PROJETO
CORAL NA ESCOLA” -
1-APRESENTAÇÃO
Projeto elaborado para a realização de um “Coral na Escola” , envolvendo alunos
das Quartas séries do ensino fundamental ,com a finalidade de levá-los a uma
completa interação social. A música traz benefícios à criança na questão da
memorização, promove a auto estima, desperta os sentimentos, promove a
sensibilidade para elaborar as atividades de forma prazerosa.
2 – OBJETIVO GERAL:
Verificar a relação existente entre a aplicação da música na sala de aula e sua
contribuição no desenvolvimento do aluno, especialmente no que diz respeito à
alfabetização, à socialização e à expressão corporal.
3 - OBJETIV0 ESPECÍFICO
• Desenvolvimento do senso artístico, criativo e social.
• Enriquecimento da aprendizagem no estudo da língua portuguesa.
• Desenvolvimento integrado do aluno.
• Desenvolvimento e rapidez de compreensão e desembaraço na leitura da canção.
• Enriquecimento do vocabulário pela introdução gradativa de palavras de uso
corrente.
• Desenvolvimento da atenção.
• Auxílio ao aluno em seus múltiplos aspectos de formação, quer sejam sob o
ponto de vista pedagógico, psicológico, sociológico e cultural.
4 - CONTEÚDO :
• Músicas populares: melodias do povo que agradam as massas e que se propagam
ao sabor do gosto popular, com termos ou expressões comuns, de uso diário e
falam sobre os sentimentos em geral.
• Músicas Folclóricas: canções baseadas nas tradições , lendas ou crenças de um
país ou região. Elas transmitem os fatos históricos, os usos e costumes, de
geração em geração.
• Músicas Patrióticas ou Nacionais: as que exaltam o amor à Pátria e a
dedicação aos seus interesses.
• Músicas Comemorativas: as que trazem à memória um acontecimento, celebram a
lembrança de um fato importante.
5- METODOLOGIA
• Pesquisa ( livros, coletâneas, discos, CDs) de outras canções.
• Leitura e escrita das canções, obedecendo a estrutura da língua
6 - PÚBLICO ALVO
Alunos , professores , coordenador pedagógico, direção e pais desta Unidade
Escolar.
7 – CRONOGRAMA
• Durante o ano letivo 2006
8 - RECURSOS
Aparelho de som, fitas , CDs, computador, xerox, mimeógrafos, rádio, sulfite ,
caderno, livros.
9 -PARCERIAS
Alunos, professores, coordenador pedagógico, familiares e amigos.
10 – DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
• Português
• Artes
• Educação física
• História e Geografia
• Ciências e saúde
11 – AVALIAÇÃO
Apresentação dos alunos no pátio da escola e nas ruas principais da cidade.
12 - BIBLIOGRAFIA:
CAMPOS,Vânia. Revista Nova Escola. Sucata vira instrumento de percussão, p.16,
ano X, n.-1995.
DALLARI Dalmo de Abreu. Revista Nova Escola. Cidadania. O respeito ao Hino e a
Bandeira.p.45, ano XV, n.132, maio 1989.
FERES, Josette. Revista Nova Escola. Aproveite a emoção da música.p. 22-23,ano
IV,n.31,junho 1989.
FERRAZ, Cláudia Ribeiro. Revista Nova Escola. Uma aula de música bem
brasileira.p.20-21,ano IV ,n.32,agosto 1989.
GOGELIS, Regina Anna. Secretaria da Educação e Cultura do Rio Grande do
Sul.Revista do Ensino. A música e o excepcional deficiente físico.p.47 a 51 ,
ano XVIII,n.135,1971.
GUERRA, Rosangela .Revista Sala de Aula. A técnica ensinada com arte.p.22 a
24,ano2 n.15,outubro 1989
MÜLLER ,Iria Luci. Secretaria de Educação e cultura do Rio Grande do Sul.
Revista do Ensino. Música nas primeiras séries.Ano XV,n.115,1968.
NARITA, Flávia Motoyama. Revista Presença Pedagógica .Música popular na escola.
Editora Dimensão ,jul./ago. 1998.
PINTO, Gerusa Rodrigues, LIMA, Regina Célia Villaça. O Dia a Dia do
Professor,v.5 e7, editora Fapi Ltda. E. mail:fapi@net.em.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário