Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO PARA O JARDIM 3 ( 5 ANOS)


PLANEJAMENTO PARA O JARDIM 3 ( 5 ANOS)

PLANEJAMENTO ANUAL PARA 5 ANOS- JARDIM II

ÁREA: MATEMÁTICA

OBJETIVOS:

1- RECONHECER E VALORIZAR OS NÚMEROS, AS OPERAÇÕES NUMÉRICAS, AS CONTAGENS ORAIS E AS NOÇÕES ESPACIAIS COMO FERRAMENTAS NECESSÁRIAS NO SEU COTIDIANO;2- COMUNICAR IDÉIAS MATEMÁTICAS, HIPÓTESES, PROCESSOS UTILIZADOS E RESULTADOS ENCONTRADOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMA RELATIVAS A QUANTIDADE, ESPAÇO FISÍCO E MEDIDA, UTILIZANDO A LINGUAGEM ORAL E A LINGUAGEM MATEMÁTICA;3- COMPARAR GRANDEZAS, EXPLORANDO DIFERENTES PROCEDIMENTOS;4- NOÇÕES DE POSIÇÃO;5- EXPLORAR FORMAS GEOMÉTRICAS, COM SÓLIDOS, EM SUCATAS E NO AMBIENTE, NOMEANDO CORRETAMENTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS;6- REPRODUZIR FORMAS GEOMÉTRICAS;7- PERCEBER A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO NOSSO DIA A DIA;8- DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO;9- EVIDENCIAR A NOÇÃO DE QUANTIDADE, APROVEITANDO SUAS EXPERIÊNCIAS;10- COMPREENDER E EXECUTAR DIVERSAS ATIVIDADES RELACIONADAS A QUANTIDADE E SEU RESPECTIVO NUMERAL;11- ENUMERAR E AGRUPAR QUANTIDADES DE DIFERENTES MANEIRAS;12- CONDUZIR ÁS CRIANÇAS Á COMPREENSÃO DE SEQUÊNCIA.

CONTEÚDOS:

(EXPLORAÇÃO ORAL E VISUAL)NÚMEROS E SITEMA DE NUMERAÇÃO:-CONTAGEM;-CÁLCULO MENTAL; OPERAÇÕES (NOÇÕES); (SITUAÇÕES PROBLEMA)-QUANTIDADES (LING. ORAL E REGISTROS)-SUCESSOR E ANTECESSOR (NOÇÕES)-NÚMEROS (EM DIFERENTES CONTEXTOS);-ESCRITA NUMÉRICA; NOTAÇÃO;-SERIAÇÃO.GRANDEZAS E MEDIDAS:-DIFERENTES PROCEDIMENTOS PARA COMPARAR GRANDEZAS.-INTRODUÇÃO: ÁS NOÇÕES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, PESO,VOLUME, TEMPO, ISTO É, PELA UTILIZAÇÃO DE UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS;-MARCAÇÃO DO TEMPO – CALENDÁRIOS-CLASSIFICAÇÃO.ESPAÇO E FORMA:-POSIÇÃO – PONTOS DE REFERÊNCIA PARA SITUAR-SE E DESLOCAR-SE;-FORMAS, CONTORNOS, BIDIMENSIONALIDADES, TRIDIMENSIONALIDADES, FACES PLANAS, LADOS RETOS;NOÇÕES DE SÍMBOLOS MATEMÁTICOS;BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS;

ÁREA: LINGUAGEM CORPORAL

OBJETIVOS:

1- CONHECER O CORPO AFIM DE COMPREENDER SUAS POTENCIALIDADES E LIMITES;2-ENTENDER O CORPO COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO PARA QUE SEJA CAPAZ DE EXPRESSAR-SE;3-EQUILIBRAR-SE EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE FORMA COORDENADA AFIM DE MELHORAR SEU DESEMPENHO;4- DESENVOLVER AS HABILIDADES QUE REQUEIRAM O USO DE FORÇA, VELOCIDADE, FLEXIBILIDADE E CONTROLE MUSCULAR, PARA DOMINAR MELHOR SUAS POTENCIALIDADES;5- UTILIZAÇÃO EXPRESSIVA INTENCIONAL DO MOVIMENTO NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS E EM SUAS BRINCADEIRAS;6- PERCEPÇÃO DE ESTRUTURAS RÍTMICAS PARA EXPRESSAR-SE CORPORALMENTE POR MEIO DA DANÇA, BRINCADEIRAS E DE OUTROS MOVIMENTOS.

