Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PROJETO CORAL NA ESCOLA

PROJETO CORAL NA ESCOLA” -

1-APRESENTAÇÃO
Projeto elaborado para a realização de um “Coral na Escola” , envolvendo alunos das Quartas séries do ensino fundamental ,com a finalidade de levá-los a uma completa interação social. A música traz benefícios à criança na questão da memorização, promove a auto estima, desperta os sentimentos, promove a sensibilidade para elaborar as atividades de forma prazerosa.

2 – OBJETIVO GERAL:

Verificar a relação existente entre a aplicação da música na sala de aula e sua contribuição no desenvolvimento do aluno, especialmente no que diz respeito à alfabetização, à socialização e à expressão corporal.

3 - OBJETIV0 ESPECÍFICO

• Desenvolvimento do senso artístico, criativo e social.
• Enriquecimento da aprendizagem no estudo da língua portuguesa.
• Desenvolvimento integrado do aluno.
• Desenvolvimento e rapidez de compreensão e desembaraço na leitura da canção.
• Enriquecimento do vocabulário pela introdução gradativa de palavras de uso corrente.
• Desenvolvimento da atenção.
• Auxílio ao aluno em seus múltiplos aspectos de formação, quer sejam sob o ponto de vista pedagógico, psicológico, sociológico e cultural.

4 - CONTEÚDO :

• Músicas populares: melodias do povo que agradam as massas e que se propagam ao sabor do gosto popular, com termos ou expressões comuns, de uso diário e falam sobre os sentimentos em geral.
• Músicas Folclóricas: canções baseadas nas tradições , lendas ou crenças de um país ou região. Elas transmitem os fatos históricos, os usos e costumes, de geração em geração.
• Músicas Patrióticas ou Nacionais: as que exaltam o amor à Pátria e a dedicação aos seus interesses.
• Músicas Comemorativas: as que trazem à memória um acontecimento, celebram a lembrança de um fato importante.

5- METODOLOGIA
• Pesquisa ( livros, coletâneas, discos, CDs) de outras canções.
• Leitura e escrita das canções, obedecendo a estrutura da língua

6 - PÚBLICO ALVO

Alunos , professores , coordenador pedagógico, direção e pais desta Unidade Escolar.

7 – CRONOGRAMA

• Durante o ano letivo 2006

8 - RECURSOS

Aparelho de som, fitas , CDs, computador, xerox, mimeógrafos, rádio, sulfite , caderno, livros.

9 -PARCERIAS

Alunos, professores, coordenador pedagógico, familiares e amigos.

10 – DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

• Português
• Artes
• Educação física
• História e Geografia
• Ciências e saúde

11 – AVALIAÇÃO

Apresentação dos alunos no pátio da escola e nas ruas principais da cidade.

12 - BIBLIOGRAFIA:

CAMPOS,Vânia. Revista Nova Escola. Sucata vira instrumento de percussão, p.16, ano X, n.-1995.

DALLARI Dalmo de Abreu. Revista Nova Escola. Cidadania. O respeito ao Hino e a Bandeira.p.45, ano XV, n.132, maio 1989.

FERES, Josette. Revista Nova Escola. Aproveite a emoção da música.p. 22-23,ano IV,n.31,junho 1989.

FERRAZ, Cláudia Ribeiro. Revista Nova Escola. Uma aula de música bem brasileira.p.20-21,ano IV ,n.32,agosto 1989.

GOGELIS, Regina Anna. Secretaria da Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.Revista do Ensino. A música e o excepcional deficiente físico.p.47 a 51 , ano XVIII,n.135,1971.

GUERRA, Rosangela .Revista Sala de Aula. A técnica ensinada com arte.p.22 a 24,ano2 n.15,outubro 1989

MÜLLER ,Iria Luci. Secretaria de Educação e cultura do Rio Grande do Sul. Revista do Ensino. Música nas primeiras séries.Ano XV,n.115,1968.

NARITA, Flávia Motoyama. Revista Presença Pedagógica .Música popular na escola. Editora Dimensão ,jul./ago. 1998.

PINTO, Gerusa Rodrigues, LIMA, Regina Célia Villaça. O Dia a Dia do Professor,v.5 e7, editora Fapi Ltda. E. mail:fapi@net.em.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário