Educar é Semear

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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Planejamentos


EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES: 5ª e 6ª
PROFESSORES: Alexandre Severo do Pinho, César Garcez e Rosana Patricio Inácio,
EMENTA: Dança, esporte, ginástica e atletismo.

OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o esporte escolar de modo a poder desmistificá-lo, demonstrando a relação existente entre a preparação competitiva e as reais condições materiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM


CONTEÚDOS

ESTRATÉGIA / METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Compreender o corpo como forma de comunicação e expressão de sentimentos e sentidos.
Compreender algumas interações (históricas e sociais) que determinam as práticas corporais na nossa sociedade, como questões de gênero, classe, raça, etnia, mídia e exclusão, etc.
Conhecer as múltiplas possibilidades de movimento com e sem aparelhos.
Conhecer as regras de diferentes praticas esportivas, adaptando-as de acordo com a realidade.
Ampliar seus conhecimentos gerais e de suas potencialidades e limitações físicas.
Apresentar aos alunos práticas corporais diferentes daquela que fazem parte do currículo tradicional da Educação
Física escolar.
DANÇA
Dança popular.
GRD.

GINÁSTICA

Ginástica artística.
Ginástica olímpica.
ESPORTES
Volei: saque, recepção, levantamento, ataque, defesa, sistema 6×6, regras e histórico.
Basquete: passe, condução de bola, bandeja, jump, arremesso, drible, regras e histórico.
Futebol de campo: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Futsal: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Handebol: passe, recepção, drible, arremesso, deslocamento, regras e histórico.
Jogos de salão.
Tênis de mesa.
Pebolim.

ATLETISMO

Arremesso de bola.
Lançamento de arco.
Salto em altura “tesoura”.
Salto em distância “grupado”.
Corrida de velocidade.
Corrida de resistência.
Revezamento.

Formas diferenciadas de atividades físicas.
As unidades não estão organizadas de forma cronológica, elas serão desenvolvidas de forma entremeada umas com as outras.
As atividades servirão como diagnóstico dos limites e potencialidades dos alunos e turmas.
Elaboração de temáticas que subsidiem o trabalho lúdico com as crianças.
Explorar materiais, espaços e a cultura da comunidade local como possibilidade de trabalho.
Trabalhar na perspectiva de ação-reflexão-ação.
Buscar uma interação de trabalho com todos os professores envolvidos com a turma.
Por trimestre haverá pelo menos um trabalho de pesquisa numa das áreas dos conteúdos.
Os alunos serão avaliados de forma holística nas áreas motora, afetiva e cognitiva com propósito formativo.
Na área motora os alunos serão avaliados pela participação nas atividades práticas, sendo obrigatória a participação de todos, desde que aptos para tal.
Desempenho e performance não serão parâmetros para a avaliação somativa e sim formativa, pois características pessoais não servem a este propósito.
Na área cognitiva os alunos receberão nota no(s) trabalho(s) de pesquisa.
No aspecto qualitativo os alunos serão avaliados pela:
Apresentação dos materiais necessários;
Participação nas atividades propostas;
Comportamento adequado.
Recuperação Paralela
Os alunos serão comunicados constantemente sobre sua situação nas três áreas avaliadas, havendo mudança de atitude por parte do aluno de modo efetivo a avaliação será revista no item em questão.
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4º ano
Professora: Lilian
LÍNGUA PORTUGUESA.

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
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Quem conta outro conto?
1 – Prática de leitura
- Gêneros trabalhados: contos clássicos, história em quadrinhos e poema.
- Identificação de elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo e narrador.
- Diferenciação entre autor e narrador.
- Identificação dos valores criticados no poema.
- Ler em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação adequadas, interpretando a fala dos personagens e a exposição do narrador.
- Reconhece as modalidades do texto.
- Identifica os elementos da narrativa.
- Reconhece a seqüência temporal dos fatos e/ou a seqüência lógica das idéias.
- Identifica o tema.
- Descreve as personagens e suas reações emocionais, a partir de uma ação ou situação.
- Percebe as diferenças entre um texto narrativo e outros.
- Percebe que a rima da sonoridade ao poema.
2 – Prática de análise lingüística.
- Uso das expressões de tempo em textos literários.
- Uso do travessão (diferentes funções)
- De olho na ortografia: regras de acentuação (oxítonas e proparoxítonas).
- Identificação dos tipos de balões em histórias em quadrinhos.
- Discussão acerca das variedades lingüísticas.
- Retomada do conceito de verso, estrofe e rima.
- Análise do efeito do sentido produzido pelo uso de um neologismo no texto.
- Uso de onomatopéia.
- Discurso direto.
- Unidade estrutural e apresentação do texto.
- Vocabulário significação e sinônimos.
- Masculino e feminino.
- Uso das iniciais maiúsculas e minúsculas.
- Linguagem culta e coloquial.
- Estrutura narrativa.
- Uso dos pronomes de tratamento.
- Artigos
- Grafemas e fonemas (letras e sons).
- Sílabas: número e tonicidade.
- Desenvolve estratégias de leitura.
- Entende a utilização do travessão no texto.
- Compreende regra de acentuação das oxítonas e paroxítonas.
- Acentua corretamente palavras oxítonas e paroxítonas.
- Completa história em quadrinhos com balões adequados.
- Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
- Lê com ritmo e entonação corretas, obedecendo à pontuação.
- Reconhece o uso de neologismo em textos diversos.
- Reconhece e emprega onomatopéias de modo coerente com a finalidade.
- Utiliza recursos de pontuação para marcar discurso direto e indireto.
- Estabelece diferença de aplicabilidade entre sinônimos e antônimos.
- Percebe que a letra maiúscula deve ser usada em início de parágrafos, depois de determinadas pontuação e em nomes próprios.
- Diferencia linguagem culta e coloquial.
- Escreve narrativas coerentes, utilizando as normas gramaticais, ortográficas e reconhece a função dos pronomes de tratamento.
- Utiliza artigos de acordo com a necessidade de substantivo, facilitando assim a identificação de seu gênero e numeral.
- Dígrafos (vocálicos e consonantais).
- Acentuação, hífen e apóstrofo.
- Pontuação (.) ponto final (.) ponto de continuação (…) reticências.
- Substantivos (classificação)
- Substantivos próprios e comuns.
- Substantivos concreto, abstrato.
Ortografia:
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do SS e Ç
- Uso de G e J
- Palavras com lh e li
- Uso do M antes de P e B
- Linguagem culta e coloquial
- Estrutura da narrativa
- Uso dos pronomes detratamento.
3 – Prática de produção textual.
- Transformação de uma
história em conto.
- Recriação de um conto em forma de poema, estabelecendo relação com texto não-verbal.
- Descrição de personagens.
- Elaboração de parágrafo, listagem, convites.
- Elaboração de cartazes.
- Narrativa real e ficcional.
- Transforma histórias caracterizando os personagens, o ambiente no espaço/tempo, a partir do tema proposto ou livre.
- Descreve características dos personagens do texto.
- Constrói narrativas com diálogos e descrição.
- Relaciona as idéias do texto à própria vida.
- Elaboração de parágrafo, listagem, convites.
- Elaboração de cartazes
- Narrativa real e ficcional.

4 – Prática de oralidade

- Narrativas
- Escuta de textos narrativos
- Narração oral de contos, buscando aproximação com as características discursivas do
texto – fonte.
- Relatos de experiências, idéias e opiniões de acordo com assunto solicitado.
- Discussão, argumentação e contra-argumentação.
- Seqüência lógica das idéias.
- Articulação correta das palavras.
- Diferencia a autoria do narrador do texto.
- Observa o tipo de linguagem no texto narrativo.
- Percebe a importância da fala do narrador para organizar os diálogos nos textos narrativos.
- Estabelece conclusões a partir de informações claramente expressas no
texto.
- Dá opiniões de acordo com o assunto solicitado.
Tema: 02
Uma parada para reabastecer o corpo

2 – Prática de leitura
- Gêneros textuais privilegiados: relato histórico e cardápio.
– Identifica os elementos obrigatórios para produção de um cardápio.
- Identifica fatos históricos relevantes em textos diversos.
- Compreende a função de cardápio seguindo e/ou usando elementos necessários.
- Lê e interpreta linguagem não-verbal.
- Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador, tema desenvolvido).
- Outros gêneros: mapa e reportagem.
- Tipos de textos privilegiados Narrativos e descritivos.
- Relato histórico por meio de resumo.
- Uso do conhecimento sobre numerais e adjetivos para a compreensão do texto.
- Utilização da diagramação para organizar a leitura.
- Relação entre texto escrito e imagem.
- Identificação de informações localizadas em texto não verbal (mapa).
- Descreve objetos, pessoas e/ou lugares com propriedade, demonstrando boa capacidade de observação.
- Desenvolve a habilidade de fazer resumos oralmente.
- Reconhece a função dois adjetivos percebendo mudanças de sentido conforme a posição que ocupam, antes ou depois do substantivo a que se referem.
3 – Prática de análise lingüística.
- Uso de substantivos próprios e comuns em relato histórico.
- Uso de adjetivos, locuções adjetivas e adjetivos pátrios em textos narrativos e descritivos.
- Uso dos numerais cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e romanos.
- De olho na ortografia: sons representados pela letras L e U.
- Uso de conectivos (pronomes, advérbios, conjunções, elipse) sem uso de nomenclatura.
- Identificação da função dos numerais em texto prático (cardápio).
- Semântica: recurso usado para garantir clareza.
- Coesão prenominal e outros mecanismos de coesão.
4 – Reflete sobre o uso das letras maiúsculas minúsculas em substantivos comuns e próprios.
- Identifica os substantivos próprios e comuns.
- Percebe a diferença entre adjetivo, locução adjetiva e adjetivos pátrios.
- Emprega corretamente os numerais de acordo com o texto.
- Reflete sobre o uso de L / U.
- Identifica a função dos advérbios.
- Reconhece a função dos pronomes pessoais.
- Entende o conceito e o uso das conjunções.
- Usa adequadamente semântica para adequação de textos.
- Produz textos coerentes utilizando diversos pronomes.
5 – Produção de Texto
- Produção de um cardápio, ativando os conhecimentos construídos.
- Reestruturação de relato histórico, com base nos critérios de organização que
caracterizam esse texto e nos conhecimentos prévios sobre o uso de conectivos.
- Reconhece o tipo de alimentação utilizado como sendo a qualidade da vida
e a dieta necessária.
- Conhece a importância dos carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras e
minerais e os alimentos que os contêm.
- Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
- Elabora um cardápio.
6 – Produção textual
- Mapas
- Compreende e interpreta mapas.
- Interpreta e cria legendas.
7 – Prática de oralidade
- Verbalização de comentários e opiniões sobre os assuntos apresentados.
- Adequação da linguagem à situação comunicativa.
– Reflete sobre a comunicação e os meios de comunicação.
- Expõe seus pontos de vista e argumentos participando de debates e conversas coletivas.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Comunicação.com
1 – Prática de leitura
- Gêneros privilegiados: relatos históricos (com ênfase no suporte), texto
narrativo – conversacional e e-mail. – Leituras complementares: verbetes e hipertextos.
- Busca informações que julga importantes para compreender o texto.
- Expressa-se oralmente com clareza.
- Conhece, observa e produz e-mail, levando em conta as características desses gêneros e as condições de produção e uso.
- Aprimora a leitura oral, exercitando-a a partir das orientações quanto entonação e ênfase.
2 – Prática de análise lingüística.
- Uso de conectores.
- Uso de onomatopéias em texto narrativo
– convencional.
- Adequação da linguagem.
- Uso de interjeições.
- Acentuação de palavras.
- Recurso lingüísticos que caracterizam um e-mail.
- Repetição de letras e sinais de pontuação.
- Uso de abreviaturas.
- Número do substantivo
- Formação de plural
- Grau dos substantivos.
- Adjetivos (continuação)
- Locução adjetiva
- Flexão dos adjetivos
- Estudando ortografia
- Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR
- O emprego do LH e NH
- Palavras com Ge, gi e Jô e ji.
- O emprego de gua, que e gui.
- Desenvolve habilidades de leitura de textos de linguagem transverbal.
- Reconhece os diferentes códigos de que o homem dispõe par se comunicar.
- Conhece a estrutura do dicionário e sabe consulta-lo de modo rápido eficiente.
- Desenvolve habilidades de leitura de textos não verbais.
- Ler por prazer
- Compreende o conceito de onomatopéia
- Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.

3 – Prática de produção de texto.

- Pesquisa e escrita de biografia (em forma de hipertexto).
- Transformação do texto narrativo convencional em história em quadrinhos.
- Registro em relato oral (OM)
- Produção de um e-mail.
- Lê oralmente com ritmo, entonação e articulação adequadas.
- Reescreve histórias lidas.
- Transforma um texto narrativo em uma história em quadrinhos fazendo as modificações necessárias.
- Redige sua auto-biografia.
- Produz um texto de e-mail com coerência e coesão.

4 – Prática da oralidade

- Leitura expressiva
– Lê oralmente o texto, com desenvoltura, respeitando os sinais de pontuação e
entonação adequada às partes do texto.
- Lê oralmente e juntamente com os colegas, o texto.
- Identifica a idéia principal do texto.
5 – Tempo, lugar e diversão
- Lê em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação
- Prática de leitura
- Gêneros trabalhados: anúncios de textos descritivos com a função persuasiva.
- Relação entre título e texto.
- Identificação de palavras e expressões estrangeiras. adequadas, interpretando a fala das personagens e a exposição do narrador.
- Desenvolve estratégias de leitura oral.
- Compara textos quanto às idéias e linguagem.
- Contextualiza a leitura.

6 – Prática de leitura linguística.

- Uso de adjetivos em anúncios.
- Uso de adjetivo pátrio (retomada de conteúdo)
- Uso das abreviaturas e símbolos.
- Uso dos prefixos im / in na formação de palavras.
- Uso do hífen na formação de palavras compostas por justaposição.
- Reconhece a função dos adjetivos.
- Reconhece as diferenças entre as variantes lingüísticas.
- Descobre diferentes modalidades de textos a partir da sua diagramação.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.
7 –Prática de produção de texto
- Produção coletiva de texto descritivo com função persuasiva.
- Elabora textos narrativos descritivos.
- Enfatiza as idéias mais importantes no texto.
8 – Prática de oralidade
- Relatos de idéias e opiniões.
- Adaptação da linguagem, à situação comunicativa.
- Organiza e registra o pensamento com lógica selecionando idéias principais,
distinguindo o essencial e empregando vocabulário.
III UNIDADE – agosto/setembro

CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Ficção ou realidade
1 – Prática de leitura
- Gêneros textuais privilegiados: reportagem e notícia.
- Outros gêneros trabalhados: conto, lenda e texto científico (sugeridos em OM)
- Identificação das características e da função dos gêneros trabalhados.
- Conceito de reportagem, lenda e notícia.
- Busca de informações localizadas no texto.
- Ampliação vocabular por meio de consulta ao dicionário.
- Compreende informações de jornais e de notícias.
- Reconhece diversos tipos de texto a partir de suas características.
- Associa as características e funções correspondentes a cada gênero.
- Compreende o conceito de cada gênero mencionado.
- Identifica informações em todo contexto.
- Conhece e compreende novas palavras e seu significado.

2 – Prática de Análise -.linguística

Emprega os sinais mencionados de maneira adequada
- Uso dos seguintes sinais gráficos: parênteses, travessões e aspas
(retomada com aprofundamento)
- Uso de itálico como recurso lingüístico em texto jornalístico.
- Uso do adjetivo e da comparação em trechos descritivos.
- Uso do verbo
- Conjugação dos verbos ser, ter e estar nos tempos: presente perfeito, pretérito
imperfeito e futuro do pretérito do modo indicativo.
- Identificação de verbos expressões que produzem efeito de incerteza em textos jornalísticos.
- dados que dão credibilidade a uma notícia.
- Tempo verbal
- Escolha do verbo em função do efeito que se quer produzir.
- Identificação de expressões que dão idéia de tempo e de espaço (retomada de conteúdo)
- Uso do advérbio.
- Concordância nominal e verbal
- Oração
_ Sujeito e predicado
- Grau do adjetivo
- Numeral
- Flexão dois numerais
- Pronomes pessoais
- De olho na ortografia: palavras parônimas (sem uso de nomenclatura)
- Reconhece e compreende o uso do itálico como recurso utilizado para atrair
atenção do leitor.
- Utiliza adjetivos e identifica o uso do mesmo para comparação.
- Reconhece e utiliza os verbos de maneira correta.
- Identifica a conjugação os verbos em tempos solicitados.
- Reconhece verbos, expressões de produzem efeito de incerteza e verdade em
textos jornalísticos.
- Reconhece dados estatísticos em notícias e compreende a credibilidade que
transmite junto a notícia.
- Identifica os tempos verbais e o que expressam.
- Utiliza o verbo em produções textuais de acordo com o efeito que pretende
alcançar.
- Reconhece em textos ou frases cotidianas expressões que transmitam a idéia de
tempo.
- Utiliza advérbios de modo adequado.
- Diferencia e emprega palavras parônimas.
- Compreende o uso de dois pontos e a utiliza adequadamente.
- Reconhece os elementos de coesão.
- Identifica a função dos advérbios.
- Compreende textos orais e textos escritos.
- Identifica sujeito em frases e em textos.
3 – Prática de produção de texto
- Produção de uma notícia com base em um roteiro previamente determinado (texto real)
- Criação de um conto (texto ficcional)
- Utiliza os recursos adequados para a escrita de um texto em forma de notícia.
- Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
- Produz textos coesos, coerentes e organizados quanto à ordenação de fatos e idéias.
- Levanta dados, informações sobre um assunto estipulado.
4 – Prática de oralidade
- Verbalização de comentários e opiniões acerca dos texto trabalhados.
- Expressa-se oralmente com desenvoltura e clareza.
- Dá opiniões pessoais, justificando sua resposta.

Aprendendo sobre duas rodas
5- Prática de leitura

- Gêneros textuais trabalhados: propaganda, anúncio de encarte e a anúncios classificados.
Outros Gêneros trabalhados: relato histórico e tirinha.
- Diferenciação, por comparação, entre textos que têm a função de venda de um produto ou um
serviço, considerado o contexto de comunicação.
- Identificação da função e das características dos gêneros trabalhados.
- Antecipação do conteúdo com base no título.
- Busca de informações localizadas no texto.
- Reconhece o adjetivo de textos de divulgação e os recursos utilizados para atrair o público-alvo.
- Expõe suas idéias criticamente e com boa argumentação e oralidade.
- Expressa idéias, opiniões de modo argumentativo.
- Identifica e compreende a mensagem dos gêneros mencionados.
- Identifica textos de divulgação no cotidiano.
- Compreende a importância dos recursos visuais e estéticos em tantos gêneros.
- Compreende a importância do título para o gênero mencionado por expressar a idéia geral do texto.
- Identifica em textos informações relevantes.
6 – Prática de Análise lingüística.
- Análise das imagens em função do gênero, das características do período e do público-alvo.
- Uso do você como forma de tratamento escolhida para produzir clima de proximidade com o leitor
fazendo-o se sentir importante, único.
- Uso de recursos de manipulação (sedução), como forma de agir sobre o outro, para levá-lo a um
querer e/ou dever fazer algo.
- Uso de adjetivos em propagandas e anúncios.
- Uso de advérbios.
- Repetição de palavras, como recurso de fixar a idéia de uma marca.
- Seleção vocabular em função do contexto de comunicação.
-Pronomes possessivos, demonstrativos.
- Estudando ortografia
- Os sons do X
- Palavras com e – i ei e com o – u – ou.
- Uso de há e a
- Mau e mal
- Compreende a utilização de imagens adequadas a cada Gênero para atingir o público alvo.
- Utiliza o pronome de tratamento você nas produções e oralidade que exprimam informalidade.
- Reconhecimento e utilização de slogan e frases efeito para convencimento.
- Identifica e utiliza os adjetivos em propagandas e anúncios.
- Utiliza o advérbio adequadamente.
- Identifica a repetição de palavras como recurso para divulgação de uma marca.
- Utiliza o vocabulário adequado a cada gênero textual.
- Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
- Emprego do porque, porquê, por que, por quê.
- O emprego S ou Z.
7 – Prática de produção de texto.
- Criação de textos de humor na forma de anúncio classificados.
- Reescrita de história em quadrinhos (tirinha), usando apenas a linguagem escrita.
- Redige um anúncio humorístico simples a partir de um modelo.
- Redige uma história em quadrinhos usando apenas a linguagem escrita.
8 – Prática de oralidade
- Verbalização de comentários e opiniões a respeito do conteúdo trabalhado.
8 – Estabelece conclusões a partir de informações expressa no texto.
- Expressa oralmente suas idéias com fluência e clareza.
IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Humor é coisa séria
1 – Prática de leitura
- Suporte e gêneros textuais trabalhados.
- Identificação das características e função dos gêneros e suporte trabalhados.
- Ampliação vocabular.
- Identificação de alguns elementos da narrativa: personagens, lugar, enredo
(retomada do conteúdo)
- Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador,
tema desenvolvido).
- Identifica o título do texto, deu autor e a obra a que pertence.

2 – Prática de análise linguística.

- Identificação de diferentes recursos lingüísticos usados em textos humorísticos.
- Variedade lingüística.
- Uso do artigo (retomada do conteúdo)
- Acento diferencial nos verbos ter e vir.
- Linguagem informal em textos narrativos.
- Uso dos verbos de elocução.
- Concordância nominal e verbal.
- Uso do vocativo
Estudando ortografia
- Diferentes sons
representados pela letra X
(retomada de conteúdo).
- O uso de-inho e zinho.
- palavras com AL, El, Il,
- Faz uso dos conhecimentos construídos sobre o texto humorísticos e cria
narrativa de uma situação vivenciando.
- Identifica artigos e substantivos nas frases.
- Expressa- se oralmente e com clareza.
- Expressa –se com boa dicção e desenvoltura.
- Compreende o conceito de verbos.
- Identifica a idéia de tempo.
- Utiliza adequadamente a linguagem formal e informal e sua variedade.
- Automatiza a escrita de palavras com dificuldade ortográfica.
- Palavras com qu e gu.
- Palavras terminadas com ao e AM.
- Palavras com izar – isar.
- Uso do mas ou mais.

3 – Prática de produção de texto.

- Criação de capa de revista de história em quadrinhos.
- Lê corretamente, evidenciando pronúncia e entonação adequadas.
- Redige uma história a partir de palavras dadas.
- Expressa-se oralmente em situações individuais ou em grupo evidenciando
criatividade e desembaraço.

MATEMÁTICA

I UNIDADE –

UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Explorando as operações e a habilidade de calcular mentalmente.
1 – Números e operações.
- Análise, interpretação, formulação de situaçõesproblema, envolvendo as quatro operações.
- Realização de operações compreendendo seus significados.
- Adição e subtração com ou sem reagrupamento.
- Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por um algarismo.
- Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em
partes iguais e pela idéia de medida).
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
– Utiliza as 4 operações fundamentais na resoluções de situações-problema.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema compreendendo as idéias de juntar, tirar, comparar e completar.
- Efetua a adição e subtração com ou sem reagrupamento reconhecendo suas
termologias.
- Reconhece as propriedades da adição e subtração com facilitadoras do cálculo
mental.
- Efetua cálculos por meio de estratégias pessoais e de técnicas convencionais.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema envolvendo as idéias da
multiplicação.
- Efetua multiplicações com e sem reagrupamento por um algarismo.
- Reconhece a divisão como uma operação de repartir em quantidades iguais,
bem como aquela em que se determina “quantas cabem”, ou seja, a idéia de
cotas de medida.
- Resolve problemas que envolvam divisão.
- Desenvolve cálculo mental.
- Efetua adição, subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais, reconhecendo elementos e aplicando as idéias associadas a cada operação.
2 – Espaço e Forma
- Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas, calculando o número de quadrinhos que os compõem.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Identifica e utiliza os elementos essenciais para construção de quadrados e retângulos.
- Identifica e cria situações onde as operações sejam utilizadas.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais.
3 – Grandezas e Medidas – Reconhece números naturais no dia-a-dia e ser capaz de ler e compreender
- Reconhecimento do ano formado por 12 meses ou 365/366 dias.
- Reconhecimento do número de dias que contém cada mês.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
informações numéricas.
- Amplia as idéias de medidas de tempo reconhecendo as características do calendário.
- Utiliza os números naturais em situações de contagem e ordenação.
- Retome e amplia os conhecimentos sobre as operações fundamentais com
números naturais, seus significados e aplicações na resolução de problemas.

4 – Tratamento da informação.

- Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
– Percebe em tabelas a regularidade nas seqüências numéricas para nomear, ler e escrever.
- Faz a leitura de dados, em tabelas e gráficos.
- Constrói tabelas, esquemas e gráficos de barras a partir de situações cotidianas.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais.
5 – Números e operações
- Seqüências e operações
- Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal.
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de números.
- Reconhecimento de classes e ordens, sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas.
- Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as quatro
operações.
- Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem
reagrupamento.
- Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por algarismo.
- Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais e pela idéia de medida.)
- Realização de cálculos mentais.
- Utilização da calculadora para realizar operações (adição, subtração e multiplicação), verificar
resultados e investigar
- Aplica as regras do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais menores que 1.000.000.
- Interpreta textos e resolve problemas.
- Entende a seqüência da numeração até milhares e milhões.
- Identifica o antecessor de um número dado.
- Resolve problemas envolvendo as 4 operações.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Efetua multiplicações e adição, com e sem reagrupamento, por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais.
- Reconhece e aplica propriedades da divisão e usa-la nos momentos adequados.
- Desenvolve o cálculo mental e a estimativa de resultado.
- Utiliza a calculadora corretamente para efetuar operações fundamentais. propriedades
(multiplicação: adição de parcelas iguais).
6 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e esquemas.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos de colunas.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver
problemas.
- Utiliza diferentes registros gráficos (desenhos, esquemas) como recursos para
expressar idéias, resolução de estratégias e comunicar informações.
- Interpreta tabelas e gráficos na resolução de situações-problema.
- Cria tabelas e gráficos de barras para registrar dados e informações.
- Cria tabelas e gráficos de colunas para representar dados e informações.
- Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problema.

7 – Medir, contar é calcular.

- Números e operações
- Compreensão das regras de organização do sistema decimal,
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de números.
- Lê e compreende informações quantitativas.
- Reconhecimento de classes e ordens sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas.
- Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem
reagrupamento.
- Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por algoritmo.
- Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor em
partes iguais e pela idéia de medida.
- Associa as unidades de 1ª, 2ª e 3ª ordens os respectivos nomes: unidade, dezena e centena.
- Amplia a compreensão do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais.
- Reconhece o antecessor e o sucessor de um número natural em seqüência.
- Resolve expressões numéricas com adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Resolve cálculos matemáticos de multiplicação pro estimativa em situações do cotidiano.
- Faz cálculo matemático de divisão exata , não exata.
8 – Espaço e forma
- Identificação de simetria axial em figuras bi e tridimensionais.
- Interpretação de montagens feitas com cubos, contando quantidade de cubos que compõem essa
montagens.
- Desenvolvimento e
- Amplia o conhecimento das figuras geométricas por meio de suas características.
- Traça eixos de simetria.
- Amplia figuras em malha quadriculada.
- Reconhece elementos que compõem as formas: faces, arestas e vértices.
- Aprofunda o conceito de cubo e identifica possíveis planificações desse sólido.
- Efetua registros matemáticos.
- Resolve as 4 operações.
- Realiza estimativa para prever resultados.
utilização de procedimentos
matemáticos para resolver
problemas.
9 – Grandezas e Medidas
- Reconhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as unidades de medidas: metro
e quilômetro; grama e quilograma.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
9 – Amplia o conhecimento das unidades de medida de comprimento.
- Compreende o significado dos múltiplos e submúltiplos mais usado do metro.
- Desenvolve a capacidade de estimar.
- Resolve problemas envolvendo quilograma e grama.
- Interpreta textos e resolve problemas.
- Calcula corretamente utilizando as idéias de agrupamento nas quatro operações.

10 – Tratamento da informação

- Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas.
- Reconhece e interpreta um gráfico de barras.
- Constrói tabelas de freqüências e gráficos de barra.
II UNIDADE – abril/junho
II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Contando, calculando e analisando formas.
1 – Números e operações
- Compreensão das regras de organização do SND (ampliação da seqüência numérica até 10.000).
- Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências.
- Composição e decomposição de quantidades.
- Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas envolvendo adição e subtração com ou
sem reagrupamento.
- Multiplicação (enfatizando a memorização da tabuada , explorando a relação entre multiplicação e divisão)
- Exploração da habilidade de dividir mentalmente, utilizando, para isso, a estratégia de decompor o
divisor numa multiplicação de dois números.
- Estimativa e cálculo mental.
- Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando operações de adição e multiplicação.
- Compreende a organização do SND.
- Lê, interpreta e produz escritas numéricas.
- Relaciona a idéia do sucessor e antecessor em exemplos não-numéricos.
- Relaciona a base 10 do nosso sistema para compor e decompor números.
- Desenvolve e utiliza procedimentos matemáticos para resolver situações problemas,
de adição e subtração.
- Reconhece as propriedades da adição e subtração como facilitadoras do cálculo
mental.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problemas envolvendo as idéias da multiplicação.
- Reconhece as propriedades da multiplicação e da divisão como facilitadoras do
cálculo mental.
- Decompõem números para a realização de cálculo mental.
- Faz estimativa para avaliar a adequação de um resultado.
- Utiliza a calculadora para compor e decompor quantidades utilizando operações
de adição e multiplicação.
2 – Espaço e Forma – Associa formas espaciais (cubos) a objetos do cotidiano.
- Reconhecimento dos elementos que compõem o cubo (faces quadradas e números de faces, vértices e arestas).
- Constrói o cubo a partir das planificações.
- Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano.
- Reconhece prismas, pirâmides e esferas entre os objetos que envolvem o seu mundo.
- Percebe os elementos dos sólidos utilizando embalagens.
3 – Grandezas e Medidas
- Resolução de problemas, envolvendo metro e quilometro; grama e quilograma; hora e minuto.
- Utiliza e relaciona as unidades padronizadas de medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo em situações contextualizadas.

4 – Tratamento da Informação.

- Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens, tabelas e gráficos de barras.
- Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.
- Percebe diferenças e semelhanças em gráficos de situações contextualizadas.
- Constrói o cubo a partir das planificações.
- Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano.
5 – Números e operações. Contando, calculando e registrando quantidades.
- Reconhecimento da função da virgula em números decimais.
- Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema.
- Adição e subtração com ou sem reagrupamento.
- Multiplicação com a utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo.
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismo no divisor r pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais)
- Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos
das operações e as multiplicações por 10 e 100)
- Compreende o uso adequado da virgula em operações com números decimais.
- Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problemas.
- Calcula corretamente adição e subtração.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo as idéias da multiplicação.
- Exercita técnicas de cálculo.
- Reconhece e calcula os divisores de um número natural.

6 – Grandezas e Medidas

- Análise de números e resolução de problemas envolvendo o sistema monetário e as medidas de
comprimento.
- Relaciona cédulas e moedas que circulam no país, aos seus valores, utilizandoas em resoluções problemas.

7 – Tratamento de informação

- Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas.
- Construção de gráficos de barras.
- Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.
- Interpreta dados do cotidiano apresentados sob forma de tabelas e gráficos.