CONTEÚDOS:

1- EXPRESSÃO CORPORAL;2- ESQUEMA CORPORAL (RECONHECIMENTO DO CORPO)3- DANÇA4- JOGOS SIMBÓLICOS5- EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO;6- FORÇA, VELOCIDADE, LATERALIDADE, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE E CONTROLE-MUSCULAR.


ÁREA: LINGUAGEM MUSICAL

OBJETIVOS:

1- EXPLORAR, PRODUZIR, REPRODUZIR, COMPARAR E DISCRIMINAR OS SONS, PARA ASSIM, PODER IDENTIFICÁ-LOS;2- VIVENCIAR A DIVERSIDADE DOS SONS, AFIM DE PERCEBER SEUS RITMOS E PAUSAS;3- DESPERTAR A APRECIAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA DA MÚSICA.

CONTEÚDOS:

1- SONS VOCAIS, CORPORAIS, AMBIENTAIS E INSTRUMENTAIS;2- DIREÇÃO DOS SONS;3- CONTATOS COM DIFERENTES OBRAS MUSICAIS: INFANTIS, POPULAR, SERTANEJA, CLÁSSICA, ETC...4- ALTURA (GRAVE/AGUDO); DURAÇÃO (CURTO/LONGO);5- INTENSIDADE (FRACO/FORTE);6- PULSAÇÃO E RITMOS;7- REPERTÓRIO DE CANÇÕES PARA DESENVOLVER MEMÓRIA MUSICAL.


ÁREA: IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVOS:

1- TER UMA IMAGEM POSITIVA DE SI AMPLIANDO SUA AUTO-CONFIANÇA, IDENTIFICANDO CADA VEZ MAIS SUAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES, E AGINDO DE ACORDO COM ELAS;2- IDENTIFICAR E ENFRENTAR SITUAÇÕES DE CONFLITO, UTILIZANDO SEUS RECURSOS PESSOAIS (DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA) RESPEITANDO AS OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS E EXIGINDO RECIPROCIDADE;3- VALORIZAR AÇÕES DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE, DESENVOLVENDO ATITUDES DE AJUDA E COLABORAÇÃO E COMPARTILHANDO SUAS VIVÊNCIAS;4- ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO, VALORIZANDO AS ATITUDES RELACIONADAS COM A HIGIENE, ALIMENTAÇÃO, CONFORTO, SEGURANÇA, PROTEÇÃO DO CORPO E CUIDADOS COM A APARÊNCIA.5- IDENTIFICAR E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS GRUPOS DOS QUAIS PARTICIPAM, RESPEITANDO REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO SOCIAL.
CONTEÚDOS:

