Educar é Semear

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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Patriotismo




Justificativa

A comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor oportunidade de:

• Formar na criança o conceito de Pátria
• Despertar o sentimento de patriotismo
• Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil
• Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “sete de Setembro”
Objetivos:

• Incentivar o amor à Pátria Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria

• Conhecer o fato mais importante da História do Brasil
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria

Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 02 a 06 de setembro
Justificativa:
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de:
  • Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
  • Incentivar o amor à Pátria;
  • Cantar e interpretar o Hino Nacional;
  • Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
  • Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
  • Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
02/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
·         Paródias - Pátria;
·         Trabalhar o Hino Nacioanl - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
·         Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
·         17:00 h - descimento da Bandeira Naconal.
03/09 - Sala de Informática: Turmas envolvidas - 5ªs séries - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
04/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas 6ªs séries - Trabalhar o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;
Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima; nas 5ªs séries, trabalhar Minas Gerais.
05/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 7ªs séries - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de Aula - Confecção de mapas: país, Minas Gerais, Pedra Azul e Localização - 5ª e 6ª série;
Cidadania - a importância de votar - 7ª e 8ª.
06/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 8ªs séries - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
  • Brasil sempre Brasil;
  • A pátria se constrói;
  • Brasil, terra que eu amo;
  • Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
  • Por que gosto do Brasil;
  • Brasil mostre a sua cara.
Outras Atividades:
  • Concurso do Hino Nacional - Paródia;
  • Coro falado;
  • Slogan;
  • Poesias;
  • Danças;
  • Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
  • Interpretação de textos;
  • Confecção de faixas;
  • Palavras cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Charge;
  • Seminário;
  • Debates.
Sugestões para Debates:
  • O que é ser patriota hoje no Brasil?;
  • Cidadania - como colocá-la em prática?;
  • Como viveu a maioria dos brasileiros?;
  • A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
  • A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenação: poesias, versos, músicas, etc.. Deverão comunicar com antecedência à comissão organizadora.
Consolidação:
Turno Matutino: Passeata Cívica;
Turno Vespertino: Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
Recursos da Informática Utilizados:
  • Microsoft Word
  • Paint
  • Microsoft Power Point
  • Microsoft Excel
Recursos Humanos:
  • Todos os professores;
  • Voluntários;
  • Todas as turmas de 5ª a 8ª séries dos turno matutino e vespertino.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - PATRIOTISMO Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.
Ao propormos o projeto, encontramos até mesmo voluntários da própria escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.
Gostaríamos de ressaltar que foi o primeiro projeto coletivo, mas não as primeiras atividades realizadas na Sala de Informática, pois temos professores que já levam seus alunos e ficam surpresos com a habilidade dos mesmos.
Resgatar o debate e a discussão sobre civismo e cidadania. Esse é o objetivo do projeto Patriotismo que a Secretaria Municipal de Educação de Cortês, está desenvolvendo  nas escolas públicas do município.Abrangendo alunos da educação infantil ao ensino Fundamental , o projeto busca despertar a consciência dos estudantes sobre os direitos e responsabilidades do cidadão; desenvolver o respeito à nação brasileira; sensibilizar para a importância do papel como cidadão, por meio do resgate dos valores cívicos, morais e sociais com a participação ativa da família e da comunidade, além de promover o trabalho pedagógico sobre a cidadania e o civismo.
“Para isso”, explica a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, “cada uma das 54 escolas do município está recebendo um kit de apoio, contendo uma bandeira nacional, uma do estado do Rio de Janeiro, uma do município de Resende e um CD com hinos pátrios brasileiros e de Resende, além de uma apostila com sugestões de atividades”.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação fará o acompanhamento do projeto visitando e orientando as escolas. A iniciativa também inclui visitas às escolas do prefeito da cidade, José Rechuan, e de representantes de instituições que foram convidadas para participar desse projeto, entre eles, a Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) e a Guarda Municipal.
Para a secretária Soraia Balieiro, o projeto é importante também pois resgata nas escolas questões como a história do país, as personalidades históricas, os símbolos nacionais e noções sobre direitos humanos, direitos e deveres do cidadão, ética, pluralidade cultural, saúde, meio ambiente e ecologia, orientação sexual, solidariedade, democracia e participação política, conforme orientação dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). “A cidadania constrói-se e conquista-se a partir de nossa capacidade de organização, participação e intervenção social”, conclui.

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