8 – Números e operações

Analisando formas e calculando
- Análise, interpretação e resolução de situações-
- Utiliza as 4 operações fundamentais em situações-problema.
- Analisa e interpreta textos com situações-problema.
- Reconhece as propriedades da adoção e subtração com e sem reagrupamento.
- Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental, compondo e decompondo. problema.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação utilizando a decomposição para realizar multiplicações por um e dois algarismos.
- Algoritmo apenas na multiplicação por um algarismo.
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor e pelo algoritmo com um algarismo no divisor.
- Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos das operações e as
multiplicações por 10 e 100.)
- Exploração do significado de fração como parte do todo ½, 1/3, ¼, 1/6, 1/8.
- Efetua a multiplicação com um algarismo na forma retangular.
- Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto.
- Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental.
- Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto.
- Reconhece os números fracionários no dia-a-dia.
- Lê, escreve, compara e ordena números fracionários de uso freqüente.

9 – Espaço e Formas

- Identificação de dados e vértices em figuras.
- Composição de figuras com triângulos.
- Transformação de figuras em malhas quadriculadas.
- Identifica fazes, lados e vértices em figuras geométricas.
- Identifica formas planas e formas não planas.
- Classifica triângulos quanto aos lados e sua rigidez.
- Amplia e reduz figuras em malhas quadriculadas.
- Traça eixos de simetria.
10 – Grandezas e Medidas
- Cálculo de áreas e perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
- Reconhecimento e utilização de unidades de tempo (hora e minuto).
- Estimativas envolvendo tempo.
- Utiliza corretamente os termos para calcular áreas de polígonos em malhas quadriculadas.
- Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo.
- Lê e escreve as horas indicadas no relógio.
- Resolve problemas que envolvam medidas de tempo.
11 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas.
- Construção de gráficos de barras.
- Interpreta e constrói gráficos e tabelas.
- Escreve as coordenadas das figuras de uma tabela.
- Interpreta e constrói gráficos de barras.
III UNIDADE – agosto/setembro)
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwVv9Boy-ul5q5Zb4EJ8VUDZjGVQBnGpNanbsklvu10vJaQfRQC7YwxWTIo9OwHekKC1sBwlXt8zP9_4GNUGTjiQvMg55oDgENABWAzpiu4NRugllyFGGCkOz81JXTWknPRan5Hien-rcU/s400/13.gif1 – Números e operações:
Medindo, contando e realizando cálculos.
- Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal (ampliação da seqüência)
- Reconhece números decimais em diversas situações do cotidiano.
- Analisa, interpreta e resolve problemas envolvendo números decimais.
- Lê, escreve, compara e ordena números naturais em sucessor e antecessor.
- Compõe e decompõe quantidades desenvolvendo o cálculo mental.
- Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
com números naturais. numérica até 10.000).
- Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências.
- Composição e decomposição de quantidades.
- Reconhecimento das ordens que compõem um número.
- Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação (enfatizando multiplicação retangular, a decomposição e a relação
entre multiplicação e divisão.)
- Construção do algoritmo da multiplicação por um algarismo.
- Divisão por um ou dois algarismo (enfatizando a função do resto em uma divisão e a relação entre a divisão e a multiplicação.)
Analisando formas informações, números e medidas.
- Resolve situações-problemas com e sem reagrupamento.
- Resolve com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação.
- Determina de modo prático, utilizando a multiplicação, o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo de um número natural.
- Relaciona a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão entre si.
2 – Grandezas e Medidas
- Resolução de problemas,
envolvendo quilômetros e
horas (KM/H)
- Ampliação e redução de
figuras, analisando o que
ocorre com a área e o
perímetro dessas figuras.
- Faz estimativas com as medidas do tempo, a partir de situações-problema com
material concreto.
- Faz estimativas com as medidas de tempo, a partir de situações-problema e
concretas.
- Calcula e encontra o perímetro de figuras.
- Efetua medições a partir de cálculo mental.
- Amplia e reduz figuras, calculando em situações práticas.
3 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados presentes em tabelas.
- Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de colunas ou barras.

4 – Números e operações.: Medindo, calculando e registrando números.

- Reconhecimento da função da virgula em números decimais.
- Composição de qualidades observando o valor posicional dos algarismos.
- Análise interpretação, formulação e resolução de situações-problema.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação com a
- Lê e escreve números decimais com virgula.
- Efetua corretamente a divisão com números decimais, observando o valor
posicional dos algarismos.
- Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o que é
pedido.
- Identifica a relação fundamental da divisão em uso.
- Utiliza o algoritmo das operações como elemento facilitador de cálculo.
- Resolve, com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação.
- Emprega corretamente a termologia: divisão, dividendo, divisor, quociente, Resto.
- Resolve, compreensão, problemas que envolvem dados fracionários.
- Resolve problemas utilizando as unidades das medidas de comprimento bem como a transformação de unidades.
-Lê e escreve o antecessor e sucessor de um número natural em seqüência.
- Compõem e decompõe quantidades usando material concreto nas 4 operações. utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo e construção do algoritmo da multiplicação por dois algarismos.
- Divisão por estimativa com dois algarismos no divisor.
- Relação da divisão de um inteiro em partes iguais (até décimos); relação entre representação fracionária e decimal.
- Adição e subtração envolvendo números que representam medidas de comprimento, de massa e de
valor. Compreensão das regras de organização dói sistema de numeração decimal (ampliação da
seqüência numérica até 30.000).
- Leitura escrita, comparação e ordenação, sucessor, seqüências.
- Composição e decomposição de quantidade.
Reconhecimento das ordens que compõem um número.
- Análise, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo adição, subtração,
multiplicação e divisão.
- Reconhece as ordens que compõem um número decimal.
- Reconhece a possibilidade ou não da divisão de um número em uso.
- Percebe a idéia de parte através de material concreto.

5 – Grandezas e Medidas

- Relação entre as medidas de comprimento (metro, centímetro e milímetro) e as
medidas de massa (grama e quilograma).
- Representação dessas medidas, utilizando frações e números com vírgula.
- Conhece as unidades de medidas usuais: metro, centímetro, milímetro e
quilômetro, sabendo empregá-las em situações práticas.
- Reconhece a medida de massa adequada utilizando frações e números com
virgula a situações cotidianas.
6-Espaço e Forma:
- Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e
poliedros.
- Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro).
- Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo.
- Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e poliedros.
- Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro)
- Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo.

7- Grandezas e Medidas – Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo.

- Reconhecimento e utilização de unidade de tempo (hora e minuto).
- Relação entre hora e minuto e frações da hora.
- Reconhece as unidades de medidas de tempo.
- Reconhece as unidades de medidas de tempo marcadas pelo relógio.

8 – Tratamento da Informação

- Produção de textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmentos e tabelas.
- Análise, interpretação e construção de gráficos de setores.
- Produz textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmento e tabelas.
- Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de segmentos, colunas,
barras e gráficos de setores
IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Números e operações.

Medindo, contando, calculando e analisando informações.
- Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblema.
- Adição e subtração com e sem agrupamento.
- Adição e subtração de decimais em situações que envolvem sistema monetário e outras medidas
Interpretando medidas, formas e possibilidades.
- Números e operações
- Análise, interpretação e resolve problemas de adição e subtração com e sem agrupamento envolvendo número naturais.
- Adição e subtração com e sem agrupamento, envolvendo números naturais e decimais.
- Cálculo mental envolvendo adições e subtrações de números maiores que 100 e menores
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações com números naturais.
- Resolve situações-problema com e sem reagrupamento.
- Resolve com compreensão, problemas que envolvem a decomposição e a memorização da tabuada.
- Resolve problemas que envolvam a multiplicação.
- Faz estimativas em situações-problemas.
- Utiliza os critérios de divisibilidades como elemento facilitador da divisão, em situações contextualizadas.
Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o é pedido.
- Faz cálculo mental envolvendo adição e subtração de números maiores que 100
e menores que 1000. que 1000.
2- Grandezas e Medidas
- Resolução de problemas envolvendo a relação entre metro, centímetro e milímetro.
- Reconhece unidades padronizadas para medir comprimentos.
- Reconhece a adequação do metro ou centímetro em seu cotidiano.

3-Tratamento da informação

- Leitura, interpretação de dados presentes em gráficos e tabelas.
- Construção de gráficos e colunas.
- Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas (baseando-se em
textos jornalísticos e científicos).
- Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos e tabelas.
- Constrói gráficos de colunas.
- Produz textos escritos com base na interpretação de gráficos jornalísticos e científicos.

4- Espaço e Forma

- Classificação de poliedros identificando semelhanças e diferenças, usando com critério o número de lados e de vértices.
- Mosaicos: exploração de figuras desenhadas pela repetição de padrões.
- Compreensão de figuras geométricas utilizando triângulos, pentágonos, hexágonos, trapézios e
losangos.
- Classifica polígonos identificando semelhanças e diferenças, observando o número de lados e de vértice.
- Constrói mosaico utilizando formas circulares.
- Reconhece triângulos e quadriláteros como os polígonos mais comuns.
- Diferencia os quadriláteros, dos trapézios.
- Reconhece os losango e os quadrados.

5 – Grandezas e Medidas

- Resolução de problemas envolvendo medidas de massa (G e Kg) e de capacidade (L e ML)
- Reconhece que ao medir a quantidade de líquido existente no interior de um
recipiente, obtém-se a capacidade desse recipiente.
- Estabelece as relações existentes entre as diversas unidades de medida de capacidade.
6- Tratamento da Informação
- Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabiliza-los (raciocínio combinatório).
- Identifica as diversas maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los.
7- Números e operações
Contando, compondo quantidades e calculando.
- Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal
(ampliar a seqüência numérica até 100.000).
- Leitura e escrita, composição e decomposição, comparação e ordenação, classes e
ordens, sucessor e antecessor, seqüências.
- Compreende as regras de organização do sistema decimal ampliando a
sequência numérica até 100.000.
- Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
com números naturais.
- Resolve situações-problema com e sem reagrupamento.
- Resolve com compreensão problemas que envolvem a multiplicação e a divisão
por um e por dois algarismos.
- Associa a multiplicação e divisão.
- Adição e subtração com e sem agrupamento.
- Multiplicação e divisão por um e por dois algarismos.
- Relação entre multiplicação e divisão.
CIÊNCIAS NATURAIS
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9F_DBgs1CK-LFcxAiG2g0ZUDJlFbXhZR5iuCb8aFToKMJztlSS8gBsCWpNyxS-2JzrHZBhxXJjNR34fGk3lUHi9Og7USiVbY6P8UZliF1ekb05Wk51KZDQWd5ipejGFDUVyyQwNmCoX77/s400/21.gif
1 – A vida na Terra
Do que é feito o planeta Terra?
- Materiais que compõem os ambientes da Terra.
- Estados físicos dos materiais.
- Características de alguns materiais.
- Recursos naturais renováveis e não renováveis
- Reconhece que o ambiente é constituído de imensa variedade de materiais.
- Identifica os estados físicos dos materiais.
- Identifica os estados físicos dos materiais.
- Reconhece a utilização dos materiais de acordo com as suas características.
- Reconhece a forma de exploração dos recursos naturais utilizados na época do
descobrimento e atualmente.