1- EXPRESSAR E COMUNICAR SEUS DESEJOS, DESAGRADOS, NECESSIDADES, PREFERÊNCIAS, VONTADES EM BRINCADEIRAS E NAS ATIVIDADES COTIDIANAS;2- RECONHECIMENTO PROGRESSIVO DO PRÓPRIO CORPO E DAS DIFERENTES SENSAÇÕES DO MESMO;3- REALIZAR PEQUENAS AÇÕES COTIDIANAS NO SEU ALCANCE PARA QUE ADQUIRA MAIOR INDEPENDÊNCIA;4- IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO NO SEU AMBIENTE MAIS PRÓXIMO (PREVENÇÃO DE ACIDENTES);5- AUXÍLIO NA ESCOLHA DE BRINQUEDOS, OBJETOS E ESPAÇOS PARA BRINCAR;6- PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM A RELAÇÃO COM O OUTRO;7- TER INICIATIVA PARA RESOLVER PEQUENOS PROBLEMAS DO COTIDIANO, PEDINDO AJUDA SE NECESSÁRIO;8- PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS IGUALMENTE EM BRINCADEIRAS DE FUTEBOL, CASINHA, PULAR CORDA, ETC...9- VALORIZAR O DIÁLOGO COMO FORMA DE LIDAR COM OS CONFLITOS;10- PARTICIPAR DA REALIZAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS DE COTIDIANO QUE ENVOLVAM AÇÕES DE COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE E AJUDA NA RELAÇÃO COM OS OUTROS;11- TRABALHAR O RESPEITO ÁS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS RELACIONADAS AO GÊNERO, ETNIA, PESO, ESTATURA, ETC...12- VALORIZAÇÃO DA LIMPEZA E APARÊNCIA PESSOAL, (AUTO-CUIDADO);13- RESPEITAR E VALORIZAR SEU GRUPO DE ORIGEM (FAMÍLIA);14- CONHECER, RESPEITAR E UTILIZAR ALGUMAS REGRAS ELEMENTARES DE CONVÍVIO SOCIAL;15- VALORIZAR OS CUIDADOS COM OS MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL E COLETIVO;16- TRABALHAR PROCEDIMENTOS RELACIONADOS Á ALIMENTAÇÃO, HIGIENE DAS MÃOS, CUIDADO E LIMPEZA PESSSOAL DAS VÁRIAS PARTES DO CORPO;17- UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS SANITÁRIOS.



ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

CONTEÚDOS:

1- NOME PRÓPRIO (HISTÓRIA DO NOME, LETRAS QUE FORMAM O NOME)2- EXPRESSÃO, INTERPRETAÇÃO E RELATO DE VIVÊNCIAS;3- DESCRIÇÃO DE CENAS, OBJETOS E SERES VIVOS (ANIMAIS, VEGETAIS E SER HUMANO) ORAL E ESCRITA;4- TUDO PODE SER ESCRITO E LIDO:(SÍMBOLOS, RÓTULOS, EMBALAGENS, MARCAS,LOGOTIPOS,NOMES DE OBJETOS, PESSOAS, ANIMAIS, VEGETAIS, LUGARES, PERSONAGENS, TÍTULOS DE LIVROS OU HISTÓRIAS);5- JOGOS VERBAIS: MODALIDADES DE LINGUAGEM:-TRAVA-LÍNGUAS-ADIVINHAS-PARLENDAS-QUADRINHAS-POEMAS-CANÇÕES6-JOGOS PEDAGÓGICOS:-JOGOS PARA A ESCRITA-JOGOS PARA A LEITURA7-TEXTOS E PORTADORES DE TEXTOS:-PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS;-CONHECIMENTO DE DIFERENTES GÊNEROS: CONTOS, POEMAS, NOTÍCIAS DE JORNAL, INFORMATIVO, NARRATIVO, DESCRITIVO, BULAS, RECEITAS, ETC...

OBJETIVOS:

1- A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DO NOME, TEM COMO OBJETIVO FAZER COM QUE A CRIANÇA SE RECONHEÇA COMO UM SUJEITO IMPORTANTE QUE POSSUI UM NOME QUE É SÓ SEU, ALÉM DE PROPICIAR A APRENDIZAGEM DA ESCRITA;2- RECONHECER SEU NOME ESCRITO, SABENDO IDENTIFICÁ-LO NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO;3- AMPLIAR GRADATIVAMENTE SUAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSSÃO, INTERESSANDO-SE POR CONHECER VÁRIOS GÊNEROS ORAIS EESCRITOS E PARTICIPANDO DE DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO SOCIAL NAS QUAIS POSSA CONTAR SUAS VIVÊNCIAS, OUVIR AS DE OUTRAS PESSOAS, ELABORAR E RESPONDER PERGUNTAS;4- FAMILIARIZAR-SE COM A ESCRITA POR MEIO DO MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, RÓTULOS E OUTROS PORTADORES DE TEXTOS E DA VIVÊNCIA DE DIVERSAS SITUAÇÕES NAS QUAIS SEU USO SE FAÇA NECESSÁRIO;5- PARTICIPAR DE JOGOS VERVAIS E PEDAGÓGICOS AFIM DE INTERESSAR-SE POR ESCREVER PALAVRAS E TEXTOS AINDA QUE NÃO DE FORMA CONVENCIONAL;6- USAR A LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, BRINCAR, COMUNICAR E EXPRESSAR DESEJOS, NECESSIDADES, OPINIÕES, IDÉIAS, PREFERÊNCIAS E SENTIMENTOS E RELATAR SUAS VIVÊNCIAS NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO.


ÁREA: ARTES VISUAIS

CONTEÚDOS:

1- EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS E VARIADOS SUPORTES PARA O DESENHO E A PINTURA;2- EXPLORAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIFERENTES MOVIMENTOS GESTUAIS, VISANDO A PRODUÇÃO DE MARCAS, GRAFIAS;3- CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS: DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS, CONSTRUÇÕES, FOTOGRAFIAS, COLAGENS, ILUSTRAÇÕES, CINEMA, ETC...;4- EXPRESSÃO PLÁSTICA ATRAVÉS DE DIFERENTES TÉCNICAS: DESENHO, PINTURA, MODELAGEM EM AREIA, MASSA E ARGILA, CONSTRUÇÃO COM SUCATAS, RECORTE, COLAGEM, DOBRADURA E GRAVURA;5- CONHECIMENTO DE ALGUNS DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA LINGUAGEM VISUAL: LINHA, FORMA, COR, TEXTURA;6- APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE;7- VALORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, A PARTIR DE PROJETOS QUE SERÃO REALIZADOS NO DECORRER DO ANO LETIVO.

OBJETIVOS:

1- AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO QUE POSSUEM, MANIPULANDO DIFERENTES OBJETOS E MATERIAIS, EXPLORANDO SUAS CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E POSSIBILIDADES DE MANUSEIO E ENTRANDO EM CONTATO COM FORMAS DIVERSAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA;2- UTILIZAR DIVERSOS MATERIAIS GRÁFICOS E PLÁSTICOS SOBRE DIFERENTES SUPERFÍCIES PARA AMPLIAR SUAS POSIBILIDADES DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO;3- PRODUZIR TRABALHOS DE ARTE, ATRAVÉS DA LINGUAGEM DO DESENHO, DA PINTURA, DA MODELAGEM, DA COLAGEM, DA CONSTRUÇÃO, UTILIZANDO OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DESSAS LINGUAGENS: LINHA, FORMA, COR, TEXTURA;4- DESENVOLVER O GOSTO, O CUIDADO E O RESPEITO PELO PROCESSO DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO, INTERESSANDO-SE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES, PELAS DE OUTRAS CRIANÇAS E PELAS DIVERSAS OBRAS ARTÍSTICAS COM AS QUAIS ENTREM EM CONTATO, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO DO MUNDO E DA CULTURA;5- O TRABALHO COM PROJETO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS POSSIBILITARÁ AMPLIARNÃO SÓ AS FORMAS DE EXPRESSÃO COMO TAMBÉM O UNIVERSO CRIATIVO E O IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS, O QUE REFLETIRÁ COM CERTEZA NAS OUTRAS ÁREAS.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE

CONTEÚDOS:

1- IDENTIDADE E AUTONOMIA- JOGO DRAMÁTICO- VALORES2- GRUPOS SOCIAIS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR.3- LUGARES E PAISAGENS (LOCAL, NATURAL E MODIFICADA)4- MEIO AMBIENTE5- SERES VIVOS (HOMEM, ANIMAIS E VEGETAIS)6- FENÔMENOS DA NATUREZA7- OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO8- DATAS COMEMORATIVAS.

OBJETIVOS:

- RECONHECER-SE COMO UM SUJEITO IMPORTANTE QUE POSSUI SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E ÚNICAS, RESPEITANDO A SI PRÓPRIO E AO OUTRO.- PARTICIPAR DE JOGOS DRAMÁTICOS EXPERIMENTANDO DIFERENTES PAPÉIS, CONSEGUINDO INTERAGIR CADA VEZ MAIS COM ELEMENTOS DO GRUPO, ORGANIZANDO-SE NO ESPAÇO E NO TEMPO.- DESPERTAR NAS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO SOCIAL ENTRE OS MEMBROS DE UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL, PERMITINDO QUE REFLITAM SOBRE IMPORTÂNCIA DOS TRABALHOS EM GRUPO, MOSTRANDO COMO É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, QUE CADA UM COLABORE FAZENDO A SUA PARTE, CUMPRINDO E VALORIZANDO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL E RESPEITANDO OS DIREITOS DOS OUTROS. CONHECER E PARTICIPAR DE HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE CARACTERIZEM O MODO DE VIDA DE SEU GRUPO SOCIAL E DE OUTROS GRUPOS DO PRESENTE E DO PASSADO, IDENTIFICANDO ALGUNS PAPÉIS SOCIAIS EXISTENTES EM SEUS GRUPOS DE CONVÍVIO, MANIFESTANDO OPINIÕES, BUSCANDO INFORMAÇÕES E CONFRONTANDO IDÉIAS. - OBSERVAR A PAISAGEM LOCAL E UTILIZAR-SE DE ALGUMAS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS OCORRIDAS AO LONGO DO TEMPO.- SABER QUE NOSSO PAÍS POSSUI UMA DAS MAIS RICAS FLORESTAS DO MUNDO E A MAIOR BIODIVERSIDADE DO PLANETA.- AJUDAR AS CRIANÇAS A SE TORNAREM CIDADÃOS CONSCIENTES, PREOCUPADOS COM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO PLANETA, MOSTRANDO QUE AO CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE, ESTAREMOS CONTRIBUINDO PARA MANTERMOS A NOSSA SAÚDE E A SAÚDE DAQUELES QUE NOS CERCAM.- ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS DIFERENTES FORMAS DE VIDA QUE ALI SE ESTABELECEM, RECONHECENDO SUAS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES VITAIS, VALORIZANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E PARA A QUALIDADE DA VIDA HUMANA.

- VALORIZAR AS ATITUDES DE CUIDADOS COM O CORPO RELACIONADOS Á SAÚDE, Á PREVENÇÃO DE ACIDENTES E AO BEM –ESTAR INDIVIDUAL E COLETIVO
- ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA E A VIDA HUMANA, LEVANDO OS ALUNOS A REFLETIREM SOBRE O FUNCIONAMENTO DA NATUREZA, SEUS CICLOS E RITMOS DE TEMPO, AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS, REVENDO E REFORMULANDO AS EXPLICAÇÕES QUE POSSUEM SOBRE ELES.- CONHECER AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES HUMANOS E A NATUREZA, E AS FORMAS DE TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS QUE AS DIVERSAS CULTURAS DESENVOLVERAM NA RELAÇÃO COM A NATUREZA E QUE RESULTAM, ENTRE OUTRAS COISAS, NOS DIVERSOS OBJETOS DISPONÍVEIS AO GRUPO SOCIAL AO QUAL AS CRIANÇAS PERTENCEM: EX: OBJETOS DE ESCRITA E CONTAGEM, FERRAMENTAS, MÁQUINAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, BRINQUEDOS, APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS, CONSTRUÇÕES, MEIOS DE TRANSPORTES OU DE COMUNICAÇÃO.- PROJETOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário