?” a partir das
anotações que fizeram nas duplas ou trios. Para isso, o professor lê vários
“Você sabia?” e pede que cada dupla ou trio se reúna e construa seu próprio
texto. Retome com as crianças que eles vão fazer parte do encarte informativo,
incentivando-os a pensar em “Você sabia?” curiosos para interessar ainda mais
os leitores. É importante que você circule pela sala, fazendo intervenções que
ajudem as crianças a refletir e tomar decisões sobre sua tarefa. Planeje uma
etapa de edição do livro, onde selecionem as ilustrações realizadas pelas
crianças e relacionadas aos textos do “Você sabia?”.
·
• Caso
realizem uma exposição de ciências, planejem como irão apresentar as
informações para que fiquem atrativas para os visitantes. Optem por organizarem
imagens dos portadores e ilustrações das crianças, que venham acompanhadas de
legendas com informações.
·
6. Avaliação
·
Quando se
propõe a pesquisa com crianças pequenas, tem-se em vista que elas desenvolvam os
comportamentos leitores do pesquisador: ler, buscar, selecionar, registrar e
socializar as aprendizagens. Também, que ampliem seus conhecimentos sobre o
tema de estudo. Desta forma, não se espera que as crianças entendam tudo que
foi lido ou que respondam a todas as perguntas levantadas, pelo contrário: que
as perguntas e hipótese iniciais deem origem a muitas outras que serão sanadas
com novas leituras. Avalie se
as crianças avançaram em suas hipóteses iniciais, se apropriaram de informações
estudadas e se envolveram nas etapas do trabalho
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