2 – Ação transformada do ser humano.

- Utilização e transformação dos recursos naturais.
- Reciclagem dos materiais.
- Preservação dos recursos naturais.
- Aproveita os recursos naturais.
- Explica por que o homem passou a ser o maior depredador da natureza.
- Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente.
- Identifica e classifica os principais constituintes do lixo doméstico.
- Compreende a importância da preservação da natureza como fator fundamental
para melhoria da qualidade de vida de todos os seres.
3 -Terra – Morada dos seres vivos
- Características internas e externas do planeta Terra.
- As plantas (ou vegetais)
- Vegetais ameaçados.
- Animais
- Vertebrados e invertebrados.
- Animais silvestres e domésticos.
- Animais ameaçados de extinção.
- Seres vivos peçonhentos e venenosos.
- Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes da Terra.
- Diferencia as camadas da Terra.
- Compreende a formação do planeta Terra e sua paisagem.
- Percebe que a Crosta Terrestre exibe condições favoráveis para existência de
seres vivos em cada camada (hidrosfera / atmosfera e litosfera).
- Reconhece a importância dos vegetais e a importância da sua utilização pelos
seres vivos.
- Reconhece que alguns vegetais correm riscos de extinção.
- Percebe os cuidados que devemos ter em relação a segurança no convívio com
alguns animais.
- Explica as intervenções do Ibama em favor de algumas espécies que vivem enclausuradas.
- Busca a participação em ações comunitárias de preservação da fauna.
- Caracteriza as adaptações dos seres vivos para sobrevivência nos diferentes
ecossistemas terrestres.
4-O Sistema Solar e a Terra
- O Sistema Solar
- Os planetas do Sistema Solar
- Outros Astros do Sistema Solar
- A Terra
- As faces da Lua
- Situa o planeta Terra no Sistema Solar.
- Reconhece que a Lua, os planetas e as estrelas fazem parte do Sistema Solar que o Sol é uma estrela e a Terra é o nosso planeta.
- Conhecendo melhor a atmosfera.

5 – Ação transformadora do ser humano

- A forma como o ser humano atua no ambiente, provocando alterações na
biosfera.
- O ser humano e os outros animais
- Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente, e suas possíveis
conseqüências.
- Analisa a interferência que o ser humano gera instalar-se no ambiente.
II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
De baixo para cima- Conhecendo o solo da terra.
1 – A vida na terra
- Formação e características de alguns tipos de solo.
- Influência do tipo de solo na vida dos animais e vegetais.
- A importância das plantas
- As plantas são úteis ao homem.
- Plantas tóxicas
- Preservação das plantas
- A importância dos vegetais na vida dos animais.
- Os animais e as estratégias de sobrevivência.
- Cadeia Alimentar
- Saúde e qualidade de vida
- Importância da prevenção de doenças veiculadas pelo solo.
– Identifica e observa através de experimentos os componentes do solo.
- Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a
preservação do mesmo.
- Reconhece a importância dos vegetais para o solo.
- Desenvolve o hábito de depositar os resíduos (lixo) nos lugares corretos, evitando
assim doenças veiculadas pelo solo.
- Percebe que a produção de resíduos (lixo) é um problema de todas as pessoas.
2 – Ação transformadora do ser humano.
- Prevenção contra erosão e manutenção da fertilidade do solo.
- Influência das queimadas e do desmatamento na erosão do solo.
- A poluição causada pelo lixo.
- Impermeabilização
- Desertificação.
3 – Amplia a compreensão da importância da fertilidade do solo para a agricultura.
- Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a
preservação do mesmo.
- Destaca os riscos das queimadas e dos desmatamentos indiscriminados para o solo.
- Valoriza a higiene ambiental como fundamento para a manutenção da saúde
coletiva.
- É consciente dos deveres de cidadão com relação ao ambiente.
III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1-A água na Terra
- A vida na Terra
- A presença da água no planeta terra.
- O ciclo da água na natureza.
- Amplia o conhecimento de que a água é indispensável à vida.
- Evidencia a alta proporção de água existente nos seres vivos e os meios de
adaptação contra a sua perda.
- Identifica as relações entre seres vivos e os seres vivos e o ambiente.
- Identifica a água no planeta Terra como maior parte constituinte, e sua
importância para o desenvolvimento da vida no planeta.

2 -Saúde e qualidade de vida

- Doenças veiculadas pela água.
- Doenças relacionadas com a água: dengue, leptospirose, cólera e febre amarela.
- Reconhece alguns modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas.
- Utiliza medidas de preservação da saúde através da observação das atitudes e
cuidados com o próprio corpo do outro.

3 -Ação transformadora do ser humano

- Controle da circulação da água nas cidades estação de tratamento de água e esgoto.
- Poluição da água: mar e cidades.
- Identifica formas de poluição nos ambientes aquáticos através da observação
direta e/ou indireta.
- Percebe que a poluição das águas é um problema provocado pelo ser humano.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – O ar e a vida na Terra
- A vida na Terra
- O ar no planeta
- Existência do ar
- Espaço ocupado pelo ar.
- Peso do ar.
- Composição do ar
- Relação do ar com os seres vivos.
- Vento
- O movimento do ar
- Poluição do ar
- Observa a existência do ar através do ambiente e de experimentações.
- Conhece os gases que compõem o ar.
- Compreende a importância do oxigênio para a vida na terra.

2 – Saúde e qualidade de vida

- Sistema respiratório
- Influência da qualidade do ar na saúde do ser humano.
- Diferencia ar puro e poluído, destacando o ar das cidades.
- Identifica as principais doenças do aparelho respiratório suas causas e
prevenção.
3- Ação transformadora do ser humano
- Utilização do ar nas atividades humanas: usinas eólicas, moinhos de vento e
- Reconhece alguns usos do “vento” feitos pelos seres humanos.
- Reconhece a importância do ar nas atividades humanas. barco à vela.

História

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Brasil, meu Brasil brasileiro

- Cotidiano (eixo sociocultural)
- O conhecimento da temporalidade (século e periodizações dói Brasil)
- Os primeiros habitantes do Brasil.
- Brasil: Quem eram seus habitantes?
- Forma de vida dos primeiros habitantes.
- Cotidiano (eixo local)
- Presença de elementos culturais de portugueses, indígenas e africanos no local
onde moram os alunos.
- Existência de preconceito de moradia dos alunos.
- Cotidiano (eixo políticoeconômico)
- As expedições de exploração e ocupação das terras conquistadas.
- Expedições guarda-costas.
- Expedições colonizadoras
- Capitanias Hereditárias
- A importância do açúcar e dos engenhos.
- Chegada dos portugueses as terras que hoje chamamos Brasil
- A escravidão africana no Brasil.
- O Governo-Geral e as invasões
- Governo- Geral
- Invasões francesas
- Expedições para o interior
- A ação dos jesuítas. – Conclui que a história é formada por fatos ordenados através do tempo.
- Relaciona séculos a um período de tempo.
- Reconhece a necessidade de consultar documentos para conhecer a história.
- Reconhece os indígenas como os primeiros habitantes do Brasil.
- Identifica hábitos, costumes e tradições característicos da cultura dos índios
brasileiros.
- Conhece e respeita a cultura das pessoas vindas de outras localidades
brasileiras ou de outros países do mundo.
- Respeita as características das diferentes culturas que compõem as origens
do Brasil atual.
- Reflete sobre os preconceitos raciais.
- Reconhece a importância das grandes navegações realizadas por Portugal e
Espanha.
- Observa imagens e expressa opinião sobre a dominação portuguesa no
Brasil.
- Reconhece os principais fatos da chegada dos portugueses ao Brasil.
- Indica conseqüências da chegada dos portugueses ao Brasil.
- Reconhece a exploração do homem branco sobre os negros.
- Reflete sobre o preconceito racial.
- Apresenta subsídios para a compreensão do processo de invasão e expulsão
dos holandeses do Brasil no século XVII e da crise açucareira, abordando a
exploração do trabalho escravo.
- Conhece as características e contribuições dos povos que atuaram na
formação do povo brasileiro.
Conteúdos complementares
- Cooperativismo
- História do cooperativismo; surgimento do cooperativismo no Brasil.
- Compreende a organização das cooperativas como alternativa para a
diminuição das desigualdades sociais
- Conhece e pratica os fundamentos do cooperativismo.
- Identifica a evolução do cooperativismo no Brasil e no mundo.
- Cultura Indígena
- Distribuição Indígena no mundo, índio no Brasil, o índio e sua cultura.
- Analise criticamente a situação do índio no Brasil e no mudo
compreendendo a importância e o legado deixado à humanidade.
- Cultura Afro
- África (localização, língua, cultura, folclore e paisagem).
- Respeita e valoriza a cultura africana, demonstrando atitudes de tolerância
e combate às discriminações.

II UNIDADE – abril/junho
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – – Cotidiano (eixo sociocultural)

- Cuidando da terra conquistada.
- Salvador, a primeira Capital da Colônia.
- A organização política do município.
- Cotidiano (eixo-politicoeconômico)
- Organização político – administrativo do Brasil na atualidade.
- Organização político – administrativa no Período
Colonial (Tratado de
Tordesilhas, Capitanias Hereditárias e Câmaras Municipais)
- Ocupação do território da América portuguesa.
- Primeiras povoações, arraiais e vilas criadas pelos portugueses.
- As bandeiras e as monções.
- Indígenas, colonizadores e africanos na Bahia.
- O modo de viver dos colonizadores.
- A sociedade mineira a partir do século XVI.
- As revoltas brasileiras.
- Conhece e respeita o modo de vida de diferentes grupos sociais, em
diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas,
políticos e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas.
- Conhece a história da fundação da Cidade de Salvador e analisa os aspectos
físicos do município.
- Posiciona-se de maneira ética e construtiva diante da pluralidade sóciocultural
de Salvador.
- Investiga aspectos geográficos do município (solo, relevo, hidrografia…)
- Reconhece a organização administrativa do município de Salvador.
- Identifica a organização administrativa do Brasil atual.
- Reconhece a importância do Tratado de Tordesilhas como um acordo entre
Portugal e Espanha para divisão das terras descobertas e por descobrir.
- Reconhece as causas e conseqüências da divisão do território brasileiro em
Capitanias Hereditárias.
- Elabora conceitos de colonização, exploração, escambo.
- Identifica as especialidades da sociedade mineradora, destacando as
transformações e os conflitos ocorridos na sociedade colonial a partir do
ciclo do ouro.
- Cooperativismo
- Simbologia do cooperativismo /normas/organização.
-Identifica e compreende o significado da simbologia das cooperativas;
- Compreende as regras de organização e funcionamento das cooperativas
- Cultura Indígena
- Resistência indígena, revoltas, processo de aculturação, escravidão, tribos indígenas
ontem e hoje.
- Identifica os movimentos de resistência indigna brasileiro contra a
aculturação portuguesa.
- Percebe e compara as diferenças e semelhanças entre as comunidades
indígenas de hoje e do passado.
- Cultura Afro
- Luta dos negros (chegada ao Brasil), castigos, fuga, resistência, líderes negros,
abolicionistas, Palmares, abolição da escravatura.
- Identifica os movimentos de resistência negra brasileiro contra a
aculturação portuguesa.
- Compreende que a desigualdade com que o povo negro foi tratado ao
chegar no Brasil, na condição de “escravos” determinam as diferenças sócioeconômicas
atuais.
- Conhece e valoriza as principais lideranças negras, compreendendo o
processo de legitimação da cultura e dos direitos sociais já conquistados e a
conquistar pela população afro-descendente.
III UNIDADE – agosto/setembro
INDICADORES DE DESEMPENHO
História.

