A leitura é um passaporte para a vida. É uma atividade
permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e
treinada em suas várias formas. Para Paulo Freire, “um
acontecimento, um fato, um efeito, uma canção, um gesto, um poema, um livro se
acham sempre envolvidos em densas tramas, tocados por múltiplas razões de ser”.
Por esse motivo, um texto deve ser lido a partir de seu contexto, o que inclui
um contexto ainda maior no qual interessa muito mais a compreensão do processo,
em que a circunstância e como as coisas ocorrem, do que o produto final, o
texto em si Ler é, sobretudo, um hábito de quem é estudante e daquele que
aprendeu a ler.
A leitura abre espaço para o entender, aprender e pensar.Segundo
Cazden (1987 p. 169), leitura é um conjunto de processos paralelos em interação
que atendem simultaneamente a níveis diferentes da estrutura do texto é também
um processo construtivo. Diz ainda que a mente dos leitores não é uma tabula rasa
na qual o significado das palavras e orações são passivamente registrado . Para Zilberman, p.75, 1998:Enquanto
prática, a leitura associa-se desde seu aparecimento à difusão da escrita, à
fixação do texto na matéria livro (ou numa forma similar a essa), à
alfabetização do indivíduo, de preferência na fase infantil ou juvenil de sua
vida, é a adoção de um comportamento mais pessoal e menos dependente dos
valores tradicionais e coletivos, veiculados por meio oral através da religião
e dos mitos.A leitura é uma discussão permanente entre vários autores, pois se
trata de um recurso mais dinâmico para o ato de aprender e o desenvolver
cognitivamente, segundo: Paulo Freire, Vygotsky, Emília Ferreiro, Jean
Piaget, entre outros
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