Educar é Semear

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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PROJETO DE INTERVENÇÃO


PROJETO DE INTERVENÇÃO


- O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO?

É um projeto que será inserido a um projeto político –pedagógico sistematizado e que precisará apenas ser revisado a fim de que contemple uma tema que no nosso caso seria a educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
· TEMA: (de acordo com o conteúdo)
- A indicação da temática a ser trabalhada, tem que refletir a necessidade a ser superada.
· JUSTIFICATIVA: (porque vale a pena trabalhar com projetos na escola?)
- É o que transmite a dimensão do que vai ser trabalhado.
·SITUAÇÃO PROBLEMA: (dificuldades referente à temática, que pode ser discutida/solucionada, por meio de intervenção pedagógica).
· PÚBLICO ALVO: indica o segmento, ou a série, ou a turma, ou o grupo de alunos e/ou professores com o qual se vai trabalhar.
· OBJETIVOS: (o quê o projeto pretende discutir, verificar, solucionar, alcançar...)
- O objetivo consta de duas partes: o que se vai fazer, que é a indicação da ação que será realizada e para que fazê-lo, que é a indicação do que se pretende alcançar, a finalidade.
· EMBASAMENTO TEÓRICO: (textos com base no conteúdo estudado que faça referência ao tema escolhido, à situação-problema que se quer discutir e os objetivos a serem alcançados)
· PERCURSO METODOLÓGICO: o quê envolver como caminhos a serem trilhados para alcance dos objetivos pretendidos (atividades, estratégias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola, construção coletiva).
· RECURSOS: disponibilidade material, tanto física como humana são os recursos que torna exeqüíveis o projeto
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: dando um caráter efetivo, fazendo parte do currículo da escola e, não apenas de um calendário de eventos.
· AVALIAÇÃO: é um procedimento que mostra se o que está sendo desenvolvido avança na direção dos objetivos. A avaliação é constante e mostra como vai indo o desenvolvimento do projeto.
“A avaliação significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.” (Gandin, 2000).

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