O que é o Lúdico?
O Lúdico
tem sua origem na palavra “Ludus”
que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em
psicomotricidade , de modo que deixou de ser considerado o sentido de jogo. O
lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo ,
funcional e satisfatório.
Ensinar
a criança de uma maneira mais dinâmica é buscar cada vez mais o seu interesse
em aprender. O lúdico na escola é fundamental para promover atividades com
jogos buscando um meio de aprendizagem prazerosa. Segundo Piaget, os jogos e
brincadeiras são essenciais para desenvolvimento infantil porque é ao brincar
que as crianças assimilam os conhecimentos e podem transformar realidade. “O principal objetivo da educação é criar
indivíduos capazes de realizar coisas novas e não simplesmente repetir o que as
outras gerações fizeram”.
É função
da educação infantil
promover o desenvolvimento global da criança, para tanto é preciso
considerar os conhecimentos que esta já possui, proporcionando vivenciar seu
mundo explorando-o, respeitando-o e o reconstruindo.
A
atividade lúdica é o caminho do desenvolvimento cognitivo na infância. O
educador deve propiciar à criança por meio de atividades lúdicas a melhoria de
suas formas de comunicação e expressão desenvolvendo não apenas a linguagem
oral, mas também outras linguagens: gráfica, mímica, música, dança, entre
outras. Brincando, a criança reproduz suas vivências. O ato de brincar com
outras crianças favorece o entendimento
de certos princípios da vida como: colaboração, divisão, liderança,
compreensão, obediência às regras e competição.
O
que os jogos interativos orientados podem fazer pela auto-estima da criança
ü Geram a auto - confiança e o
auto-respeito que conduzem à auto-estima;
ü Articulam os fenômenos
cognitivos, socializados, motivadores, afetivos e criativos que conduzem ao
auto-conceito;
ü Produzem o encantamento que
se caracteriza como elemento de atração pelo fazer pedagógico e pelo ambiente
escolar, atuando inclusive como fator inibidor de evasão;
ü Originam auto-descobertas
que conduzem, por meio de relações
emocionais a firme construção da personalidade;
ü Incentivam a persistência em
direção as suas metas;
ü Favorecem a valorização
pessoal e a percepção de suas potencialidades;
ü Criam elos entre a motivação
e auto-conceito em favor da auto-estima;
ü Promovem o sentido de
pertinência e aceitação afetuosa pelo grupo;
ü Mobilizam inteligências
múltiplas (notadamente a interpessoal e a sinestésico-corporal. Todavia também
a lingüística, a espacial, e a lógica-matemática), favorecendo o reconhecimento
de competências e habilidades.
Jogos pedagógicos na escola
A brincadeira e o jogo são as melhores
maneiras de uma criança comunicar-se sendo um instrumento que ela possui para
relacionar-se com outras crianças.
É através das atividades lúdicas que a criança
pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade
interior.
Os jogos estimulam o aprendizado
Os jogos podem ser afirmações do que está
acontecendo, ou representações do que as crianças entendem. É através do jogo
que ela constrói grande parte do seu conhecimento, caracterizado pelo aspecto
lúdico e prazeroso, e a interação com o outro é espontânea. Com o jogo a
criança ultrapassa seus próprios limites, adquirindo autonomia na aprendizagem.
Vantagens
de se usar o jogo
∙ Melhorar a socialização entre os
alunos;
∙ Permitir a criança a ser menos egocêntrica;
∙ Viver situações de competição e colaboração;
∙ Desenvolver a capacidade de observação,
comparando diferenças e semelhanças;
∙ Aprender com mais facilidade de modo
agradável;
∙ Apresentar algo desafiador para as crianças
resolverem;
∙ Aprender a trabalhar em grupo, respeitando o
outro;
∙ Conseguir objetivos mais amplos de educação
infantil, segundo Piaget.
A
importância dos jogos
Área
Sócio-Afetiva
- O jogo
ajuda a criança a ser menos egocêntrica;
- Proporciona a criança viver momentos de
colaboração, competição e também de posição;
- Ensina a criança a conhecer regras
respeitando o companheiro e aumenta os seus contatos sociais.
Área
Cognitiva
- Proporciona a elaboração de algumas
estruturas: ordenação, classificação, primeiros elementos de lógica através da
resolução de problemas de problemas simples, procurando estratégias para vencer
o colega.
- O jogo ajuda a criança a se comunicar e
expressar usando a explicação de regras, contestar ou comentar as fases do
jogo.
Área
Motora
- Permite a criança oportunidade para criar e
montar seus próprios jogos, melhorando as suas habilidades.
- Proporciona a criança a sua avaliação motora,
sendo motivada a se ultrapassar pelo auto-desafio.
Referências
PIAJET, J. Psicologia e
Pedagogia.2ª edição,Rio de Janeiro:Forense,1972.
PRÁTICA
, Educação na. Ano I, nº01, Ed. Minuano.
MALUF, Angela Cristina Munhoz.
Atividades para Educação Infantil: conceitos
,orientações e práticas/2ºed. Petrópolis , RJ:Vozes,2009.
Gostaria de saber de qual autor vem essa definição de Lúdico, pois estou fazendo um artigo e encontrei em vários lugares essa definição, mas sem o autor. Se puder me ajudar muito obrigada! O Lúdico tem sua origem na palavra “Ludus” que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade , de modo que deixou de ser considerado o sentido de jogo.
ResponderExcluirOs autores que tratam da ludicidade estão acima na referência .
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