1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Pintores que retratam o Brasil.
- Importância das pinturas históricas para o
conhecimento da história do Brasil.
- A criação da Academia Imperial de Belas Artes.
- A fotografia no Brasil
- Amplia a capacidade de leitura das diversas produções artísticas,
transformando-se, gradativamente, num apreciador e fluidor mais consciente e
crítico da produção cultural.
- Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o seu
objeto de arte.
- Percebe a família como seu primeiro grupo social.
- Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o
grupo.
- A caricatura no Brasil.
2 – Cotidiano (eixo local)
- Diferentes fontes históricas
para o conhecimento da nossa
história família.
- Problemas enfrentadas pela
sociedade brasileira na
atualidade
– Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o
seu objeto de arte.
- Percebe a família como seu primeiro grupo social.
- Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o
grupo.
3 –Cotidiano (eixo políticoeconômico)
- Chegada da família real ao
Brasil em 1808.
- Partida de D. João VI.
- Governo de D. Pedro I e a
Proclamação da Independência do Brasil.
- Primeiro Império
(1822 – 1831)
- Regências (1831 – 1840)
- Segundo Império (1840 –
1889)
- Partida de D. Pedro I e
governo de D. Pedro II.
- A abolição da escravatura e
a expansão da produção de
café.
- O africano perde a liberdade.
- O café – o desenvolvimento do Brasil.
- Diferentes manifestações artísticas e folclóricas do Estado (regional)
- Reconhece a importância da entrada da família real no Brasil, suas causas e
conseqüências.
- Reconhece que a Independência do Brasil foi apenas uma independência
política.
- Reconhece os vultos importantes da história da Bahia manifestações artísticas
e folclóricas da Estado.
4- Cooperativismo
- Montagem de cooperativa para arrecadação de mantimentos, brinquedos,
roupas, utensílios de higiene.
-Identifica as etapas necessárias para a organização de uma cooperativa.
-Compreende a filosofia do cooperativismo, como uma ação prática e solidária.
5- Cultura Afro
- Preconceito racial /Discriminação ( O negro hoje na sociedade, Legislação
brasielira sobre preconceito, valorização do negro, movimento negro para
preservação da cultura.

5- Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser
discutido e combatido por todos os cidadãos.

- Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem
ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de
deficiência)
- Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e
modo de vida.
_ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação
contra as minorias.

6 – Cultura Indígena

- Preconceito racial e social / discriminação, leis de proteção aos índios.
- Índio hoje, FUNAI /
FUNASA
Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser discutido
e combatido por todos os cidadãos.
- Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem
ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de
deficiência)
- Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e
modo de vida.
_ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação
contra as minorias.
- Identifica as instituições brasileiras de de apoio aos índios.
GEOGRAFIA
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e representação
Investigando meu município e meu Estado.
- Identificação da formação e representação de diferentes espaços
- Discute sobre as maneiras de se preservar os espaços em que se convive.
- Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região.
- Observa como os espaços se transformam em tempos diferentes.

2 – Sociedade

- Reconhecimento da organização social do município das unidades federativas.
- Identificação da administração política do município.
– Reconhece que o espaço pode ser representado através de plantas, globo
terrestre, fotografias, maquetes e mapas.
- Reconhece a organização social do município de Salvador.
- Identifica algumas atribuições da administração pública municipal.
- Reconhece a organização administrativa do município.
- Reconhece os problemas atuais e relaciona-os com fatos passados.
- Reconhece a importância dos impostos e taxas pagas pelo cidadão para o
desenvolvimento do bem comum.
II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e representação.
Os estados brasileiros e as transformações nas paisagens.
- Compreensão da formação do território brasileiro.
- Análise das diferentes formas de divisão política administrativa do Brasil
- Reconhece que o mapa político representa os limites administrativo entre
continentes, países, Estados e municípios.
- Reconhece o nome oficial do Brasil, a nacionalidade, a língua falada e a sua
área territorial.
- Reconhece que o Brasil foi dividido em regiões para facilitar a sua
administração.

2 – Sociedade

- Percepção de que cada cidadão tem responsabilidade na administração pública.
- Reconhece-se como habitante de uma cidade, participa de um Estado e é um
cidadão que faz parte e tem responsabilidade na administração pública.
- Relaciona as eleições, como resultado da escola de quem administra a cidade.
3 – Natureza
- Identificação dos elementos naturais da paisagem e do
– Constrói ações pautadas no respeito ao espaço geográfico, assumindo uma
postura de proteção ambiental. trabalho humano.

III UNIDADE – (06/07/2009 à 18/09/2009)
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e Representação
O Brasil e suas regiões
- Localização dos Estados nas regiões brasileiras.
- As direções cardeais
- Divisas entre Estados
– Reconhece a divisão política e regional do Brasil.
- Identifica e localiza os pontos extremos do Brasil no mapa e respectivos estados
de localização.
- Nomeia e identifica os estados brasileiros com as respectivas siglas, capitais e
oceanos que banha o Brasil.
- Identifica os pontos colaterais, bem como os tipos de orientação.
- Identifica os limites naturais do estado da Bahia.
2 – Sociedade
- Identificação das diferenças regionais.
– Identifica as formas de modificação da paisagem pelo homem.
- Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região.

3 – Natureza

- A natureza e o trabalho humano em cada região.
– Identifica as atividades econômicas da Bahia ontem e hoje.
- Reconhece que os homens se organizam, relacionam e modificam a natureza
através do espaço urbano e rural.

4 – Trabalho

- As diferenças econômicas das regiões brasileiras.
- Os meios de transporte.
- Os meio de comunicação
- A agricultura Plantio.
- A pecuária
- Quem trabalha na criação de gado.
- A indústria
Tipos de indústria
- O comércio
– Percebe a importância da preservação, ao meio ambiente.
- Localiza, em mapa, as regiões em que o estado divide-se.
- Identifica as transformações tecnológicas ocorridas nas regiões.
- Reconhece o papel desempenhado pelas tecnologias da informação, da
comunicação e dos transportes na figuração de paisagens urbanas e rurais e na
estruturação da vida em sociedade.
- Identifica os principais produtos e as características da agricultura no Brasil.
- Identifica que o produto é plantado em maior escala no estado em que mora.
- Define os principais produtos e as características da pecuária no Brasil.
- Reconhece qual a criação de gado mais comum do local em que mora.
- Identifica os tipos de indústrias existentes em seu estado.
- Reconhece que o comércio depende de outras atividades econômicas para o seu
bom funcionamento.
- Identifica os tipos de produtos que o Brasil exporta.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e Representação
Localizando o Brasil no mundo.
-Localização do Brasil no continente americano e no mundo.
- Localiza a América do Sul e o Brasil no Mapa Mundi.
- Nomeia e identifica os continentes e os oceanos que banham a América e o Brasil.
- Identifica as Américas no mapa.
2 – Sociedade
- Conscientização dos problemas sociais e dos direitos da criança.
– Reflete sobre a questão da desigualdade social e econômica no Brasil.
- Compreende as transformações políticas, econômicas e sociais das últimas décadas do Brasil.
3 – Natureza
- Identificação dos problemas ambientais das grandes cidades.
– Debate sobre alguns dos problemas das cidades grandes de hoje e a discussão
de possíveis soluções.
4 – Sociedade
Compreensão da transformação das paisagens e do modo de vida das sociedades após a
– Compreende melhor a sociedade brasileira e exerce a cidadania. industrialização.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Jogos de tradição
- Jogos motores
- Exame biométrico
– É capaz de criar estratégias de fuga nos jogos propostos.
- Desenvolve espírito de equipe para trabalhar coletivamente respeitando o
outro e suas capacidades de movimentação e honestidade para não infringir
as regras.
- Desenvolve a orientação tempo espaço e agilidade.
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina.
II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Jogos de construção
- Jogos pré-desportivos
– Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho
e distância de algum objeto em relação ao seu corpo;
- Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto;
- Promove a satisfação no resultado final da cosntrução do brinquedo
proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a
confecção do brinquedo.
- Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a
coordenação motora;
- Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições
- Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho
coletivamente no intuito de melhorar o jogo;
- Cria uma estruturação espacial e orientação corporal;
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Corre, lança e rebate a bola

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Ginástica com materiais
- Ginástica sem materiais
– Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da
escola;
- Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar;
- Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do
colega;
- Evita desentendimentos;
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio;
- Percebe a distância em metros;
-É capaz de criar novas formas de lançamento.
- Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto.
- Desenvolve autocontrole para lançar e segurar
- Apresenta desenvolvimento de lateralidade.
- Desenvolve capacidade de manipulação.

IVUNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Exame biométrico (2º semestre).
- Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas.
– Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a
OMS.
- Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu
deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração
subaquática nos estilos crawl e costas.
INGLÊS
Professora:
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – At the museum.
- Identificação de nomes de frutas, animais, números (eleven e twelve) e cores.
- Revisão dos seguintes grupos de vocabulários: parte da casa, cidade, corpo, meios de
transportes, material escolar, esportes e membros da família.
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humano, suas cores.
- Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
- Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características individuais.
2 – The studio
- Identificação dos nomes de alguns materiais escolares, tais como: paints. scissors,
colored, pencils, colored pus, pencil sharpener, paper, glue, bruch.
- Revisão de números e nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Brown, Black.
- Revisão dos materiais escolares já conhecidos:
notebook, pencil, pen, book backpack, eraser, ruler, pencil.
– Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e
limpeza os objetos da escola.
- Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham.
- Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores.
3 – Old clathes
- Identificação dos nomes das seguintes peças de roupa: shoes, cap jacket, cost, snea
kers, socks, blouse, t-shirt, jeans, trousers.
- Identificação dos adjetivos: old, funny e beautiful.
- Revisão dos nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Orange, purple,
Brown,Black.
– Organiza uma lista de produtos a serem comprados num shopping.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The farmer likes the rain
- Leitura de textos para a compreensão geral da mensagem.
- Fala, identificação e escrita dos seguintes vocábulos: polar, bear, penguin, farmer, children,
plants, snow, rain, sunshine.
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem
- Percebe as mudanças dos hábitos e no vestuário com a chegada das estações
do ano.
- Reconhece o gosto pelas coisas, alimentos e objetos.
- Identifica os dias da semana para organização do tempo e das atividades,
seguindo a organização mensal solicitado.
- Identificação de estruturas para descrição do clima “It’s warm, cold and raining”.
- Identificação de estruturas para expresser gusto ou desgosto “I like…” “I don’t like”
2 – On saturdays, I GO swimming Revisão de vocabulário já conhecido: library, super mar
ket, club, park, Forest, museuns (go) shopping, swimming, basebal, tennis, biking, soccer, pictures.
-Identifica nomes de locais públicos em Inglês.
- Compreende a necessidade do bom comportamento em locais públicos.
3 – Good ewening and good night.
- Emprego de good morning, good afternoon, good evening e good night.
- Identificação de morning, afternoon, evening, night e seus significados na língua inglesa
- Emprego de It’s ___ o clock.
III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The calendar
- Compreensão de texto
- Nome das letras do alfabeto em inglês.
- Apresentação do
Algarismo de 0 (zero)
- Dias da Semana
– Compreende que cada dia da semana e mês do ano.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explica a noção de sucessor e
antecessor.
- Busca atividade de conservação no espaço onde vive (casa, escola, na rua, no
sítio, na fazenda) como forma de respeito ao meio ambiente.
- Identifica a relação de concordância entre nome adjetivos.
- Explica a estrutura das frases com o verbo to do na forma interrogativa.
– Small worldo Theme park
Vocabulario refernte a lugares: city, field, island, (frazem) lake mountain, river village, waterfall,
map (main) street, square, restaurant, forest, pyranud, bridge, ralleuvoaster, tower.
Uso dos seguintes adjetivos par descrição de atividades: fun, great e boring
- Identificação de exepressões como “Let’s GO to…” “Let’s visit…”
- Formulação de perguntas e respostas sobre localização: “Where is it?”. Where is…? “It’s in
frout of”, It’s on”.
Nomes de países na língua inglesa.
2 – Food around The world
-Emprego breakfast, lunch e dinner, eggs, sausages, coffee
– Nomeia alimentos saudáveis e não saudáveis.
- Compara alimentos saudáveis e não saudáveis a longevidade.
- Nomes de paíes na língua inglesa.
- Food around the world
- Emprego dos verbos eat e drink
- Identificação do nome das refeições: breakfast, lunch e dinner.
- Vocabulário referente a comidas: eggs, sausages, coffe, hamburger, hot dog, french fries, Orange juice, saft drink, fish, chips, tea, Milk, toost, Jam, butter, sandwiches, cucumber, soup, Rice, pasta, pizza.
- Nomes de países na língua inglesa.
- Aspectos culturais gastronômicos de diversos países.
IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Safári in África
- That
- Perguntas para resposta sm/não: “Is that a giraffe.
- Pergunta para se certificar de uma informação: “Are you sure?”
- Vocabulário referente os animais selvagens da África: giraffe, elephant, buffalo, lion, leopard,
gazelle, cheetah, rhino, hippo, crocodile, zebr, monkey, boboon
- What I want to be
- Formulação de perguntas e respostas: “What do you want to be?; “I want to be
- Percebe a necessidade a utilização dos pronomes pessoais na construção das frases.
- Formula perguntas de forma clara a se fazer entender.
- Percebe a necessidade de se preservar os animais em seu ambiente natural.
- Compreende a necessidade de saber formular perguntas e respostas de forma a se fazer entender.
- Identifica cada profissões em seu espaço ideal e seus respectivos objetivos.
- Vocabulário relacionado a profissões: doctor, stewardess, pilot, photographer, scientist,
enginer, teacher, chef, singer, basketball: player, irctor, actress.
– My favorite words in English
Revisão de vocabulário
estudo desde o 2º ano.

ARTES

Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – A linha 1- Reconhece as formas geométricas planas.
2 – Criando com linhas e dividindo cores
– Cria composições visuais combinando linhas.
3 – Combinando cores;
Analogia e contraste.
– Combina cores por analogia e contaste.
4 – Cores quentes e frias 4 – Combina e reconhece cores quentes e frias.
II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- O círculo e a circunferência
- Composições criativas com círculos.
- Compreende o círculo como figura geométrica plana e as utiliza nas composições artísticas.
- Combinando cores – Cria composições visuais com círculo combinando 2 cores,
- Cria composição combinando com 3 cores.
III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Quadriláteros
- Criando com quadriláteros.
– Compreende os quadriláteros como figuras geométricas planas e cria composições artísticas com quadriláteros.
2 – Cores primárias e secundárias
– Combina cores primarias e secundárias.
3 – Transparência
- Sobreposição
– Faz uso das técnicas de transparência e sobreposição nas composições visuais.
IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – O abstracionismo 1 – Compreende o abstracionismo como forma de arte moderna.
2 – Reproduzindo obras de arte
– Faz cópia de obras de arte.
3 – Criando obras de arte
abstratas
3 – Cria obras visuais abstratas.
INFORMATICA EDUCACIONAL
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – O primeiro dia de aula.
1 – Conhece e identifica cada parte do computador.
2 – Aprendendo Hardware e software
– Identifica e diferencia hardware e software.
3 –Os componentes do computador
– Reconhece o processo de armazenamento de dados no computador
- Identifica os periféricos de entrada e de saída e de armazenamento.
4 – Cuidados com o computador
– Reconhece os procedimentos corretos de manuseio com o computador.
5 – Ligando o computador
– Reconhece a maneira correta de ligar e desligar o computador.
6 – Iniciando Windows 6 – Conhece o sistema operacional Windows e sua importância para o
funcionamento do computador.
7 – Paint 7 – Conhece o programa Paint as ferramentas e suas funções.
- Reconhece as instruções para salvar arquivos para futura utilização.
8 – Figuras geométricas
– Identifica formas geométricas e os desenhos no Paint.
- Relaciona as formas geométricas com as imagens do cotidiano.
- Utiliza as ferramentas do Paint e constrói figuras geométricas.
II UNIDADE – abril/junhoCONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Aprendendo a salvar 1- Identifica o procedimento correto para salvar as atividades realizadas no
computador.
2 – Salvando no computador 2 – Identifica as instruções para salvar corretamente no computador.
3 – Salvando em disquete / visualizando o contudo do disquete.
– Identifica as instruções para salvar os documentos no disquete e também para visualizar o conteúdo do disquete.
4 – Papel de parede 4 – Reconhece as instruções corretas para criar o papel de parede.
5 – Calculadora 5 – Identifica que a calculadora é um dos acessórios do Windows.
- Reconhece as instruções corretas para acessá-la e utilizá-la.
6 – Word Pad 6 – Identifica queWord Pad é um editor de texto do Windows.
- Reconhece a possibilidade, no editor de texto, mudar tipo ou tamanho de letra;
de formatar o texto, usando as ferramentas necessárias.
7 – Copiar e colar 7 – Utiliza corretamente os comandos copiar e colar.
- Conhece a diferença entre recortar e copiar.
8 – Copiando tela 8 – Conhece o procedimento de inserir figuras no Word.
III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – MK Gibi 1 – Reconhece as ferramentas do programa MK Gibi para produção textual.
2 – Qual é o seu estado.
– Identifica os estados que compõem o Brasil e suas respectivas regiões.
- Conhece os estados que fazem fronteira com outros países.
- Utiliza o programa MK Gibi para produção textual.
3 – Mk Studio 3 – Conhece e utiliza as ferramentas do Microkids Studio de forma correta.
4 – Trânsito em sua cidade, estado
– Identifica as placas de trânsito.
- Conhece os sinais de trânsito e a importância de obedecer a eles.
- Utiliza o jogo e a memória sobre as placas de trânsito.
- Elabora um cartaz utilizando as figuras do livro para demonstrar o trânsito em sua
cidade.
5 – Word 5 – Conhece os recursos do editor de textos.
- Digita de forma correta o texto.
- Identifica que o programa Word é o mais usado para digitar textos.
- Reconhece as ferramentas do programa Word para formatar o seu texto.
6 – Inserido figuras
- Marca D’água
– Conhece as instruções para inserir figuras.
- Conhece os passos para colocar marca d’água numa figura.
7 – Tabela 7 – Conhece o recurso da tabela.
- Conhece as instruções para inserir tabela
IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Atividades econômicas
1 – Reconhece e usa cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em situações
de troca.
- Registra quantia.
- Utiliza o programa (software) Lulute vai às compras de forma correta.
2 – Internet
- Endereços na Internet (Sites)
- Correio eletrônico
– Percebe a Internet como a maior rede de comunicação do mundo.
- Identifica os componentes necessários para conseguir acessar a Internet.
- Conhece o que significa Home Page.
- Reconhece o correio eletrônico (e-mail) e como o acessa.
3 – Compra na Internet 3 – Identifica a Internet como facilitadora para realizações de várias atividade (pagar contas sem sair de casa, fazer compras).
4 – Turismo 4 – Reconhece que o Brasil possui vários pontos turísticos.
- Identifica que a Internet possibilita conhecer mais sobre as belezas naturais existentes no Brasil e em outros países.
5 – Construir um folder 5 – Conhece as instruções para construir um folder de publicidade.
6 – Meio Ambiente
- Os mandamentos da Ecologia
– Reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente.
- Identifica a importância da coleta seletiva.
- Utiliza o programa MK Gibi para produção textual.
7 – A importância da água
– Reconhece que a água é a constituinte mais característico da Terra, o recurso
mais preciso que a Terra fornece à humanidade.
- Digita um texto sobre a importância da água em nossa vida, formatando-o de
acordo com as instruções.
- Conhece os mecanismos de inserir figura no texto salvá-lo e imprimi-lo.

II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Jogos de construção
- Jogos pré-desportivos
– Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho e distância de algum objeto em relação ao seu corpo;
- Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto;
- Promove a satisfação no resultado final da construção do brinquedo proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a confecção do brinquedo.
- Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a coordenação motora;
- Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições
- Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho coletivamente no intuito de melhorar o jogo;
- Cria uma estruturação espacial e orientação corporal;
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Corre, lança e rebate a bola
III UNIDADE – agosto/setembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Ginástica com materiais
- Ginástica sem materiais
– Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da escola;
- Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar;
- Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do colega;
- Evita desentendimentos;
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio;
- Percebe a distância em metros;
-É capaz de criar novas formas de lançamento.
- Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto.
- Desenvolve autocontrole para lançar e segurar
- Apresenta desenvolvimento de lateralidade.
- Desenvolve capacidade de manipulação.
IV UNIDADE – setembro/novembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Exame biométrico (2º semestre).
- Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas.
– Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração subaquática nos estilos crawl e costas.

INGLÊS Professora:


I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Make a story our
holidays beach, form,
sement park, bicycle,
train, car river,
rollecoaster, island,
Saturday, Sunday,
basketball, soccer, tennis,
sausages, French fries,
eggs, arenge juice, gazelle,
giraffe, hippo, snow, rain,
sunshine..
– Identifica dia e mês das férias escolares.
- Descreve com clareza as situações vividas nas férias.
2 – My birthday is in …
- Meses do ano.
– Identifica o mês do ano que corresponde ao seu aniversário.
- Identifica os dias da semana para organização do tempo e das atividades
seguindo a organização mental solicitada.
- When is your birthday?
“When” indicando tempo.
3 – Four seasons nomes das estações do ano.
Vocabulary: holidays,
swimming, pood,
barbecue, ice cream, trees,
red, cold, air, Sky, grey,
beatiful, freizing, Wind,
snow cold, dark, playing,
flowers, nature, life,
wanderful.
– Percebe as mudanças de hábitos e no vestuário com a chegada das estações do ano.

II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The Robber is wearing a Black sweater
Vocabulário: shoes, cap,
jacket, coat, sneakers,
rocks, blouse, t-shirt,
joens, trousers.
- He/she’s wearing ar/an.
– Identifica e nomeia as peças do vestuário masculino e feminino.
- Percebe a necessidade da utilização dos pronomes pessoais na construção das frases.
2 – Let’s GO out!
adjetivos opostos: with /
without; cool/boring in/out
on/under; Yes/no
possible/impossible,
thin/fat, big/small
toll/short;
– Compreende o uso do pronome pessoal como recurso na omissão do nome.
- Analisa hipótese a respeito do conteúdo veiculado ao texto.
3 – 4th of July woud you
like a/some…? “Yes,
please”, is, thank you”
Vocabulário novo:
fireworks, barbecue, flags,
carn on the, cab, Apple
pie, Apple juice, 01
(Orange juice)
– Amplia o vocabulário a partir de vocábulos que envolvem situações familiares.
- Identifica nomes de alguns cômodos utilizados na língua inglesa.
III UNIDADE – agosto/setembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Do you like this house?
- Do you like…?
- Yes, 1 like it
- No, I don’t like it
- Adjetivos: tôo big, tôo
small, tôo dark, tôo frer away
- Explicar a estrutura das frases com o verbo todo na forma interrogativa.
- Identifica a relação de concordância entre nomes e adjetivos.
2 – How many sneakers do you have?
Numerais cardinais até 100 (fala e escrita)
Vocabulário: roupas, brinquedos e material escolar.
- Conhece o sucessor antecessor de cada numeral.
- Nomeia os numerais a partir da hora exata e não exata.
3 – Cicle’s greataunt has a big house
Cômodos da casa table,
chair, sofa, bid, chest of dia
wers, drawers, bookcase,
wordrobe, cupboard, night
table, arm chair, bathtub.
- Nomeia os compartimentos de uma casa.
- Compreende a necessidade da privacidade das pessoas do convívio familiar.

IV UNIDADE – setembro/novembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Where is the cat?
Where is the…?
Is it + preposição: after,
befare, in,on, under.
- Reconhece as preposições utilizadas na língua inglesa.
- Identifica e percebe a utilização das preposições.
2 – My tooth hurts!
My… (parte do corpo)…
hurts! E “I have a doença)
Do you have a… (doença)
Parte do corpo: tolth,
head, stomach, nose…
- Farewell party “What’s
your (meu) tephone number address?
- Conhece membros superiores e inferiores.
- Percebe a necessidade da prática de alguma atividade física para saúde do corpo e da mente.
ARTES Profº Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
Escolhendo um tema
- Natureza morta
- Possui habilidade para criar composições visuais com figuras da natureza morta.
- Desenho de observação – Cria e representa diferentes composições de diferentes ângulos.
- Desenha por observação.
- Leis da composição – Utiliza as técnicas de composição com enquadramento e proporção.
- O claro escuro – Faz uso do claro e escuro para dar volume as formas.
- Harmonias cromáticas – Faz uso das combinações de cores para pintar sua composição.
II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- Cores primarias – Conceitua e reconhece as cores primárias
- Cores secundárias – Cria novas cores por misturas de cores primarias e secundarias.
- Cores terciárias
- Cores quentes
- Cores frias
- Cores neutras
- Faz uso das combinações de cores quentes e frias
III UNIDADE – agosto/setembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- Isocromia
Contraste
- Cria combinações de cores harmônicas e as utiliza corretamente nos trabalhos propostas.
- Tonalidades e monocromia
- Compreende a monocromia como harmonia de uma única cor e seus tons derivados.
- Nuances – Modifica a matriz de uma cor por adição de outra.
- Constrói corretamente o círculo cromático.
IV UNIDADE – setembro/novembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- As notas musicais – Reconhece a música como manifestação cultural e artística.
- Elementos da música – Reconhece e diferencia os elementos que compõe a música
- Elementos do som – Compreende que o som possui características físicas próprias.
- Os ritmos musicais – Conhece os diferentes ritmos musicais do Brasil.
- Os instrumentos musicais
- Diferencia os diferentes instrumentos musicais por sua origem, material e forma com que produzem som.

INFORMATICA EDUCACIONAL
I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Conhecendo o computador.
2 – Hardware e software 2 – Percebe a diferença entre hardware e software.
2.1 – Distingue os periféricos
2.2 – Reconhece as especialidades sobre o teclado e o mouse.
2.3 – Utiliza corretamente as teclas e botões do mouse.
3 – Cuidados com o computador
– Reconhece a importância da higiene no laboratório de informática e dos cuidados necessários com o computador.
4 – Windows 4 – Conhece o Windows, como sistema operacional e sua importância para o
funcionamento do computador.
4.1 – Conhece os softwares que estão no computador.
5 – Ligando e desligando o computador
– Conhece a forma correta de ligar e desligar o computador.
6 – Área de trabalho 6 – Reconhece a área de trabalho
- Identifica o procedimento correto para mudar a proteção de tela e papel.
7 – Meu computador / lixeira
– Utiliza as unidades de disco.
- Reconhece a função da lixeira
8 – Recuperando os arquivos da lixeira
– Conhece as instruções corretas para recuperar arquivos da lixeira.
9 – Aprendendo a salvar 9 –Reconhece a importância de salvar arquivos para futura utilização.
10 – Imprimindo documentos
– Conhece as instruções corretas para imprimir os arquivos desejados.
11 – Paint / figuras geométricas
– Conhece o programa Paint: as ferramentas e suas funções.
- Utiliza as figuras geométricas para formar um mósaico.
12 – Papel de parede 12 – Reconhece as instruções corretas para criar papeis de parede.
13 – Word / barra de ferramentas / barra de desenho
– Reconhece que o Word é um software de grande utilidade para as
produções textuais.
- Identifica a possibilidade no editor de textos, ajustar o tamanho do texto,
mudar tipo ou tamanho de letras.
14 – Brasil / Word 14 – Formata o texto de acordo com as instruções estabelecidas.
II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Copiar e colar 1 – Reconhece os recursos de copiar e colar.
2 – Tabelas e gráficos 2 – Aplica o recurso das tabelas para realização das atividades.
- Cria cruzadinhas
3 – Gráficos 3 – Identifica o recurso do gráfico.
- Relaciona área x população do Brasil
4 – Preconceito e discriminação “Sai dessa meu irmão”.
4 – Reconhece a importância da cooperação e que todas as pessoas são iguais e merecem respeito.
- Produz um texto sobre direitos humanos e digitando-o e formando no word.
5 – Mk Gibi 5 – Domina a utilização do software de histórias em quadrinhos.
6 – Internet 6 – Percebe a Internet como a maior rede de comunicação do mundo.
- Identifica as diferenças entre o correio eletrônico e o correio convencional e site.
7 – Conhecendo nossos amigos Chat
– Relaciona-se com pessoas de cultura diferente.
- Conhece pessoas de diversos lugares, usando o Chat.
- Percebe a importância de utilizar com prudência o Chat.
III UNIDADE – agosto/setembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Salvando figuras da Internet.
– Identifica o passo a passo para salvar figuras da Internet.
2 – Calculadora 2 – Conhece a calculadora como acessório do Windows para resolver
operações matemática.
- Reconhece os 2 tipos de calculadora: padrão e científica.
- Conhece as instruções corretas para utilizar a calculadora.
3 – Economiza para não faltar.
- De volta ao supermercado
4 – Utiliza a calculadora do computador.
– Microkids Studio 5 – Compara os preços, relacionando-os.
- Reconhece e usa cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em situações de troca .
- Registra quantia.
- Utiliza o programa Microkids studio para realizar as atividades.
- Utiliza o Paint para desenhar o cheque.
- Elabora o banco de dados usando o MK Studio.
IV UNIDADE – setembro/novembro
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Preconceito e discriminação saia dessa meu irmão
- Reconhece a importância da cooperação e que todas as pessoas são iguais e merecem respeito.
- Digita um texto sobre direitos humanos e formata no Word.
2 – Power Point
- Turma MK em: que show de palestra.
– Conhece os recursos do programa Power Point.
- Conhece o passo a passo para utilizar o programa.
- Organiza com independência suas apresentações.
– Educação Alimentar
- Lanche na Escola
– Reconhece os bons hábitos de alimentação.
- Conhece as categorias dos alimentos.
- Distingue o que é saudável para sua alimentação.
- Conhece novos recursos do Power Point.
- Elabora um livro com receitas saudáveis digitadas no Word, seguindo as formatações necessárias.
3 – Educação Ambiental 3 – Reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente e da coleta seletiva.
- Cria história no MK Gibi a partir de imagens.
4 – Showkids 4 – Utiliza o programa showkids de forma correta.
5 – Brincando com as palavras
- Colunas
– Escreve de forma correta as palavras.
- Conhece o significado das palavras estudadas.
- Utiliza o recurso de colunas oferecido pelo Word para criar o dicionário no computador.

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