Educar é Semear

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sábado, 7 de janeiro de 2012

O que é o lúdico?


              O que é o Lúdico?
           
O Lúdico tem sua origem na palavra “Ludus” que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade , de modo que deixou de ser considerado o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo , funcional e satisfatório.
Ensinar a criança de uma maneira mais dinâmica é buscar cada vez mais o seu interesse em aprender. O lúdico na escola é fundamental para promover atividades com jogos buscando um meio de aprendizagem prazerosa. Segundo Piaget, os jogos e brincadeiras são essenciais para desenvolvimento infantil porque é ao brincar que as crianças assimilam os conhecimentos e podem transformar realidade. “O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de realizar coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”.
É função da   educação   infantil  promover o desenvolvimento global da criança, para tanto é preciso considerar os conhecimentos que esta já possui, proporcionando vivenciar seu mundo explorando-o, respeitando-o e o reconstruindo.
A atividade lúdica é o caminho do desenvolvimento cognitivo na infância. O educador deve propiciar à criança por meio de atividades lúdicas a melhoria de suas formas de comunicação e expressão desenvolvendo não apenas a linguagem oral, mas também outras linguagens: gráfica, mímica, música, dança, entre outras. Brincando, a criança reproduz suas vivências. O ato de brincar com outras crianças favorece   o entendimento de certos princípios da vida como: colaboração, divisão, liderança, compreensão, obediência às regras e competição.

     O que os jogos interativos orientados podem fazer pela auto-estima da criança


ü Geram a auto - confiança e o auto-respeito que conduzem à auto-estima;
ü Articulam os fenômenos cognitivos, socializados, motivadores, afetivos e criativos que conduzem ao auto-conceito;
ü Produzem o encantamento que se caracteriza como elemento de atração pelo fazer pedagógico e pelo ambiente escolar, atuando inclusive como fator inibidor de evasão;
ü Originam auto-descobertas que  conduzem, por meio de relações emocionais a firme construção da personalidade;
ü Incentivam a persistência em direção as suas metas;
ü Favorecem a valorização pessoal e a percepção de suas potencialidades;
ü Criam elos entre a motivação e auto-conceito em favor da auto-estima;
ü Promovem o sentido de pertinência e aceitação afetuosa pelo grupo;
ü Mobilizam inteligências múltiplas (notadamente a interpessoal e a sinestésico-corporal. Todavia também a lingüística, a espacial, e a lógica-matemática), favorecendo o reconhecimento de competências e habilidades.

                                              Jogos pedagógicos na escola

     A brincadeira e o jogo são as melhores maneiras de uma criança comunicar-se sendo um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças.
É através das atividades lúdicas que a criança pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior.
                                       Os jogos estimulam o aprendizado

     Os jogos podem ser afirmações do que está acontecendo, ou representações do que as crianças entendem. É através do jogo que ela constrói grande parte do seu conhecimento, caracterizado pelo aspecto lúdico e prazeroso, e a interação com o outro é espontânea. Com o jogo a criança ultrapassa seus próprios limites, adquirindo autonomia na aprendizagem.

                                            Vantagens de se usar o jogo

          ∙ Melhorar a socialização entre os alunos;
∙ Permitir a criança a ser menos egocêntrica;
∙ Viver situações de competição e colaboração;
∙ Desenvolver a capacidade de observação, comparando diferenças e semelhanças;
∙ Aprender com mais facilidade de modo agradável;
∙ Apresentar algo desafiador para as crianças resolverem;
∙ Aprender a trabalhar em grupo, respeitando o outro;
∙ Conseguir objetivos mais amplos de educação infantil, segundo Piaget.

                                              A importância dos jogos

Área Sócio-Afetiva

-  O jogo ajuda a criança a ser menos egocêntrica;
- Proporciona a criança viver momentos de colaboração, competição e também de posição;
- Ensina a criança a conhecer regras respeitando o companheiro e aumenta os seus contatos sociais.

Área Cognitiva

- Proporciona a elaboração de algumas estruturas: ordenação, classificação, primeiros elementos de lógica através da resolução de problemas de problemas simples, procurando estratégias para vencer o colega.
- O jogo ajuda a criança a se comunicar e expressar usando a explicação de regras, contestar ou comentar as fases do jogo.

Área Motora

- Permite a criança oportunidade para criar e montar seus próprios jogos, melhorando as suas habilidades.
- Proporciona a criança a sua avaliação motora, sendo motivada a se ultrapassar pelo auto-desafio.

                                            Referências

           PIAJET, J. Psicologia e Pedagogia.2ª edição,Rio de Janeiro:Forense,1972.
           PRÁTICA , Educação na. Ano I, nº01, Ed. Minuano.
           MALUF, Angela Cristina Munhoz. Atividades para Educação Infantil: conceitos  ,orientações e práticas/2ºed. Petrópolis , RJ:Vozes,2009. 

2 comentários:

  1. Gostaria de saber de qual autor vem essa definição de Lúdico, pois estou fazendo um artigo e encontrei em vários lugares essa definição, mas sem o autor. Se puder me ajudar muito obrigada! O Lúdico tem sua origem na palavra “Ludus” que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade , de modo que deixou de ser considerado o sentido de jogo.

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  2. Os autores que tratam da ludicidade estão acima na referência .

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